A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propriedades Mecânicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propriedades Mecânicas"— Transcrição da apresentação:

1 Propriedades Mecânicas
Princípios da Ciência e Tecnologia dos Materiais Obtenção de Metais – Parte I

2 Introdução Mineral Minério Ganga
A crosta terrestre é uma mistura heterogênea, muito complexa, formada por silicatos, carbonatos, óxidos, sulfetos. Quando um desses materiais é encontrado em proporção constante, ele é chamado de mineral. Minério Caso apresente uma porcentagem de um certo elemento químico com interesse comercial e econômico, este é chamado de minério. Ganga As demais substâncias que compõem a mistura são consideradas impurezas e denominadas, genericamente, ganga.

3 Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Obtenção de metais Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.

4 Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Ouro Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc. Pepitas Na natureza, o ouro pode ser encontrado misturado na areia do quartzo, incrustado no quartzo ou, ainda, livre na forma de grãos, chamados pepitas. Levigação Quando misturado à areia (ganga), ele é separado por meio de levigação, na qual a água arrasta das partículas de areia, menos densas deixando depositados os grãos de ouro, mais densos, no fundo do recipiente (bateia). Lixiviação O minério é tratado com ácido num processo chamado de lixiviação que reage com o metal, mudando a fase de sólido para aquoso.

5 Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Ouro Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.

6 Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Ouro - Levigação Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.

7 Ouro – Lixiviação em pilhas
Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.

8 Ouro – Lixiviação em Pilhas.
Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.

9 Ouro – Lixiviação em Pilhas
Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.

10 Ouro – eletrodeposição
Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.

11 Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Ouro - trituração Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.

12 Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Ouro – moagem Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.

13 Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Ouro - fundição Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.

14 Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Ductibilidade Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc. A ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura. Materiais que suportam pouca ou nenhuma deformação no processo de ensaio de tração são considerados materiais frágeis. Um material dúctil é aquele que se deforma sob tensão cisalhante. Ouro, cobre e alumínio são metais muito dúcteis. O oposto de dúctil é frágil, quando o material se rompe sem sofrer grande deformação.

15 Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Maleabilidade Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc. A maleabilidade é uma propriedade que junto a ductilidade apresentam os corpos ao serem moldados por deformação. A diferença é que a ductibilidade se refere a formação de filamentos e a maleabilidade permite a formação de delgadas lâminas do material sem que este se rompa, tendo em comum que não existe nenhum método para quantificá-los. O elemento conhecido mais maleável é o ouro, que se pode malear até dez milésimos de milímetro de espessura. Também apresenta esta característica, em menor escala, o alumínio, tendo-se popularizado o papel de alumínio como envoltório conservante para alimentos, assim como na fabricação do Tetra Pak.

16 Ouro - Características
Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc. Podem-se obter lâminas finas, com espessura menor que 0,002 mm. Maleabilidade Com 1,0 gramas de ouro, pode-se obter um fio de 3,5 km. Ductibilidade

17 Contatos msc.marcelosilva@gmail.com prof.msilva@ufrj.br
Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc. aulasmarcelosilva.wordpress.com


Carregar ppt "Propriedades Mecânicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google