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Divisão de Instrumentos de Medição de Comprimento e Força

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Apresentação em tema: "Divisão de Instrumentos de Medição de Comprimento e Força"— Transcrição da apresentação:

1 Divisão de Instrumentos de Medição de Comprimento e Força
Eduardo Ribeiro de Oliveira Chefe da Dicof

2 Assuntos: Substituição do padrão utilizado nas verificações dos medidores de velocidade: Situação atual Proposta Alternativa à utilização da pista nas verificações dos taxímetros: Considerações e próximos passos Reunião DNIT Mototaxímetros

3 Substituição do padrão utilizado nas verificações dos medidores de velocidade
Padrão estava sendo desenvolvido por um fabricante com suporte do Inmetro Situação atual Meta proposta: Substituir o uso de veículos nas verificações Como: Estudo de novo padrão (somente para laços indutivos) Objetivos: Aumentar a segurança dos metrologistas Reduzir o tempo gasto nas verificações Facilitar a logística necessária para a realização das verificações Projeto interrompido! Não há interesse da diretoria atual do fabricante O Inmetro não possui pessoal e nem recursos para tocar o projeto, além da questão da compatibilidade à todos os modelos aprovados. Protótipo repassado para o Inmetro. Não é operacional.

4 Substituição do padrão utilizado nas verificações dos medidores de velocidade
Proposta Envolver os fabricantes de medidores de velocidade no desenvolvimento do padrão: diminuição do tempo gasto nas verificações. menor envolvimento dos órgãos de trânsito, pela maior segurança em realizar as verificações. redução da taxa de verificação *** Revisão do RTM de medidores de velocidade: reunião envolvendo os fabricantes para tratar da revisão do RTM. Maio de 2011 (à confirmar) mostrar a necessidade de termos uma alternativa ao uso de veículos nas verificações. criar um grupo de trabalho envolvendo somente a questão do padrão. (Abramcet e Abetrans)

5 Alternativa à utilização da pista nas verificações dos taxímetros
Portaria Inmetro n.º 256/2007 Situação atual Meta proposta: Substituir o uso de pistas extensas nas verificações Como: Estudo de novo padrão / adequação dos taxímetros Objetivos: Aumentar a segurança dos metrologistas Reduzir o tempo gasto nas verificações Facilitar a logística necessária para a realização das verificações RBMLQ-I emite termo de atendimento aos requisitos da Portaria

6 Alternativa à utilização da pista nas verificações dos taxímetros
Considerações e próximos passos Considerações: Buscar alternativas para a realização das verificações → Ipem/SP utilizou o autódromo de Interlagos para realizar a troca de tarifas do município de São Paulo. Próximos passos: Buscar um fabricante de banco de rolos disposto a desenvolver um padrão. Continuar o desenvolvimento de outra alternativa.

7 Reunião DNIT Instalação de mais de 2.000 instrumentos no país:
Medidores de velocidade de veículos automotores Instalação de mais de instrumentos no país: Preocupação com o aumento da demanda e com a velocidade de resposta do Inmetro; Envio de cronograma e distribuição física dos instrumentos; Auxílio do DNIT e de fabricantes quanto à disponibilidade de veículos; Participação de técnicos da Dicof para auxiliar a RBMLQ-I na execução das verificações.

8 Mototaxímetros Realização de painel setorial no Inmetro:
Mototaxímetros (Não regulamentado) Realização de painel setorial no Inmetro: Data: 19/04/2011; Participantes: Inmetro, RBMLQ-I, Representantes dos mototaxistas, Fabricantes, Órgãos de trânsito. Observações: O RTM de taxímetros não pode ser aplicado; Taxímetros aprovados pelo Inmetro não podem ser verificados se instalados em motos.

9 Obrigado pela atenção !!! Contatos:
telefones: (21) (21)


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