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A COMUNICAÇÃO NOS TEMPOS ATUAIS
Aucélio Melo de Gusmão Diretoria de Comunicação e Desenvolvimento
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COMUNICAÇÃO É uma troca de emoção. Milton Santos
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A história da civilização é uma história de comunicação
Antes Verbal Hoje Visual
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QUAL O SEU COMPROMISSO? Levar a mensagem à mente das pessoas.
O que não se conhece não se deseja. Ovídio
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Comunicação é a arte de ser entendido. Peter Ustinov
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ASSOCIE PALAVRAS E AÇÕES...
Ações falam mais alto que palavras
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O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.
Peter Drucker
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Os olhos gritam o que os lábios
temem dizer. Will Henry Escritor
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Quem pede a palavra nem sempre
a devolve em condições. Max Nunes Humorista
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Contam, explicam, avisam, modificam, vencem, formam, encantam, tocam,
AS PALAVRAS ESCRITAS DATAM DE 6 MIL ANOS Contam, explicam, avisam, modificam, vencem, formam, encantam, tocam, transmitem os pensamentos.
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FENÔMENO ATUAL Queda da procura da palavra escrita
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substituída pela imagem instantânea
Imaginação é substituída pela imagem instantânea Televisão - Vídeos - DVDs Redes Sociais
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Morre o romance, morrem os grandes pensadores.
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Nos EEUU leitura já não é um hábito natural
Resultado Menos informada - menos ativa - menos produtiva em termos intelectuais
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Como se salvar?
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COMUNICAÇÃO INTERNA Integrar os colaboradores
Comunicar os programas e objetivos da empresa.
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Levar os produtos à mente das pessoas potencialmente compradoras.
COMUNICAÇÃO EXTERNA Levar os produtos à mente das pessoas potencialmente compradoras.
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Comunicação mercadológica é meio,
ENTENDENDO TAMBÉM... Comunicação mercadológica é meio, não fim. Existe algo mais
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Foco A marca e seus produtos Nunca as pessoas
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MARCA 1 2 Deve ser forte, fácil e notória na mente das pessoas.
Responde pela representação visual.
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PASSOS DE UMA MARCA... 1 2 3 4 Construí-la Gerenciá-la Protegê-la
Revitalizá-la
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CUIDAR DA MARCA... 1 2 3 Cuidar do seu cliente
Saber quem é. O que quer. 3 Como ele usa – e pensa – seu produto, seu serviço ou sua própria marca.
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O que pretendo comunicar?
DEFINIR OBJETIVOS... O que pretendo comunicar? A quem devo comunicar? O que pretendo atingir?
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ALICE E O GATO DA DUQUESA...
NO PAÍS DAS MARAVILHAS Alice Estou perdida, ela lamenta. Gato Para onde você quer ir? Alice Não tenho destino certo. Nesse caso, qualquer caminho serve! Gato
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Venda benefício, vantagem e atributo.
A ARTE DE VENDER Venda benefício, vantagem e atributo. Se diferencie da concorrência
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Evite ficar muito à frente do desfile para não parecer que
LIDERANÇA EFETIVA... Evite ficar muito à frente do desfile para não parecer que nem faz parte dele.
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Definição, objetivos e estratégias Monitoração resultados
A ESSÊNCIA DA FUNÇÃO DO LÍDER... 1 Visão 2 Definição, objetivos e estratégias 3 Atenção aos detalhes 4 Monitoração resultados
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Aceitação - Convencimento
Mudanças precisam de flexibilidade Aceitação - Convencimento
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OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
O que muda é a maneira de fazer, raramente o que fazemos.
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Que oportunidades oferece?
MUDAR PRECISA DE MOTIVO... O que acrescentará? O que reduzirá? O que será substituído? Que oportunidades oferece?
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INFORMAÇÃO PRECISA... Complexidade Simplicidade Parece camuflagem
Sugere transparência
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A grande sensação é a mudança,
PARA A MÍDIA... A grande sensação é a mudança, por ser notícia.
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As más notícias costumam desenvolver vida própria
Como de resto É da natureza humana virar a informação na direção das conclusões desejadas
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Os verdadeiros números desprezam as versões
VERDADE E VERSÃO Os verdadeiros números desprezam as versões Interpretação - Boato - Notícia
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Só podemos gerenciar o que
podemos medir.
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Apostar nos que procuram oportunidades
SONHAR ACORDADO Apostar nos que procuram oportunidades Nunca nos solucionadores de problemas
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O GRANDE PLUS DA TECNOLOGIA
Não reside na tecnologia celular - internet redes sociais Fato de conectar as pessoas
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Encontrando novas formas
MANTER VIVO O DESEJO! Maneira Encontrando novas formas de seduzir
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CAMPANHA DO DOM PERIGNON
Borbulhas de uma champagne A beleza de uma linda mulher A idéia de uma nova maneira de viver A atração do inatingível
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A moda não é mais o que vestimos para ir a um determinado lugar;
O NOVO "CONTO DE FADAS"... A moda não é mais o que vestimos para ir a um determinado lugar; ela é todo o motivo para irmos até lá. Louis Vuitton
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O futuro está embutido no presente
Mix da comunicação Palavra e imagem, ganhará o visual.
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ECONOMIA... Negócios globais Domínio econômico Fronteiras territoriais
Fronteiras econômicas
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Produto Interno Bruto Acabou Produtos dos domínios econômicos
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Globalização dos países, não. Globalização econômica.
GLOBALIZAÇÃO, VERDADE Globalização dos países, não. Globalização econômica.
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DESCENTRALIZAÇÃO DO PODER DOS PAÍSES
Os governos perdem força. As empresas e a economia ganham cada vez mais. Este é o debate
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Quem abrirá mão?
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O dinheiro não tem Pátria
O capitalismo não perdoa!
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DESAFIO MERCADOLÓGICO
Excesso de oferta, demanda insuficiente. Mais produtos que compradores.
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Do outro lado da rua ou do
outro lado do mundo Terceirização Quem deve fazer é quem faz melhor
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E A CHINA... Polo mundial do design na indústria e na moda.
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A economia continuará sobrepujando a política na administração
da economia global.
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E o impacto sobre nossas vidas
desta ultima será significativamente maior que a retórica da política.
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O medo de perder tira a vontade de ganhar
Pedro Cipriano Pensem bem É preferível aprender coisas úteis que coisas admiráveis Santo Agostinho
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Nenhum espelho reflete melhor a imagem do homem que suas palavras.
Juan Luis Vives Filósofo
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caracterizados por renovações
Os dias atuais são caracterizados por renovações constantes.
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Felicidade não é ter o que queremos,
SOMOS FELIZES? Felicidade não é ter o que queremos, mas querer o que temos.
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