A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções fundamentais dos primeiros filósofos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções fundamentais dos primeiros filósofos"— Transcrição da apresentação:

1 Noções fundamentais dos primeiros filósofos
Logos, Cosmo e Physis

2 Importância dos primeiros filósofos
Elaboraram um conjunto de noções que inaugurou a tradição cultural do Ocidente e que está presente ainda hoje na nossa maneira de compreender a realidade, apesar das profundas transformações ocorridas no pensamento ao longo dos séculos.

3 LOGOS

4 Logos: origem grega da palavra razão
Logos  razão (capacidade de compreender algo racionalmente)  discurso racional (explicação em que razões são dadas)

5 Capacidade de compreender e explicar racionalmente o mundo  não é fruto de uma inspiração artística ou revelação divina, mas apenas a aplicação do pensamento humano no entendimento da natureza. Se é possível compreender e explicar racionalmente a natureza é porque ela mesma está, em alguma medida, ordenada racionalmente. Daí os primeiros filósofos afirmarem que também a natureza tem um logos.

6 Heráclito escreve sobre o logos
“Ainda que tudo ocorra de acordo com o logos, os homens parecem não ter dele nenhum conhecimento. Ignoram o que fazem quando acordados, assim como esquecem o que fazem durante o sono.”  “Apesar de o logos ser o comum, a grande multidão vive como se cada um tivesse um entendimento próprio.” “A alma possui um logos que aumenta a si próprio.”

7 COSMOS

8 Cosmo Originalmente, o termo indicava ordem, harmonia, beleza. Pitágoras foi o primeiro que utilizou o termo para se referir ao Universo. COSMO  realidade (mundo natural e espaço celeste) ordenada de acordo com um princípio racional. Oposto a CAOS que significa falta de ordem. Para os gregos era o estado anterior à organização. Cosmologia: explicação racional do mundo natural e espaço celeste; teoria geral da natureza e do funcionamento do universo.

9 PHYSIS

10 PHYSIS  natureza (compreendida como um eterno movimento e não como um conjunto de elementos estáticos); Objeto de investigação dos primeiros filósofos: a physis, o cosmo; Buscavam uma explicação causal dos processos e dos fenômenos naturais se valendo de causas puramente naturais; Aristóteles chamou os primeiros filósofos de PHYSIÓLOGOS.


Carregar ppt "Noções fundamentais dos primeiros filósofos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google