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Lab. de Produção Gráfica e Imagem

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Apresentação em tema: "Lab. de Produção Gráfica e Imagem"— Transcrição da apresentação:

1 Lab. de Produção Gráfica e Imagem
Aula 002 Psicodinâmica das Cores na Comunicação • A cor na Publicidade •

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A cor na Publicidade O principal papel da publicidade é vender. Somos alvos de bombardeios constantes dos meios de comunicação para nos chamar a atenção. É quase um vale tudo entre eles.

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A cor na Publicidade E nesse vale tudo, a cor é um fator predominante nessa batalha, exatamente pela influência psicológica que exerce sobre nós.

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A cor na Publicidade Os consumidores compram pela razão e pela emoção. A compra pela emoção é aquela em que o consumidor é surpreendido. Já a compra pela razão é aquela compra mais planejada.

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A cor na Publicidade Quando a compra é determinada pela razão, a cor tem influência maior ainda. Pois quando uma pessoa compra um produto, ela sabe o que quer, onde vai usar e o para quê o comprou.

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A cor na Publicidade Outra coisa que é preciso saber antes de ser definidaa cor na comunicação de determinado produto, é a que público se destina. Crianças, idosos, jovens, mulheres, homens, qual?

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A cor na Publicidade Mas devemos levar em consideração, que a influência que a cor exerce em um determinado perfil de consumidor está diretamente ligada com a moda, o tempo e o lugar.

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A cor na Publicidade A cor nos anúncios: Os anúncios preto e branco possuem uma atração muito forte. O contraste entre as cores branco e preto torna-os chamativos. Entretanto não há como negar que um anúncio em quatro cores possui um poder de atração ainda maior, atuando diretamente no aspecto psicológico do consumidor.

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A cor na Publicidade A cor nos anúncios:

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A cor na Publicidade A cor nos anúncios:

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A cor na Publicidade A cor nos anúncios:

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A cor na Publicidade A cor nos anúncios:

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A cor na Publicidade A cor nos anúncios:

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A cor na Publicidade A cor nos anúncios:

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A cor na Publicidade A cor nos anúncios: Hoje, na busca da qualidade da imagem na comunicação mercadológica, não basta contratar um ótimo fotógrafo para a produção da imagem de uma campanha. A cor é uma das grandes preocupações dos profissionais envolvidos.

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A cor na Publicidade A cor nos anúncios: 01. Pense na influência das cores ao escolher e qual delas usará no anúncio; 02. Não esqueça a que público o anúncio se destina e o perfil do cliente do determinado anúncio;

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A cor na Publicidade A cor nos anúncios: 03. Saiba o grau de atenção que você deseja despertar. Cores como amarelo e vermelho, por exemplo, chamam muito a atenção, mas usá-las vai depender do produto, do público, do cliente, do conceito, do anúncio;

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A cor na Publicidade A cor nos anúncios: 04. Se deseja passar seriedade e confiança com o anúncio, use cores sóbrias. Normalmente anúncios de bancos usam cores que traduzem isso: verde-escuro, azul-petróleo, cinza, vinho ou preto.

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A cor na Publicidade A cor nos anúncios: 05. Se o anúncio for para o público jovem, não tenha receio de usar cores mais fortes, vibrantes. De preferência as quentes. 06. Associe as cores. Se uma foto de um anúncio tiver tons avermelhados, cores como laranja e vinho podem combinar. 06. Claro que vai depender do conceito do anúncio e de novo do público a que se destina.

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A cor na Publicidade A cor nos anúncios: 07. Harmonizar as cores do anúncio com as cores do produto, é uma decisão perfeita. 08. Não abuse das cores (lembre-se que ainda tem a foto), a depender do anúncio, 3 cores, são suficientes.

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A cor na Publicidade A cor nos anúncios: 09. Em caso de dúvida ou insegurança, deixe o fundo branco e o texto em cor preta: NUNCA FALHA, mas seu anúncio pode não se diferenciar.

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A cor na Publicidade

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A cor na Publicidade

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A cor na Publicidade A cor nas embalagens: Diferente do anúncio, a embalagem exerce um papel mais direto, mais próximo com o consumidor. Está ali na prateleira, pronto para fisgar alguém. O poder de sugestão é e persuasão é indiscutível. A cor completa a embalagem, revestindo-a de visibilidade, atração e impacto.

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A cor na Publicidade A cor nas embalagens: Desejando fixar um esquema, a fim de estabelecer o caminho do sucesso de um produto ou de um serviço oferecido, notaremos que vários fatores se inter-relacionam para determinar de forma positiva o processo da procura e da oferta:

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A cor na Publicidade A cor nas embalagens: a) O despertar da atenção pro meio da embalagem; b) A continuidade da atenção do consumidor sobre a embalagem; e c) o efeito e a decisão do consumidor por meio da influência que a embalagem exerce. Muitos produtos, não-desejados em princípio, são adquiridos exclusivamente pela beleza da cores, sua combinação e pela utilidade da embalagem. Constatam-se que as compras por impulso são mais frequentes que as pré-calculadas.

