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Luiz Gustavo 2015 Fundação Osório Língua Portuguesa – 9º ano.

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1 Luiz Gustavo 2015 Fundação Osório Língua Portuguesa – 9º ano

2 Coordenação ou subordinação? Mafalda vê o mundo e se preocupa! Mafalda vê o mundo e fica preocupada! Quando Mafalda vê o mundo, fica preocupada!

3 Período Simples Todos esperam sua volta. Período Composto Todos esperam que você volte. A comparação entre ambas permite concluir que: 1.No período simples, a função de objeto direto é exercida por um termo: sua volta. 2.No período composto, a função de objeto direto é exercida por uma oração inteira: que você volte. Ou seja, a segunda oração funciona como termo da primeira.

4 Período composto por subordinação Traz orações que possuem dependência semântica e sintática.É formado por uma oração principal e uma ou mais subordinadas.

5 Compare: Esta situação exige cautela. cautela  termo com função sintática de objeto direto e pertencente à classe dos substantivos. Esta situação exige que sejamos cautelosos. que sejamos cautelosos  oração com função sintática de objeto direto e equivalente ao substantivo cautela.

6 Orações subordinadas: Quando o dia amanhecia, Mafalda ainda estava dormindo. Quando o dia amanhecia, Mafalda ainda estava dormindo. (período composto) oração principal = Mafalda ainda estava dormindo oração subordinada = Quando o dia amanhecia (idéia de tempo = adverbial)

7 Mafalda, que é uma personagem de Quino, é conhecida no mundo todo. Mafalda, que é uma personagem de Quino, é conhecida no mundo todo. (período composto) (período composto) oração principal = Mafalda é conhecida no mundo todo oração subordinada = que é uma personagem de Quino (explica quem é Mafalda = adjetiva)

8 Eu quero que você conheça Mafalda. Eu quero que você conheça Mafalda. (período composto) oração principal = Eu quero oração subordinada = que você conheça Mafalda. Eu quero ISSO. objeto direto “que você conheça Mafalda” = oração subordinada substantiva objetiva direta

9 A oração subordinada substantiva assumirá a função do substantivo ao qual se refere: sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, aposto e predicativo.

10 É importante que todas as crianças frequentem a escola. ISSO é importante. “que todas as... a escola” = or.sub.sub. subjetiva

11 b) Depois de expressões na voz passiva, como sabe- se, conta-se, diz-se etc. Exemplo: Sabe-se que ele saiu da cidade. a)Depois de um verbo de ligação + predicativo, em construções do tipo é bom, é útil, é certo, é conveniente etc. Exemplo: É certo que ele voltará amanhã. c) Depois de verbos com convir, cumprir, constar, urgir, ocorrer, quando empregados na terceira pessoa do singular e seguidos de que ou se. Exemplo: Convém que todos participem da reunião.

12 Quem espalhou que eu não gosto dos Beatles? Quem espalhou ISSO? ou espalha alguma coisa objeto direto “que eu não gosto dos Beatles” = oração subordinada substantiva objetiva direta

13 Gostaria de que me sentisse definida. Gostaria DISSO. “de que me sentisse definida” = or.sub.sub. objetiva indireta

14 O bom de ir para a escola é que a gente pode ter conversas literárias. O bom de ir para a escola é ISSO. predicativo do sujeito “que a gente... literárias“ = or.sub.sub. predicativa

15 O importante é sua felicidade. predicativo conjunção integrante O importante é que você seja feliz. Oração principal oração subordinada substantiva predicativa oração predicativa vem sempre depois do verbo ser, exercendo a função de predicativo do sujeito da oração principal.

16 Mafalda tinha um objetivo: que a planta crescesse. “que a planta crescesse” = oração subordinada substantiva apositiva

17 Ele tinha um sonho: a união de todos em benefício do país. aposto conjunção integrante Ele tinha um sonho: que todos se unissem em benefício do país. oração principaloração subordinada substantiva apositiva A oração apositiva exerce a função de aposto de um termo da oração principal. As orações apositivas vêm geralmente antecedidas de dois-pontos. Podem vir, também, entre vírgulas, intercaladas à oração principal. Exemplo: Seu desejo, que o filho recuperasse a saúde, tornou-se realidade. Observação As orações substantivas são geralmente introduzidas por uma conjunção integrante. As mais comuns são que e se. No entanto, podem ser introduzidas também por outros conectivos, tais como quando, como, quanto etc. Exemplos: Não sei quando ele chegou. Diga-me como resolveu esse problema.

18 Mafalda gosta Mafalda teve dúvidas do que fariam na primavera. oração sub. sub. completiva nominal

19 Estou convencido de sua inocência. complemento nominal conjunção integrante Estou convencido de que ele é inocente. oração principaloração subordinada substantiva completiva nominal A oração completiva nominal exerce a função de complemento nominal de um termo da oração principal.

20 Agora é a sua vez! Classifique as orações subordinadas substantivas em destaque: a) “Não imaginei que minha pergunta fosse tão interessante”.

21 b) Você nunca disse que tinha tanto senso de humor!

22 c) Lembre-se de que a mentira tem nariz comprido e pernas curtas, Winnie!

23 d) “A verdade é que sua geração terá de trabalhar em tempo integral...”

24 e) “Só lembro que a cegonha me trouxe...”

25 f) É incrível que um dedo seja tão importante.

26 g) Eu quero que todos sejam felizes!

27 Imagens retiradas do livro Toda Mafalda, Editora Martins Fontes, Quino.

28 Classifique as orações dos períodos abaixo: a.O Instituto de Pesquisa detecta que metade dos americanos se incomoda com a pouca ênfase ao lazer. b.A atuação do time deixou a certeza de que sempre existe a chance de vitória. c.Insisto em que o enfoque econômico-financeiro é importante na área da saúde. d.A verdade é que a situação do trabalhador brasileiro piorou muito nos últimos anos. e.A verdade é uma só: a situação do trabalhador brasileiro piorou muito nos últimos anos. f.Leia no jornal a notícia de que um homem morreu de fome. g.Dizem que o vestibular vai ser eliminado. h.Tenho certeza de que não vou mudar de escola. i.O problema é só um: que eu não estudei para a prova. j.É fundamental que participem do debate.


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