A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C B A Orações Subordinadas Substantivas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C B A Orações Subordinadas Substantivas."— Transcrição da apresentação:

1 C B A Orações Subordinadas Substantivas

2 Oração principal e oração subordinada
Período Simples Todos esperam sua volta. Período Composto Todos esperam que você volte. A comparação entre ambas permite concluir que: No período simples, a função de objeto direto é exercida por um termo: sua volta. No período composto, a função de objeto direto é exercida por uma oração inteira: que você volte. Ou seja, a segunda oração funciona como termo da primeira.

3 Oração principal e oração subordinada
Toda a oração que funciona como termo (sujeito, objeto, adjunto adverbial etc.) de outra oração. ORAÇÃO PRINCIPAL Toda oração que tem associada a ela, uma (ou mais de uma) oração subordinada. No período composto, temos, portanto: Todos esperam que você volte. oração oração principal subordinada

4 Orações subordinadas substantivas
C B A Orações subordinadas substantivas Compare: Esta situação exige cautela. cautela  termo com função sintática de objeto direto e pertencente à classe dos substantivos. Esta situação exige que sejamos cautelosos. que sejamos cautelosos  oração com função sintática de objeto direto e equi- valente ao substantivo cautela.

5 Oração subordinada substantiva
C B A Oração subordinada substantiva subjetiva É aquela que funciona como sujeito da oração principal. Convém que você esteja aqui amanhã. Os verbos que comumente aparecem nesse tipo de oração são: os usados na terceira pessoa do singular – ser, admirar, preocupar, cumprir, acontecer, parecer, convir, urgir, importar etc.; os que se apresentam na voz passiva, tanto na analítica como na sintética – esperar, saber, provar, decidir, constatar, anunciar, dizer etc.

6 Oração subordinada substantiva
C B A Oração subordinada substantiva objetiva direta É aquela que funciona como objeto direto da oração principal. Nós vimos quem nos atacou no meio da noite. Ela admitiu que errou.

7 Oração subordinada substantiva
C B A Oração subordinada substantiva objetiva indireta É a oração que completa um verbo transitivo indireto presente na oração principal. Normalmente é introduzida pela preposição exigida pelo verbo. O ator reclamava de que seus papéis em novela não eram bons. Na oração objetiva indireta, é comum a omissão da preposição, como em:

8 Oração subordinada substantiva
C B A Oração subordinada substantiva completiva nominal É aquela que funciona como complemento de um substantivo ou de um adjetivo da oração principal. Também é regida por preposição, embora ela possa ser omi- tida. Ficava-me a certeza de que ali havia vários trabalhos.

9 Oração subordinada substantiva
C B A Oração subordinada substantiva predicativa É aquela que funciona como predicativo da oração principal, na qual aparece o verbo de ligação, mais comumente o verbo ser. O certo é que ficariam sozinhos uma parte da festa. Nosso medo era que você reagisse agressivamente.

10 Oração subordinada substantiva
C B A Oração subordinada substantiva apositiva É aquela que funciona como aposto de um termo da oração principal. A ele só interessava uma coisa: que todo o dinheiro estivesse em suas mãos. Meu sonho, que eles voltassem, não se realizou.

11 C B A RESUMO SUJEITO SUBJETIVA OBJETO DIRETO OBJETIVA DIRETA
OBJETO INDIRETO OBJETIVA INDIRETA PREDICATIVO PREDICATIVA COMPLEMENTO NOMINAL COMPLETIVA NOMINAL APOSTO APOSITIVA


Carregar ppt "C B A Orações Subordinadas Substantivas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google