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A cor na Publicidade A cor nas embalagens: • chocolate: marrom, vermelho, laranja, ocre, dourado, roxo, azul; • café: dourado, marrom, vermelho; • leite: branco, azul-claro, amarelo;

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A cor na Publicidade A cor nas embalagens: • massas: vermelho, dourado, branco. • cosméticos: azul-claro, rosa, dourado, prata; • desinfetantes: vermelho, azul-marinho, branco, verde; • produtos para bebês: azul-claro, rosa, creme (tons suaves).

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A cor na Publicidade A cor nas embalagens: O poder de atração e o fascínio que a cor exerce diretamente na sensibilidade humana, atingem a parte motivacional, levam o indivíduo a reagir, e este realiza um desejo despertado improvisadamente, por meio da aquisição. A embalagem deixou há muito tempo de ser apenas um invólucro.

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A cor na Publicidade A cor nos outdoors e grandes formatos: Em um ambiente de grande poluição visual, o que vale além de uma boa ideia, é o impacto, a diferenciação, o contraste. Como o espaço é grande e o tempo de leitura é pequeno, usar cores chamativas facilita a visibilidade. Deve-se preocupar principalmente com a luminosidade. Cuidado com a cor branca.

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A cor na Publicidade A cor nos outdoors e grandes formatos: O outdoor possui algumas caracteristicas que o distinguem fundamentalmente de outras: • maleabilidade: pode ser usado numa extensão região, em uma cidade ou apenas em um bairro;

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A cor na Publicidade A cor nos outdoors e grandes formatos: • Oportunidade: pode ser usada nos momentos mais precisos e ter a mensagem substituída logo que necessário; • Impacto: impressiona geralmente pelo tamanho e pela cor viva ou em contraste com a do local onde está colocado;

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A cor na Publicidade A cor nos outdoors e grandes formatos: • Memorização: como, em geral, passamos diariamente diante de vários exemplares do mesmo, o que é anunciado tende a fixar-se na mente pela repetição; • Simplicidade: porque é uma mensaem concisa e breve, é facilmente compreendida.

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A cor na Publicidade

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A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos: • a cor a televisão; • as cores na internet.

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A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » televisão: Nessa questão a harmonia é imprescindível. É fundamental que as cores do cenário, das roupas dos figurantes e atores, da maquiagem, objetos de cena estejam se justapondo. Uma não deve se sobrepor a outra, salvo o caso em que isso seja proposital. Podemos considerar esse quesito também na fotografia. Após captura de imagens, estas podem ser tratadas (disfarçadas ou realçadas) em programas de edição.

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A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » televisão: O que devemos observar é se, no geral, as cores não estão muito carregadas, pois no vídeo elas ficam mais vivas, mais luminosas. O vermelho e o azul, por exemplo, são as cores mais vibrantes no vídeo.

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A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » televisão: E outra consideração importantíssima é a cor do produto e também do logotipo do cliente. A variação de tonalidades com limites é aceitável, de cor .... NÃO.

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A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » internet: Antes de definir a cores para um site, saiba para quem este será direcionado: jovens, adultos, divertido, sério. E claro o perfil de quem tem este site.

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A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » internet: Embora sejam mídias diferentes (forma, interatividade e sistema de cores), são semelhantes na essência visual e tem o mesmo princípio para as peças gráficas. E as preocupações também são as mesmas.

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A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » internet: 01. Não carregue o site com cores em demasia, as cores podem “esmagar” as informações importantes; 02. Dê importância ao contraste; 03. Seja harmonioso com as cores das fotos e as cores do logotipo do cliente;

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A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » internet: 04. Uso de cores luz (RGB), como já mencionado anteriormente, no vídeo elas ficam mais vivas, mais luminosas. Combine-as de tal forma que elas não “vibrem”. Abuse do contraste.

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A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » internet: 05. A depender do site ele pode ser comparado a uma revista. Dividida em assuntos ou temas, possibilita ao consumidor (internauta) escolher o que quer ver. E as cores ajudam na diferenciação desses temas ou assuntos.

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A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » internet: 06. O público jovem responde melhor às cores vivas, fortes (amarelo, cian, verde-limão, roxo, laranja). O público mais sofisticado, prefere cores discretas (preto, azul-escuro, verde-escuro, cinza).

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A cor na Publicidade A cor nos meios eletrônicos » internet: 07. Ao definir as cores de um site, é preciso saber que tipo de anunciante estará nele e as cores desse anunciante. Harmonia sempre.

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