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A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

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Apresentação em tema: "A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
SELVA, A. C. V.; BORBA, R. E. S. R. O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica Editora, (capítulos 3 e 4). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Disciplina: Educação Matemática Profª Sueli Fanizzi

2 OS CÁLCULOS PODEM SER REALIZADOS...
MENTALMENTE POR MEIO DO REGISTRO ESCRITO = 1 58 + 45 103 Se fosse 60, seria , que dá 105 ( = 100, = 105). Agora tiro 2 do arredondamento que fiz. Dá 103. POR MEIO DA MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS OU COM A CALCULADORA U D C I IIIII IIIII III IIII IIIII I

3 Aprendizagem significativa das técnicas algorítmicas
Manipulação de materiais Cálculo mental Calculadora

4 p. 48 Ao analisarmos o quadro teórico em que se discute o uso de tecnologia em sala de aula, reconhecemos claramente a importância da calculadora, entretanto, no âmbito mais geral da comunidade escolar (professores, pais, alunos), ainda persiste grande preconceito, pois muitos consideram que sua utilização pode inibir o raciocínio dos alunos e gerar uma ”preguiça mental” (MEDEIROS, 2003).

5 ”ATIVIDADE DA TECLA QUEBRADA”
COMO RESOLVER 27 X 74 NA CALCULADORA, IMAGINANDO QUE A TECLA 7 ESTÁ QUEBRADA? APRESENTAR POR ESCRITO O PASSO O PASSO DO RACIOCÍNIO.

6 27 x 74 - TECLA 7 QUEBRADA 74 = 50 + 20 + 4 (CM) 27 = 20 + 5 + 2 (CM)
Estratégia utilizada pela aluna Paula V. Carvalho 74 = (CM) 27 = (CM) 50 x 20 = 1 000, 50 x 5 = 250, 50 x 2 = 100 (CM) = (CM) 20 x 20 = 400, 20 x 5 = 100, 20 x 2 = 40 (CM) = 540 (CM) 4 x 20 = 80, 4 x 5 = 20, 4 x 2 = 8 (CM) = 108 (CM) E finalmente, = (CALC)

7 Representação geométrica da estratégia utilizada pela aluna Paula V
Representação geométrica da estratégia utilizada pela aluna Paula V. Carvalho 27 74 20 5 2

8 27 X 74 - TECLA 7 QUEBRADA 60 (CM) 14 (CM) (26 + 1) x (60 + 14)
Estratégia utilizada pelo aluno Caio Z. Cury 60 (CM) 14 (CM) (26 + 1) x ( ) 1 560 (CALC) 364 (CALC) = 1 998

9 27 x 74 - TECLA 7 QUEBRADA 64 + 10 = 74 (CALC)
Estratégia utilizada pela aluna Laura L. Armando = 74 (CALC) 74 (que já aparecia no visor) x 9 = 666 (CALC) Como 9 x 3 = 27 (CM), 666 x 3 = (CALC)

10 TEMA DA AULA: Multiplicação com números naturais OBJETIVO DA AULA: Possibilitar, ao aluno, a formulação de conjecturas e a exploração das relações matemáticas envolvidas no algoritmo da multiplicação de números naturais, por meio do uso da calculadora.

11 ”ATIVIDADE: ADIVINHANDO O NÚMERO PENSADO”

12 p. 46 É importante ressaltar que a calculadora não resolve por si só o problema, ela não determina a operação, nem como a mesma deve ser digitada no teclado e , nem também, interpreta o resultado obtido. Todas essas tarefas devem ser realizadas pelo aluno, que é o ser pensante na aprendizagem. Então, atribuir o papel de pensar à calculadora nos parece, na verdade, um grande equívoco.

13 O USO DAS TECLAS DE MEMÓRIA

14 ATIVIDADE EM AULA (em grupos)
A PARTIR DOS EXEMPLOS DE ATIVIDADES DO TEXTO E DE OUTRAS IDEIAS QUE VOCÊS TIVEREM, ELABORAR TRÊS ATIVIDADES COM O USO DA CALCULADORA, INDICANDO O ANO DE ESCOLARIDADE A QUAL CADA UMA SE DESTINA. ESCOLHER UMA DELAS PARA RESOLVER, COLOCANDO-SE NA PERSPECTIVA DO ALUNO, E APRESENTÁ-LA À CLASSE. Atividades apresentadas no texto: P. 55 – jogo da divisão cujo resultado deve ser diferente de 1; P. 56 – resolver do jeito que quiser X calculadora; P. 57 a 59 – atividade da tecla quebrada; P. 61 – atividade com o uso das teclas de memória; P. 66 – criar operações para se chegar a um determinado número; P. 67 – atividade sobre o resto de uma divisão.


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