A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013"— Transcrição da apresentação:

1 III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
CONSTRUÇÃO DO PDI – 2018 III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013

2 PDI O que é o PDI? Instrumento de planejamento e gestão  considera a identidade da IES, filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e as atividades acadêmicas Deve estar em consonância com documentos institucionais  PPI, TAMC, Relatórios de Autoavaliação, ACG, dentre outros Quando surgiu o PDI? Instituído pelo MEC  requisito obrigatório para autorização, reconhecimento de cursos e de credenciamento das IES Lei nº 9.394/ LDB (BRASIL, 1996)

3 PDI Qual a sua temporalidade? Horizonte de 05 anos
Quem participa de sua elaboração? Gestores, servidores (docentes e técnicos) e estudantes

4 PDI Qual a sua finalidade?
Criar condições para que o IFBA caminhe rumo à construção de um instituto socialmente referenciado e multicampi de qualidade acadêmica e vetor do desenvolvimento sustentável da região baiana Colocar outras finalidades

5 Planejamento Estratégico
Planejamento do IFBA Planejamento Estratégico Plano de Metas Plano de Metas SINAES PDI Plano de Metas Plano de Metas TAMC 2010 Plano de Metas PDI

6 Eixos Temáticos Essenciais do PDI (Artigo 16 do Decreto nº 5
Eixos Temáticos Essenciais do PDI (Artigo 16 do Decreto nº 5.773, de 09 de maio de 2006) I. Perfil Institucional II. Projeto Pedagógico Institucional - PPI III. Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos (Presencial e a Distância) IV. Perfil do Corpo Docente V. Organização Administrativa da IES VI. Políticas de Atendimento aos Discentes VII. Infraestrutura VIII. Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional IX. Aspectos Financeiros e Orçamentários X. Anexos

7 Eixos Temáticos Essenciais do PDI
I. PERFIL INSTITUCIONAL Breve Histórico da IES; Missão; Objetivos e Metas; Área (s) de atuação acadêmica. II. PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL – PPI Inserção regional; Princípios filosóficos e técnico-metodológicos gerais que norteiam as práticas acadêmicas; Organização didático-pedagógica da instituição: Políticas de Ensino, de Extensão, de Pesquisa e de Gestão; Responsabilidade Social da IES. III. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS (PRESENCIAL E A DISTÂNCIA) Graduação (Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia); Sequenciais (formação específica, complementação de estudos); Programas Especiais de Formação Pedagógica; Pós-Graduação (lato sensu); Pós-Graduação (stricto sensu); Pólos de EaD; Campi e cursos fora de sede.

8 Eixos Temáticos Essenciais do PDI
IV. PERFIL DO CORPO DOCENTE Composição (titulação, regime de trabalho, experiência acadêmica profissional não acadêmica); Plano de Carreira; Critérios de seleção e contratação; Procedimentos para substituição (definitiva e eventual) dos professores do quadro;. Cronograma e plano de expansão do corpo docente, com titulação e regime de trabalho; detalhando perfil do quadro existente e pretendido para o período de vigência do PDI. V. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DA IES Estrutura Organizacional, Instâncias de Decisão e Organograma Institucional e Acadêmico; Órgãos Colegiados: competências e composição; Órgãos de apoio às atividades acadêmicas. VI. POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES Programas de apoio pedagógico e financeiro (bolsas); Estímulos à permanência (programa de nivelamento, atendimento psico-pedagógico); Organização estudantil (espaço para participação e convivência estudantil); Acompanhamento dos egressos.

9 Eixos Temáticos Essenciais do PDI
VII. INFRAESTRUTURA Infra-estrutura física (detalhar salas de aula, biblioteca, laboratórios, instalações administrativas, sala de docentes, coordenações, área de lazer e outros); Biblioteca: Laboratórios: Recursos tecnológicos e de áudio visual; Plano de promoção de acessibilidade e de atendimento diferenciado a portadores de necessidades especiais (Decreto nº 5.296/04 e Decreto nº 5.773/06); Cronograma de expansão da infraestrutura para o período de vigência do PDI. VIII. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Procedimentos de auto-avaliação institucional em conformidade com a Lei nº /2004 (SINAES). IX. ASPECTOS FINANCEIROS E ORÇAMENTÁRIOS Demonstração da sustentabilidade financeira, incluindo os programas de expansão previstos no PDI: X. ANEXOS Projeto pedagógico do (s) curso (s) solicitado (s) para primeiro ano de vigência do PDI.

10 Proposta para construção do PDI
1. Princípios construção coletiva individualidade e interdependência dos Campi clareza objetividade coerência factibilidade 2. Coordenação e assessoramento da Prodin Comissões Central e dos Campi 3. Realização de eventos Realização de eventos: capacitação, workshop, seminário

11 Comissão Central Local Global Setores Comissão dos Campi
Grupo de Trabalho Temático Grupo Operacional Órgão Colegiados Local Docentes Técnicos-administrativos Discentes Setores Estratégico do Campus Global Órgãos colegiados: CONSELHO SUPERIOR, Colégio Dirigentes, Consepe Oficinas temáticas Fóruns formais Comunicação virtual DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS PDI TAMC PPI

12 Cronograma para construção do PDI Proposta
Atividade mar. abr. mai. jun. jul. ago. set. out. nov. dez. Elaboração da metodologia de construção do PDI Aprovação da metodologia Criação das Comissões - Central e Local Oficinas de preparação das comissões Elaboração do PDI ( ) pelos Campi Envio do PDI dos Campi para Comissão Central Sistematização do PDI do IFBA Evento coletivo para finalização dos PDI do IFBA e dos Campi Envio dos PDI para aprovação Publicação e divulgação do PDI

13 ObrigadO!!!


Carregar ppt "III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google