A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Psicologia individual

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Psicologia individual"— Transcrição da apresentação:

1 A Psicologia individual
Alfred Adler A Psicologia individual A Psicologia individual

2 Alfred Adler ( ) nasceu em Viena e passou lá grande parte de sua vida. Um clínico geral, ele tornou-se um dos quatro membros originais do círculo de Freud em 1902; Adler jamais aceitou a primazia da teoria da libido, a origem sexual da neurose ou a importância dos desejos infantis; Sua teoria da personalidade postulou um empenho por auto-estima e tentativa de superar um sentimento de inferioridade.

3 A Psicologia individual
Adler desenvolveu o seu sistema de psicologia individual ao longo de linhas sociais; Acreditava que o comportamento humano não é determinado por forças biológicas, mas por forças sociais; Sugeria que só podemos compreender a personalidade investigando os relacionamentos sociais e as atitudes que a pessoa tem para com os outros.

4 Alfred Adler é o fundador do sistema holístico da Psicologia Individual, que procura compreender cada pessoa como uma totalidade integrada num sistema social; Cada ser humano é uma entidade única, indivisível, coerente e unificada que tem sempre de ser considerada em relação ao contexto sócio-ecológico do qual é parte integrante.

5 Ele propôs que esse interesse social, que pode ser definido como um potencial inato para cooperar com os outros a fim de alcançar alvos pessoais e sociais, se desenvolve na infância por meio de experiências de aprendizagem;

6 Diferença entre as teorias de Freud e Adler
Freud – Inconsciente; Adler - Somos seres conscientes. Freud – O comportamento humano é determinado por experiências passadas; Adler – Somos influenciados por aquilo que pensamos que o futuro nos reserva. Esforçar-se para atingir metas ou antecipar futuros eventos são elementos capazes de afetar o nosso comportamento presente.

7 Freud - Personalidade é dividida em ego, id e superego; Adler - A unidade e a consistência são essenciais da personalidade; - Existe uma força propulsora dinâmica que canaliza os vários recursos da personalidade para um alvo (objetivo). - Esse alvo, para cuja consecução todos nos esforçamos, é a superioridade ou perfeição, que abrange o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e a realização do eu. - A busca pela superioridade, pelo aprimoramento do eu, é inata, manifestado-se em todos os aspectos da personalidade.

8 Freud – A base primaria da motivação é o sexo.
Adler- Um sentimento generalizado de inferioridade é a força determinante do comportamento (ele é um exemplo). Exs: - A criança com uma fraqueza orgânica hereditária tenta compensar o defeito superenfatizando a função defeituosa; - Uma criança que gagueja pode, por meio de terapia da fala, torna-se um grande orador; - A criança com membros fracos pode, através do exercício intenso, alcançar a excelência como atleta.

9 Personalidade normal e adaptação: o complexo de inferioridade
Sentimentos de inferioridade também apresentam vantagens para a pessoa e para a sociedade, pois levam a uma contínua busca de melhoria; Cedo na vida, todos têm um sentimento de inferioridade resultante da comparação realista com o tamanho e as habilidades dos adultos; Passar deste sentimento de inferioridade para um sentimento de adequação é o tema principal motivacional importante na vida.

10 Mas, se na infância esses sentimentos forem acolhidos com mimo excessivo ou com rejeição, o resultado pode ser comportamentos compensatórios expressos de modo anormal. A incapacidade de compensar adequadamente os sentimentos de inferioridade pode ocasionar o desenvolvimento de um complexo de inferioridade, que torna a pessoa incapaz de lidar com os problemas da vida.

11 Estilo de vida Para superar sentimentos de inferioridade, os indivíduos desenvolvem um estilo de vida, que faz de cada personalidade única: embora todos procurem ultrapassar os sentimentos de inferioridade infantil, embora todos persigam o mesmo objectivo básico, nenhum o faz exactamente da mesma maneira; Estilo de vida é o modo único que o indivíduo escolhe para perseguir o seu objetivo de vida; é uma forma integrada de adaptar-se e interagir com a vida em geral.

12 Adler também se concentrava na família como um fator de desenvolvimento da personalidade;
Crianças com deficiências podem se considerar um fracasso, mas, por meio da compensação e com a ajuda de pais compreensivos, podem transformar inferioridades em forças; Crianças estimuladas em demasia pelos pais podem tornar-se egocêntricas.

13 É improvável que desenvolvam interesse social; em vez disso, vão esperar que os outros acedam aos seus desejos; Crianças negligenciadas podem desenvolver estilos de vida que envolvem a busca de vingança contra a sociedade;

14 A personalidade e a ordem de nascimento

15 Examinando a infância de seus pacientes, Adler se interessou pelo relacionamento entre a personalidade e a ordem de nascimento; Ele descobriu que a criança mais velha, a do meio e a mais nova, devido a sua posição na família, passam por experiências sociais distintas que resultam em diferentes personalidades.

16 A criança mais velha recebe muita atenção até ser “destronada” pelo nascimento do segundo filho;
O primeiro filho pode então ficar inseguro e hostil, autoritário e conservador, com forte interesse pela manutenção da ordem; Adler sugeriu que os criminosos, os neuróticos e os pervertidos costumam ser os primogênitos.

17 O segundo filho é intensamente ambicioso, rebelde e ciumento, esforçando-se constantemente para superar o primogênito;

18 Adler considerava que o segundo filho melhor ajustado do que o primeiro ou o caçula;

19 Ele acreditava que o filho caçula era “estragado” pelos mimos e o que tinha mais probabilidade de exibir problemas de comportamento na infância e na idade adulta; Filhos mais novos sentem-se seguros porque eles nunca foram substituídos.


Carregar ppt "A Psicologia individual"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google