A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas reguladores no ser humano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas reguladores no ser humano"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas reguladores no ser humano
Sistema nervoso e endócrino

2 Sistema nervoso O sistema nervoso é formado pelo encéfalo, medula espinhal e nervos. O encéfalo e a medula espinhal foram o sistema nervoso central (SNC). Os nervos formam o sistema nervoso periférico (SNP).

3

4 Os neurônios e os impulsos nervosos
Os neurônios são as principais células do sistema nervoso. Os neurônios tem a função de produzir e transmitir os impulsos nervosos. São células extremamente complexas e especializadas e incapazes de se dividir ou regenerar. O impulso nervoso é unidirecional que segue o seguinte padrão: Dendritos Corpo celular Axônio Terminações

5

6 Sinapses e neurotransmissores
Região de comunicação entre dois neurônios. Não existe contato entre os neurônios. Os impulsos nervosos são transmitidos de um neurônio a outro por substâncias denominadas de neurotransmissores. O impulso nervoso estimula a liberação de vesículas contendo neurotransmissores. O neurotransmissor atravessa o espaço entre os dois neurônios e, ao entrar em contato com o dendrito do neurônio seguinte, estimula a produção de um novo impulso nervoso.

7

8 O sistema nervoso central
Constituído pelo encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco) e pela medula espinhal. O cérebro é o maior órgão do encéfalo e está dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo, que são ligados por fibras nervosas presentes no corpo caloso. Cada área do cérebro é responsável por detectar sensações e promover ações distintas. A parte mais superficial do córtex cerebral (parte mais externa) é formada pela substância cinzenta (corpos neurais). Abaixo da camada de substância cinzenta há a substância branca, formada por fibras nervosas (axônios e terminações).

9 Interpreta as sensações percebidas pelo corpo
Pensamento e movimentos Forma as imagens captadas pelos olhos Relação entre odores, sabores e memória

10

11 Hipotálamo: regula a fome, sede, temperatura corporal, sono e produtor de hormônios reguladores da hipófise. Cerebelo: Controle do equilíbrio corporal e pela manutenção do tônus muscular. Bulbo: Centro cardiorrespiratório, controle da tosse, espirro ou vômito. Ponte: estabelece a ligação entre cerebelo e bulbo

12 A medula espinhal É um cordão nervoso de aproximadamente 40 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro, começa no tronco cefálico e vai até praticamente o fim da coluna vertebral. Sua função é fazer a comunicação do encéfalo com o restante do corpo. Na medula a substância cinzenta fica na parte interna, em forma de H e a substância branca na parte externa. A medula está protegida pela coluna espinhal e pela caixa craniana. Além dos ossos, tanto a medula quanto o encéfalo estão envolvidos em três camadas de tecidos chamadas meninges, que são: Dura-máter: Meninge mais externa, em contato direito com os ossos, é mais firme e resistente. Aracnoide: camada central, que faz a ligação entre a dura-máter e a pia-máter. Pia-máter: meninge que está em contato direto com o SNC e é mais delicada e frágil e rica em vasos sanguíneos.

13

14 Sistema nervoso periférico
Formado basicamente pelos nervos. Existem três tipos de nervos: os sensoriais, motores e mistos. Os nervos sensoriais transmite informações do corpo para o SNC. Os nervos motores transmitem a resposta do SNC para o órgãos efetores (músculos ou glândulas). Os mistos desempenham as duas funções. O SNP é dividido em somático e autônomo. As ações voluntárias são controladas pelo SNP somático e as involuntárias pelo SNP autônomo. O SNP autônomo pode ser dividido em dois tipos: simpático e parassimpático, que agem de forma antagônica.

15

16 Ato reflexo e arco reflexo
Conjunto de reações e conduções de estímulos que culminam em uma reação involuntária. O arco reflexo é o conjunto de estímulos que segue o seguinte padrão: O impulso parte da região estimulada sendo conduzido por um nervo sensitivo até a medula, na medula o impulso é interpretado e um novo impulso é gerado e levado por um nervo motor até o músculo, gerando uma reação. Ao mesmo tempo a medula envia um impulso até o cérebro. Por essa razão muitas vezes a reação ocorre antes mesmo de tomarmos consciência do que aconteceu.

17 Sistema endócrino Atua transmitindo informações e comando através de hormônios. Hormônios são substâncias produzidas por uma glândula e liberados na corrente sanguínea e atuam sobe um órgão-alvo, regulando seu funcionamento. Existem três tipos de glândulas e somente dois tipos produzem hormônios. Glândulas endócrinas: produzem somente hormônios. Ex.: Hipófise. Glândulas exócrinas: não produzem hormônios e seu conteúdo é lançado fora do corpo ou em uma cavidade. Ex.: Glândula sudorípara. Glândulas mistas: possuem função de glândula exócrina e endócrina. Ex.: pâncreas.

18 Principais glândulas endócrinas/mistas do corpo.
Hipófise: Localiza-se na base do crânio e possui o tamanho de uma ervilha. Produz hormônios e controlam a função de outras glândulas. Conhecida como glândula-mãe. A hipófise apresenta duas porções: a adeno-hipófise (anterior) e a neuro-hipófise (posterior).

19 Hormônios da adeno-hipófise
Somatotrófico (STH): hormônio do crescimento, estimula o crescimento de ossos, cartilagens e músculos. Tireotrófico (TSH): atua estimulando a glândula tireóide. Adrenocorticotrófico (ACTH): Atua regulando a atividade das glândulas suprarrenais ou adrenais. Gonadotróficos ou foliculestimulante(FSH): atua sobre as gônadas estimulando a produção de espermatozoides ou estimula a maturação do óvulo. Prolactina: estimula a produção de leite.

20

21 Hormônios da neuro-hipófise
A neuro-hipófise armazena e secreta hormônios produzidos pelo hipotálamo. Os hormônios são: Ocitocina: estimula as contrações do útero durante o parto. Antidiurético (ADH): estimula a reabsorção de água pelos capilares do néfron, evitando a perda excessiva de água.

22 Tireoide Localiza-se na parte frontal da traqueia e produz os hormônios T3 e T4, que regulam o metabolismo celular. O mal funcionamento da tireoide pode ocasionar problemas, tais como: Hipertireoidismo: produção excessiva de hormônios que causa: emagrecimento, insônia, agitação e exoftalmia. Hipotireoidismo: produção insuficiente de hormônios, nas crianças compromete o desenvolvimento físico e mental, nos adultos ocasiona o aumento de peso, raciocínio e movimentos lentos e cansaço excessivo. Ambos podem ocasionar o bócio, que é o aumento acentuado da glândula tireoide.

23

24 Paratireoides Pequenas glândulas encontradas atrás da tireoide e que produzem o paratormônio (PTH) e que regula a concentração de cálcio no sangue. Ele é responsável de retirar o cálcio do intestino e dos ossos para o sangue.

25 Suprarrenais (adrenais)
Localizam-se logo acima dos rins. Produzem adrenalina e noradrenalina, que são responsáveis pelo aumento do ritmo cardíaco, aumento da pressão sanguínea, dilatação das pupilas e dos brônquios. Produzem também os corticoides que estão relacionados com a regulação dos processos inflamatórios. Além dos androgênios, incluindo a testosterona.

26 Pâncreas A parte endócrina do pâncreas secreta o glucagon e a insulina, que são responsáveis pela manutenção dos níveis de açúcar do sangue. A insulina leva a glicose em direção as células. O glucagon leva a insulina ao sangue.


Carregar ppt "Sistemas reguladores no ser humano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google