A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autor: Yusimi Lozada Valdés Orientadora: Maraiza Alves Freitas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autor: Yusimi Lozada Valdés Orientadora: Maraiza Alves Freitas"— Transcrição da apresentação:

1 Autor: Yusimi Lozada Valdés Orientadora: Maraiza Alves Freitas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à saúde de usuários hipertensos e/ou diabéticos na UBS Poço das Antas no município Poço das Antas-RS.  Autor: Yusimi Lozada Valdés Orientadora: Maraiza Alves Freitas Pelotas, 2015.

2 Introdução A primeira causa de mortalidade do país são as doenças cérebro-vasculares e cardiovasculares. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a Diabetes Mellitus (DM),são fatores de risco. Município: Poço Das Antas: (2017 hab.) Constituída por vales, limitada por Teutônia, Barão, Salvador do Sul e Maratá. Uma UBS, uma equipe de saúde e não tem ESF.

3 Fragilidades no Processo de Trabalho
Introdução A equipe é composta por: 1 Enfermeira (gerente da UBS, 3 médicos generalistas, 4 técnicas de enfermagem, 1 odontóloga,1 fisioterapeuta,1psicóloga, 1 nutricionista , 1 assistente social. Fragilidades no Processo de Trabalho Equipe atuando de forma fragmentada: sem planejamento e seguimento de protocolos adequadamente, atrasos nas consultas e baixa cobertura dos usuários hipertensos e diabéticos, poucas atividades nas comunidades.

4 Introdução Fragilidades no Processo de Trabalho:
Indicador de cobertura HAS:450-Total acompanhados HAS:120 (27%) Indicador de cobertura DM:129-Total acompanhados DM:50(39 %) Rotina de trabalho limitada na UBS: Entrega de medicamentos aos hipertensos e/ou diabéticos sem aproveitar e realizar consulta e acompanhamento aos mesmos. Visita domiciliar só aos acamados ou impossibilitados de locomover-se.

5 Objetivo Geral Melhorar a Atenção a Saúde dos Hipertensos e Diabéticos, na UBS Poço das Antas, munícipio Poço das Antas/RS.

6 Metodologia Organização e gestão do serviço. Engajamento público.
Protocolo de orientação do Ministério da Saúde de 2013 – Cadernos de Atenção Básica nº 7 protocolos de HAS e DM. Focamos as ações da intervenção nas 14 semanas de duração, nos quatro eixos: Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação da prática clínica. Monitoramento e avaliação dos serviços.

7 Metodologia Monitoramento e avaliação:
Monitorar o número de hipertensos e diabéticos cadastrados no Programa HIPERDIA. Cadastramos os usuários e preenchemos fichas espelho fornecidas pelo curso UFPEL e impressa com ajuda da Secretaria da Saúde. Revisamos os prontuários e registro de todas as consultas em prontuário próprio dos usuários. Os dados após coletados foram registrados na planilha de coleta de dados para análise dos indicadores. População de hipertensos maior de 20 anos. População de diabéticos maior de 20 anos.

8 Metodologia Na qualificação da prática clínica:
A intervenção iniciou com a capacitação da equipe sobre o protocolo do MS , busca ativa, medidas de orientação, técnicas de aferição de PA e dosagem de glicemia, técnica de medição TA, registro adequado e estratificação de risco. Organização e gestão do serviço: Garantir o registro dos usuários; melhorar seu acolhimento e garantir material adequado para a aferição da pressão arterial . Definir responsável de cada uma das ações. figura

9 Metodologia Engajamento Público: Informar a comunidade sobre:
Existência do Programa; Os fatores de risco; Importância de medir a pressão arterial; Periodicidade da realização de consultas; Exames clínicos e laboratoriais em dia; Disponibilidade de medicamentos; Orientação nutricional adequada, atividades físicas, risco do tabagismo e higiene bucal; Resultados da intervenção. figura

10 Metodologia A enfermeira foi responsável por palestras na sala de espera da unidade, orientando sobre os fatores de risco para estas doenças e a periodicidade das consultas e exames, além de medidas de prevenção . A médica realizou semanalmente uma palestra na comunidade, para informar a importância e periodicidade da realização das consultas e exames, além dos fatores de risco e como melhorar nossa saúde. figura

11 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Metas: 1.1 e 1.2 Cadastrar 50% dos hipertensos e diabéticos da área de abrangência no Programa HIPERDIA da unidade de saúde. figura Figura 1: Cobertura do Programa de Atenção ao Hipertenso na UBS. Fonte: Planilha de coleta de dados. Figura 2: Cobertura do Programa de Atenção ao Diabético na UBS Fonte: Planilha de coleta de dados.

