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A SEGUNDA VINDA DE JESUS E O MILÊNIO NA ESCATOLOGIA CRISTÃ

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Apresentação em tema: "A SEGUNDA VINDA DE JESUS E O MILÊNIO NA ESCATOLOGIA CRISTÃ"— Transcrição da apresentação:

1 A SEGUNDA VINDA DE JESUS E O MILÊNIO NA ESCATOLOGIA CRISTÃ
Escatologia Bíblica A SEGUNDA VINDA DE JESUS E O MILÊNIO NA ESCATOLOGIA CRISTÃ Prof. Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento

2 REFLEXÃO “Senhor, tu o farás.
Expulsarás toda a noite e toda a escuridão, serás o vencedor final, e todo o mundo será teu. Quando o grande dia de luz irromper: que alegria será!”. Johann Christoph Blumhardt, Prof. Roney Ricardo Site Teologia & Discernimento

3 SUMÁRIO O que é a Segunda Vinda de Jesus e o Milênio?
Na perspectiva Amilenista. Na perspectiva Pós-Milenista. Na perspectiva Pré-Milenista. Prof. Roney Ricardo Site Teologia & Discernimento

4 I. O QUE É A SEGUNDA VIDA DE JESUS E O MILÊNIO?
A Segunda Vinda de Jesus É um evento que ocorrerá no futuro, segundo a Palavra de Deus. Ela é mencionada vezes nas Escrituras. No Novo Testamento, por mais de 300 vezes, numa média de um versículo a cada 26, é referida. Prof. Roney Ricardo Site Teologia & Discernimento

5 I. O QUE É A SEGUNDA VIDA DE JESUS E O MILÊNIO?
Uma era de paz e prosperidade entre os homens, onde Cristo será o governante sobre as nações. Em linhas gerais, tanto na visão amilenista, como na pós-milenista e pré-milenista, indica o senhorio de Cristo sobre a humanidade. Prof. Roney Ricardo Site Teologia & Discernimento

6 II. NA PERSPECTIVA AMILENISTA
Para os amilenistas, a Segunda Vinda de Cristo ocorrerá num evento só e, portanto, não há duas fases. A ressurreição de crentes e descrentes ocorrerá neste evento. Aqui também ocorrerá o julgamento de Cristo. O Milênio representa a era presente da Igreja, isto é, a passagem de Apocalipse O Milênio, nesta compreensão, não está por vir, e portanto, precede a Segunda Vinda de Jesus. Prof. Roney Ricardo Site Teologia & Discernimento

7 II. NA PERSPECTIVA AMILENISTA
O Milênio será encerrado por ocasião da Segunda Vinda de Jesus. Os crentes haverão de comparecer perante o Tribunal de Cristo nesta ocasião. Esse julgamento será apenas no que tange à recompensa dos salvos (nisso concorda com a posição Pré-Milenista Dispensacionalista). O Novo Céu e a Nova Terra começam a partir daqui. Prof. Roney Ricardo Site Teologia & Discernimento

8 III. NA PERSPECTIVA PÓS-MILENISTA
Cristo retorna após o Milênio. O Milênio também se encerra com a Vinda de Cristo. Cristo retorna ao final deste período de paz e prosperidade sob a influência do Evangelho. O Reino de Cristo está presente de modo terreno. Cristo reina no coração dos homens. O Milênio não é literal. Prof. Roney Ricardo Site Teologia & Discernimento

9 Uma nota interessante sobre o Pós-Milenismo
As Confissões de Augsburg e Westminster são basicamente pós-milenistas, conforme indica Erickson (2010: 72). Foi uma posição que prevaleceu durante muito tempo na Igreja, vindo a perder bastante força no século 20, considerando questões relacionadas à História. Dito de outra forma, o pós-milenismo acaba não encontrando suporte na História, isto é, nos fatos históricos. Prof. Roney Ricardo Site Teologia & Discernimento

10 IV. NA PERSPECTIVA PRÉ-MILENISTA
Cristo retorna antes do Milênio. O Milênio inicia com a Vinda de Cristo. Cristo retorna ao final da Grande Tribulação para instaurar o Milênio. O Milênio será literal. Cristo reinará à partir de Jerusalém sobre as nações, regendo-as com vara de ferro. O Milênio terminará com uma última revolta de Satanás e das nações contra Cristo, revolta que será esmagada pelo Senhor. Prof. Roney Ricardo Site Teologia & Discernimento

11 O mundo não tem ingerência
IV. NA PERSPECTIVA PRÉ-MILENISTA Diferenças entre o Arrebatamento e a Manifestação de Cristo na perspectiva pré-milenista dispensacional. Arrebatamento Manifestação Invisível Visível O mundo não tem ingerência Para o mundo todo. Rápida Lentamente

12 IV. NA PERSPECTIVA PRÉ-MILENISTA
É importante lembrar que o Pré-Milenismo está dividido em duas categorias principais: o Clássico ou Histórico e o Pré-tribulacionista, ou pré-milenismo dispensacionalista. No Clássico (ponto de vista defendido desde os primórdios da Igreja), não há duas fases da Segunda Vinda de Jesus. O Clássico abarca também teólogos que entendem o Milênio de forma literal e teólogos que entendem ser simbólico. Prof. Roney Ricardo Site Teologia & Discernimento

13 Referências COZZER, Roney R. Escatologia Bíblica: uma disciplina confortadora para a igreja. ES: [s.n], 2015. ERICKSON, Millard J. Escatologia: a polêmica em torno do Milênio. Trad.: Gordon Chown. Márcia Pekkala Barrios Medeiros. São Paulo: Vida Nova, 2010. GRUDEM, Wayne A. Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 1999.


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