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Aplicativos gráficos (Aula 1)

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Apresentação em tema: "Aplicativos gráficos (Aula 1)"— Transcrição da apresentação:

1 Aplicativos gráficos (Aula 1)
Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo Aplicativos gráficos (Aula 1)

2 Introdução Com o advento dos sistemas operacionais utilizando-se de interfaces gráficas, ricas em imagens, tornou-se necessário ao profissional da área de informática acompanhar essa evolução tecnológica.

3 Introdução O mundo visual, está sofrendo transformações constantes se considerarmos um pequeno espaço de tempo. Vídeo, artes, televisão, cinema, enfim, o computador se torna uma peça fundamental nesse mundo que muitas vezes imperceptível aos olhos de alguns, faz parte do nosso dia a dia.

4 Introdução Estamos entrando em uma época totalmente digital, onde a internet tem uma força cada vez maior, seja em casa, no trabalho, nos estudos e etc... E devemos estar preparados para um mundo novo.

5 Introdução A internet utiliza quase que na sua totalidade de componentes gráficos para se comunicar com os usuários e os profissionais precisam explorar os poderosos recursos das novas ferramentas, que permitam criar trabalhos gráficos mais harmoniosos, com maior facilidade e em menor espaço de tempo.

6 Introdução Até 1984 aqui no Brasil não se fazia em computadores o que se fazia em gráficas. O primeiro computador que se especializou em DTP foi o MACINTOSH. O Macintosh é uma máquina potente e até hoje tem o domínio na produção gráfica, entretanto, tem um custo relativamente elevado, e não é uma máquina popular, de fácil acesso a softwares e manutenção.

7 Introdução Desktop Publish (DTP)
A capacidade de elaborar projetos gráficos sofisticados foi um dos aspectos mais entusiasmantes no avanço da editoração eletrônica. Os programas de layout de página eletrônico colocavam as imagens gráficas na mesma página do texto, sem a necessidade de usar lâminas de corte e cola.

8 Introdução Desktop Publish (DTP)
No mundo do PC nessa época, os gráficos eram primitivos... Mais o PC não ficou parado. Os softwares gráficos foram surgindo no DOS, Windows, e, atualmente o PC tomou quase toda a vantagem competitiva do Macintosh.

9 Introdução Desktop Publish (DTP)
Com a disseminação dos PC’s a nível mundial, as softhouses começaram a investir criando versões de seus produtos para PC, e hoje em dia, em alguns casos, essas versões excedem as versões MAC. Com a possibilidade de fazer projetos gráficos em PC, o DTP popularizou-se, possibilitando com isso um avanço de softwares, e também de hardwares a um custo relativamente barato (Estações Gráficas, Scanners, Impressoras DeskJet e Laser).

10 Introdução Desktop Publish (DTP)
Com o avanço de recursos, o nível de exigência na apresentação de impressos cresceu, pois as pessoas sempre assimilam rapidamente a disponibilidades de recursos e investem em uma melhor qualidade. Desktop Publishing (DTP), É o termo utilizado pelos gráficos quando o processo de produção de um impresso é feito quase que totalmente (e às vezes integralmente) em um computador.

11 Introdução Desktop Publish (DTP)
Conforme foram sendo desenvolvidas tecnologias que contribuíam com o aumento do poder computacional dos Pcs e Macs, mais e mais recursos foram adicionados aos softwares de DTP (Desktop Publishing) para que esses pudessem, cada vez mais, encurtar o caminho que vai da idéia na cabeça até o produto impresso.

12 Introdução Desktop Publish (DTP)
Gerou-se então um grande número de aplicativos e que podem ser classificados da seguinte forma: Programas de Processamento de Textos Programas de Tratamento de Imagens Programas de Ilustração Programas de Diagramação Programas de Fechamento de Arquivo

13 Introdução Desktop Publish (DTP)
Muitos dos novos programas de DTP possuem recursos mistos, ou seja, um programa de Edição de Textos tem algumas ferramentas para ilustração, e programas de ilustração têm certas ferramentas de diagramação ou programas de tratamento de imagens apresentam algumas ferramentas de edição de textos, mas o recomendável é que cada programa seja utilizado para sua específica função, ou seja, o seu ponto forte, naquele onde a maioria dos seus recursos está focado.

14 Introdução Desktop Publish (DTP) Programas de Processamento de Texto
Têm a função de armazenar os textos a serem diagramados e impressos. Embora tenham a capacidade de configuração de páginas e diversas formas de saída de impressão, no DTP profissional recomenda-se o uso desses programas apenas para efetuar a entrada dos textos, que muitas vezes podem conter dezenas ou centenas de páginas em um único arquivo, além do que tais programas têm recursos muito bons de correção ortográfica, o que ajuda a verificar o texto antes dele ser diretamente diagramado.