12 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade de atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Metas: 2.1e 2.2 Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e diabéticos. figura Figura 3: Proporção de Hipertensos com exame clínico em dia de acordo com o protocolo. Fonte: Planilha de coleta de dados. Figura 4: Proporção de Diabéticos com exame clínico em dia de acordo com o protocolo. Fonte: Planilha de coleta de dados.

13 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade de atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Metas: 2.3e 2.4 Garantir a 100% dos hipertensos e diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. figura Figura 5: Proporção de Hipertensos com exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Fonte: Planilha de coleta de dados. Figura 6: Proporção de Diabéticos com exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Fonte: Planilha de coleta de dados

14 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade de atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Metas: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. figura Figura 7: Proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia priorizada. Fonte: Planilha de coleta de dados. Figura 8: Proporção de diabéticos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia priorizada. Fonte: Planilha de coleta de dados.

15 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade de atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Metas: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos e diabéticos. figura Figura 9: Proporção de hipertensos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico. Fonte: Planilha de coleta de dados. Figura 10: Proporção de diabéticos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico. Fonte: Planilha de coleta de dados.

16 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo: Melhorar a qualidade de atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Metas: Buscar 100% dos hipertensos e diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. figura Figura 11: Proporção de Hipertensos faltosos à consulta com busca ativa. Fonte: Planilha de coleta de dados. Figura 12: Proporção de Diabéticos faltosos à consulta com busca ativa. Fonte: Planilha de coleta de dados.

17 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 4: Melhorar registros das informações. Metas: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. figura Figura 13: Proporção de Hipertensos com registro adequado na ficha de acompanhamento. Fonte: Planilha de coleta de dados. Figura 14: Proporção de Diabéticos com registro adequado na ficha de acompanhamento. Fonte: Planilha de coleta de dados.

18 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Metas: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. figura Figura 15: Proporção de hipertensos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia. Fonte: Planilha de coleta de dados. Figura 16: Proporção de diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia. Fonte: Planilha de coleta de dados.

19 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos. Metas: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos e diabéticos. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários hipertensos e diabéticos. Figura 17: Proporção de hipertensos com orientação nutricional sobre alimentação saudável e com orientação sobre a prática de atividade física regular. Fonte: Planilha de coleta de dados. Figura 18: Proporção de diabéticos com orientação nutricional sobre alimentação saudável e com orientação sobre a prática de atividade física regular. Fonte: Planilha de coleta de dados.

20 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos. Metas: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos e diabéticos. Figura 19: Proporção de hipertensos que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo. Fonte: Planilha de coleta de dados. Figura 20: Proporção de diabéticos que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo. Fonte: Planilha de coleta de dados.

21 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos. Metas: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos e diabéticos. Figura 21: Proporção de hipertensos que receberam orientação sobre higiene bucal. Fonte: Planilha de coleta de dados. Figura 22: Proporção de diabéticos que receberam orientação sobre higiene bucal. Fonte: Planilha de coleta de dados.

22 Importância da implementação da intervenção :
Equipe: Unidade e organização do trabalho. (Capacitação, dedicação, integralidade, continuidade dos serviços )

23 Importância da implementação da intervenção:
Serviço: Mudar a estratégia de trabalho (Melhorar capacidade de gerenciar). Melhora dos registros, controle nas consultas, adequado exame clinico, laboratorial, estratificação de risco e atividades de promoção.(qualidade).

24 Importância da implementação da intervenção :
Comunidade: Participação social, conhecimentos, interagir nas visitas domiciliares, intercâmbio com líderes comunitários.

25 Nível de incorporação da intervenção a rotina do serviço:
Já foram incorporadas todas as ações que realizamos na intervenção como rotina do trabalho para melhorar a saúde dos usuários e comunidade em geral. A partir deste projeto, implementar outros programas na UBS como o Programa de Pré-natal, Saúde do idoso, Saúde da mulher e adolescentes e outros de acordo com as necessidades da comunidade. Continuar cumprindo com os atributos e funções da APS: Integralidade; Focalização na família; Orientação comunitária; Resolutividade; Sempre trabalhar em equipe.

26 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
Novidade do curso a distância. Atualização de nossos conhecimentos, a adoção dos protocolos instituídos no Brasil. Conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde - SUS. Intervenção muito trabalhosa. Para a equipe de trabalho foi uma possibilidade de novas formas de trabalho onde prioriza o intercâmbio de opiniões. A melhor experiência foi trabalhar com a comunidade.

27 Agradecimento, pode acrescentar uma foto que queira ou apenas um Obrigada.


Carregar ppt "Autor: Yusimi Lozada Valdés Orientadora: Maraiza Alves Freitas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google