A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A história das doenças e medicina no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A história das doenças e medicina no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 A história das doenças e medicina no Brasil
Saúde Pública A história das doenças e medicina no Brasil

2 [...] ladrões, prostitutas, malandros, desertores do Exército, da Marinha e dos navios estrangeiros, ciganos ambulantes, trapeiros, criados, serventes de repartições públicas, ratoeiros, engraxates, carroceiros, floristas, bicheiros, jogadores e pivetes .[...] Morando, agindo e trabalhando, na maior parte, nas ruas da cidade, tais pessoas eram as que mais compareciam nas estatísticas criminais da época, especialmente as referentes as contravenções do tipo desordem, vadiagem, embriaguez, jogo.

3 Medicina no período colonial no Brasil
Período Colonial no Brasil ( ): surto de varíola, febre amarela, tuberculose, sífilis e peste bubônica; O “médico” era chamado de “físico”; Cidade do Rio de Janeiro: propício a enfermidades; 1808: família real portuguesa vem para o Brasil Construir uma estrutura sanitária no Brasil 1813: Cursos de cirurgia RJ e em 1815 na Bahia Criação de uma Polícia Médica – saúde se torna uma questão social

4

5

6 Medicina no período imperial no Brasil
1832: Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro e na Bahia Primeiras redes de esgoto  Lei de 1º de junho de 1856 – serviço de limpeza e esgosto Rj: Ruas estreitas, antigos casarões, mendigos, cortiços... Ratos, baratas ... Favelas e cortiços (habitações coletivas): foco de epidemias, desordem social e criminalidade. O Brasil precisava de uma modernização! O que fazer? Período da Belle Époque (Século XIX - XX)

7

8

9 Medicina no período republicano no Brasil
Reforma urbana: engenheiro Francisco Pereira Passos Reforma sanitária: Oswaldo Cruz Missão: “Regenerar o país” Demolição de cortiços Proibições: Ordenhar vacas em vias públicas, uso de carrinhos de mão (barulho), criação de porcos no meio urbano, cuspir e escarrar nas ruas e quiosques (lugar do vício: café e cachaça)

10 Medicina no período republicano no Brasil
Oswaldo Cruz  criou o serviço de profilaxia a Febre Amarela – operação mata-mosquitos. Oswaldo Cruz  criou o serviço de profilaxia a peste bubônica – “ratoeiro” – 150 ratos/mês 1904: Lei que tornava obrigatória a vacinação contra a varíola Revolta da Vacina: “Morra a polícia”, “Abaixo a vacina”

11

12

13

14 Capa da Revista da Semana sobre a Revolta da Vacina, outubro de 1904

15


Carregar ppt "A história das doenças e medicina no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google