15 Introdução Desktop Publish (DTP) Programas de Processamento de Texto
Programas como o OpenOffice Writer , o Abiword e o Kwriter são ótimos exemplos dentro da comunidade Open Source. Não há grandes ajustes a serem feitos ao usar esses programas ao invés dos conhecidos aplicativos proprietários, já que o texto pode ser gravado como formato ASCII por exemplo, pois sua diagramação é controlada pelos aplicativos de diagramação, precisando apenas do “texto puro” para produzir o impresso.

16 Introdução Desktop Publish (DTP) Programas de Tratamento de Imagens
Esses aplicativos ocupam-se em criar efeitos especiais em fotos e aplicar correções ou ajustes de cor para os mais diversos processos de impressão. Efeitos em bitmap requerem muito menos poder de processamento, são muito mais fáceis de se obter e apresentam um melhor resultado do que os efeitos fornecidos em programas de ilustração, por isso são altamente recomendados para a criação de imagens mais complexas e que necessitam de um tom mais realista, como fogo, água, tornar um texto com aspecto metálico, aplicar uma textura etc...

17 Introdução Desktop Publish (DTP) Programas de Tratamento de Imagens
O GIMP é, de longe, o aplicativo gráfico mais conhecido na comunidade Open Source com essa função, além de ser uma das primeiras Killer Application da plataforma Linux, possuindo recursos comparáveis aos aplicativos proprietário profissionais com o mesmo enfoque.

18 Introdução Desktop Publish (DTP) Programas de Ilustração
Com essa classe de programas costuma-se criar imagens vetoriais, como logotipos, marcas e desenhos dos mais variados, além de servir para a criação de panfletos, catálogos, capas para CD e até embalagens. A sua principal característica a de trabalhar com informações vetoriais, ou seja, os elementos das ilustrações são obtidos através de cálculos matemáticos para retas, círculos, arcos e curvas belzier, tornando os desenhos escalonáveis, podendo ser manipulados das mais diversas formas sem perda de qualidade (diferentemente das imagens em bitmap).

19 Introdução Desktop Publish (DTP) Programas de Ilustração
Existem dois programas muito conhecidos, o primeiro deles é o Inkscape, um programa de ilustração muito bem desenvolvido, que pode pecar pela falta de efeitos automatizados, como os encontrados em vários softwares proprietários dessa categoria, mas compensa essa falta quando o assunto é ilustração em si: É extremamente simples desenhar e manipular formas no Inkscape, além de ter um bom controle de textos, preenchimentos e manipulação de nós.

20 Introdução Desktop Publish (DTP) Programas de Ilustração
Outra característica marcante do Inkscape é a vetorização de elementos em bitmap, que utiliza uma interface ao Poatrace e que consegue uma vetorização tão precisa e suave que deixa a maioria das ferramentas de vetorização proprietárias a ver navios.

21 Introdução Desktop Publish (DTP) Programas de Ilustração
O segundo programa já foi proprietário, mas agora é distribuído sob a licença GNU e se chama Xara-Lx. Com uma interface e ferramentas mais semelhantes aos softwares conhecidos do mercado, ele traz praticamente todos os efeitos que faltam no Inkscape, e é extremamente rápido, ou seja ele é um programa totalmente livre de ilustração com ferramentas profissionais para a área gráfica.

22 Introdução Desktop Publish (DTP) Programas de Ilustração
O Xara-Lx tem suporte a Spot-Colors (cores especiais, gerando uma separação diferente do CMYK comum) e uma boa gama de opções para o fechamento dos arquivos, que é uma das “pulgas atrás da orelha” que grande parte dos entusiastas do Open Source encontram ao tentar utilizar somente esses programas para a produção gráfica.

23 Introdução Desktop Publish (DTP) Programas de Ilustração
Porém, em nossas aulas, vamos ver como é possível se utilizar apenas das ferramentas disponíveis para se obter resultados satisfatórios em DTP.

24 Introdução Desktop Publish (DTP) Programas de Diagramação
No DTP profissional, é comum termos o seguinte fluxo de trabalho: Digitam-se os textos; Tratam-se e editam-se as imagens; Criam-se as Ilustrações; Diagrama-se todos os elementos do impresso; Fecha-se o arquivo.

25 Introdução Desktop Publish (DTP) Programas de Diagramação
Diagramar significa posicionar, nas páginas a serem impressas, todos os componentes do projeto, como os blocos de texto, as imagens e as ilustrações, além dos elementos que vão servir na hora de aparar as bordas e dobrar os cadernos (acabamento). É através desses programas de Diagramação que se finaliza o projeto gráfico e a comunidade Open Source tem um grande representante desse quesito, o Scribus.

26 Introdução Desktop Publish (DTP) Programas de Diagramação
Ele tem todas as ferramentas necessárias para produzir catálogos, livros, revistas e toda a sorte de produtos gráficos. Graças a suas ótimas ferramentas de Fechamento de Arquivo, é no Scribus que se entrega à gráfica o famoso PDF, o formato de arquivo cada vez mais utilizado nos equipamentos High-End que geram as formas de impressão de praticamente todos os processos conhecidos.

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