A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

o REINO das MONERAs Cap. 24 (páginas 244 a 250)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "o REINO das MONERAs Cap. 24 (páginas 244 a 250)"— Transcrição da apresentação:

1 o REINO das MONERAs Cap. 24 (páginas 244 a 250)
As bacérias e cianobactérias

2 AS BACTÉRIAS

3 Quem são elas? Reino representado pelas bactérias e algas azuis (cianobactérias). Os primeiros seres vivos a habitar o planeta. São organismos microscópicos que podem causar doenças em outros seres vivos, mas que também podem ser benéficos ao homem e à natureza.

4 Características gerais
Procariontes Unicelulares Possuem parede celular Possuem formato variado Podem muitas vezes formar grupos chamados colônias.

5 A célula das bactérias

6

7 Parede celular É uma estrutura que confere proteção à célula pela sua rigidez. Muitos antibióticos, incluindo a Penicilina e seus derivados, atacam especificamente a parede celular das bactérias.

8 Flagelo Algumas espécies bacterianas são móveis e possuem organelas de locomoção – flagelos. Existem bactérias que apresentam um único flagelo e outras com inúmeros flagelos.

9 Forma das bactérias Coco: De forma esférica ou subesférica.
Bacilo: Em forma de bastonete. Vibrião: Em forma de vírgula. Espirilo: De forma espiral/ondulada. Espiroqueta: Em forma acentuada de espiral.

10 O formato das bactérias
As bactérias são classificadas de acordo com a sua forma.

11 Reprodução das bactérias
A bactéria se reproduz assexuadamente, por simples divisão da célula ou sexuadamente, por troca de material genético entre duas bactérias.

12 Nutrição das bactérias
A maioria das bactérias se alimenta de substâncias orgânicas no meio ambiente, portanto são heterotróficas. Algumas bactérias realizam fotossíntese e fabricam suas substâncias orgânicas, portanto são autotróficas.

13 Respiração das bactérias
Algumas bactérias utilizam o oxigênio do ar e são chamadas de bactérias aeróbicas. Outras não dependem do oxigênio para conseguir energia, realizando a fermentação e, portanto, são chamadas de bactérias anaeróbicas.

14 Importância ecológica
Transformam substâncias orgânicas em substâncias minerais que são utilizadas pelas plantas; Organismos sapróbios, saprófagos ou saprófitos são aqueles que decompõem matéria orgânica de seres mortos.

15 Importância econômica
Indústria alimentícia

16 Associações ecológicas entre bactérias e outros organismos

17 Mutualismo Associação de bactérias com as raízes das leguminosas.
Trocam benefícios alimentares em que a bactéria ajuda no fornecimento de minerais para a planta e dela recebe açúcares produzidos na fotossíntese.

18 Mutualismo Bactérias que vivem no intestino humano.
Ajudam a proteger o intestino de bactérias causadoras de doenças. Fornecem vitamina K para o organismo humano.

19 Doenças causadas por bactérias

20 Infecções As bactérias podem produzir toxinas, que são nocivas para as células humanas. Se estas estiverem presentes em número suficiente e a pessoa a ser afetada não dispuser de uma imunização contra elas, o resultado é a doença.

21 Prevenção de doenças causadas por bactérias
Ferver água antes de beber; Lavar alimentos frescos ou passar álcool numa ferida; Esterilização dos instrumentos cirúrgicos ou dentários; Vacinação.

22 Os antibióticos São excelentes ferramentas no combate às bactérias patogênicas. Nem todas as bactérias são sensíveis ao mesmo antibiótico. Resistência bacteriana ocorre quando, dado o uso exagerado de antibióticos que anulam seus efeitos.

23 O combate às bactérias

24 Doenças bacterianas Meningite Febre tifóide Tétano Hanseníase Cólera

25 AS CIANOBACTÉRIAS

26 Características São microscópicas
Formam colônias de um metro de comprimento Possuem clorofila São azuladas (ciano = azul) ou avermelhadas Encontradas em água doce, salgada em terra úmida Realizam fotossíntese e fixam o nitrogênio do ar.


Carregar ppt "o REINO das MONERAs Cap. 24 (páginas 244 a 250)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google