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Psicoacústica Conceitos básicos
Fga. Pierangela Nota Simões
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Forma da onda Movimento das partículas em função do tempo: senóide (MHS)
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Forma da onda Amplitude x frequência
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Onda sonora Comprimento de onda Cristas e vales: máximo deslocamento
Nós de vibração: amplitude nula
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Tipos de som Tom puro Som complexo Ruído
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Tom puro Constituído por uma única frequência
Sistema vibratório simples, vibra de maneira uniforme num mesmo sentido e numa única frequência Não é encontrado na natureza Produzido por diapasões e geradores de audio
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Diapasão
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Som complexo Composto por vária frequências relacionadas harmonicamente entre si Sistema vibratório composto É produzido pelas vozes humanas, pelos instrumentos musicais e pela natureza
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Ruído Superposição de várias frequências sem relação harmônica
É um som inconstante e instável, marcado por períodos irregulares Expressa uma sensação auditiva desagradável e perturbadora
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Tom puro Onda senoidal: resulta de um MHS
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Som complexo Onda complexa: composta de uma série de senóides
Pode referi-se tanto a um som complexo quanto a um ruído Onda periódica Onda aperiódica
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Onda periódica Repete-se em iguais intervalos de tempo
Todos os ciclos tem as mesmas características As senóides que compõem a série devem ser múltiplas da frequência senoidal mais baixa
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Onda complexa periódica
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Série harmônica Série de Fourier
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Série harmônica Dó Hz fo 256 f2 512 f3 768 f4 1024 f5 1280
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Onda aperiódica A irregularidade é sua principal característica
Tem movimento vibratório aleatório e imprevisível Sons produzidos por aviões, automóveis, cachoeiras, sons sibilantes da fala
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Onda complexa aperiódica
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Dimensões da onda sonora
Frequência Amplitude
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Frequência É o número de ciclos que as partículas realizam em um determinado período de tempo A faixa de frequência audível para o ouvido humano: 20 a Hz
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Frequência
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Frequência A frequência em que uma fonte sonora vibra é determinada pelas propriedades da fonte massa rigidez A frequência em que um sistema vibra é chamada de frequência natural
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Frequência natural Inversamente proporcional à raiz quadrada de sua massa Diretamente proporcional à raiz quadrada de sua rigidez
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Amplitude É o maior afastamento das partículas de ar ao realizar a vibração É o afastamento máximo da posição de equilíbrio e depende da força da ação que produziu a vibração
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Qualidades do som Altura Intensidade Timbre
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Altura Relacionada à frequência de vibração Sons graves e agudos
Expressa em Hertz (Hz)
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Som agudo
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Som grave
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Frequência
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Intensidade Relacionada à amplitude da onda sonora ou à pressão de energia transportada Sons fortes ou fracos Expressa em Decibéis (dB)
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Som forte
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Som fraco
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Intensidade
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Timbre É a qualidade acústica que especifica o som
Varia em função da natureza do corpo sonoro
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Atributos do som Pitch Loudness
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Pitch Constitui um aspecto psicológico do som, relacionado à taxa de repetição da forma de onda É uma sensação subjetiva, que permite classificar as sensações auditivas em graves ou agudos, com cerca de intervalos discrimináveis
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Pitch O ouvido humano consegue detectar mudanças de frequência na ordem de 1% Békèsy (1936) 18 Hz: limite entre a sensação vibratória e a sensação audível Frequência de Fusão
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Loudness É a avaliação que um indivíduo faz do som de acordo com sua intensidade, considerando-o forte ou fraco O ouvido humano precisa de pelo menos 1dB de intervalo para perceber uma diferença na intensidade, alcançando 100 intervalos discrimináveis, que vão do limiar de audição ao desconforto
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Intensidade (forte/fraco)
Dimensões Qualidades Sensações Frequência Altura (grave/agudo) Pitch Amplitude Intensidade (forte/fraco) Loudness Timbre
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