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Jhoni Conzatti – Acadêmico Mauro Marcelo Mattos - Orientador

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Apresentação em tema: "Jhoni Conzatti – Acadêmico Mauro Marcelo Mattos - Orientador"— Transcrição da apresentação:

1 Jhoni Conzatti – Acadêmico Mauro Marcelo Mattos - Orientador
SISTEMA DE APOIO A DECISÃO EM MARKETING BASEADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA Jhoni Conzatti – Acadêmico Mauro Marcelo Mattos - Orientador

2 Roteiro Introdução/Objetivos Fundamentação Teórica
Desenvolvimento do Sistema Conclusão/Extensões

3 Introdução Organizações Informações Competitividade Tomada de decisão
Marketing + Informação Informações Valiosas Despercebidas (implícita)

4 Introdução Como perceber a informação implícita?
Aproximar da realidade cotidiana Mostrar no tempo e no espaço Mapa geográfico + período de tempo

5 Objetivos Desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) em marketing, que comtemple a junção das bases de dados de um Sistema de Gestão (SG) com os recursos de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) Disponibilizar um SADE em marketing Validar o sistema proposto através de um estudo de caso

6 Fundamentação Teórica
Sistemas de Apoio a Decisão Sistemas de Apoio a Decisão Espacial Sistemas de Informação Geográfica Tomada de Decisão em Marketing GeoTools: Geographyc Information System Toolkit Trabalhos Correlatos

7 Sistemas de Apoio a Decisão
Segundo Cabral (2001) os SAD “são sistemas interativos, baseados em computadores, que têm como objetivo principal ajudar os decisores utilizar os dados e modelos para identificar e resolver problemas, assim como a tomar decisões”. Não substituem o gestor, apenas o auxiliam

8 Sistemas de Apoio a Decisão Espacial
Segundo Rafaeli Neto (2004) “tecnologias SADE resultariam da união de tecnologias SIG com tecnologias SAD”.

9 Sistemas de Informação Geográfica
Segundo Câmara Neto (1995) os SIG “é um sistema de informação baseado em computador que permite capturar, modelar, manipular, recuperar, consultar, analisar e apresentar dados geograficamente referenciados”.

10 Tomada de Decisão em Marketing
Segundo Shimoyama e Zela (2003) “O marketing representa muito mais do que ferramentas de promoção e vendas; trata-se de uma filosofia dentro das organizações, filosofia esta que tem no cliente a principal razão da existência da organização”. Tomada de decisão em marketing + localização geográfica Geomarketing

11 GeoTools: Geographyc Information System Toolkit
Biblioteca, código aberto, desenvolvido em Java. Possui recursos para desenvolvimento de um SIG. Especificações da Open Geospatial Consortium (OGC) e da International Organization for Standardization (ISO).

12 GeoTools: Geographyc Information System Toolkit
Interpreta arquivos Shape File Format (SHP). Armazenam atributos espaciais em um conjunto de dados em arquivos Dbase Format (DBF). Armazenam uma geometria não topológica (ganhos em velocidade e processamento).

13 Trabalhos Correlatos Sistema de Informação Geográfica para Apoio a Decisão no Combate a Incêndio (GONÇALVES, 2005). Sistema de Apoio à Decisão em Marketing com a Utilização de Ferramentas de Geoprocessamento (ISHIHARA, 2006). WorkMap.

14 Desenvolvimento do Sistema
Descrição do Sistema Desenvolvido Especificação do Sistema Desenvolvido Implementação do Sistema Desenvolvido Resultados e Discussão

15 Descrição do Sistema Desenvolvido
Informações em relatórios alfanuméricos (implícita) Trazer a informação para próximo da realidade cotidiana Mostrar a informação no tempo e no espaço Usabilidade: o gestor responde “o que?”, “onde?” e “quando?”

16 Especificação – Requisitos Funcionais
Na ferramenta Enterprise Architect

17 Especificação – Requisitos Não Funcionais
Na ferramenta Enterprise Architect

18 Especificação – Diagrama de Casos de Uso
Na ferramenta Enterprise Architect

19 Especificação – Modelo de Entidade e Relacionamento
Na ferramenta Enterprise Architect

20 Especificação – Diagrama de Classes
Na ferramenta Enterprise Architect

21 Implementação Carga do sistema Troca de arquivos
Formato preestabelecido

22 Implementação Armazena dados georereferenciados em arquivo Dbase Format (Shape File Format). Usuário seleciona parâmetros para a criação do mapa (o que, onde e quando). O sistema monta um comando SQL. O sistema transporta o resultado do comando SQL para o arquivo DBF.

23 Implementação Montagem de comando SQL

24 Implementação Carregamento do arquivo DBF

25 Implementação Coloração do mapa
Legenda com seis cores diferentes (branco, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho) Atribui um intervalo de valores a cada cor da legenda

26 Implementação Montagem da legenda

27 Implementação Exibindo o mapa na tela

28 Operacionalidade Tela principal

29 Operacionalidade Respondendo “o que?”

30 Operacionalidade Respondendo “onde?”

31 Operacionalidade Respondendo “quando?”

32 Operacionalidade O resultado

33 Operacionalidade Comparando dois períodos

34 Resultados e Discussão
Requisitos implementados e objetivos atendidos Comparação com trabalhos correlatos Gonçalves (pontos de abastecimento para corpo de bombeiros) Ishihara (integrado a sistema de gestão específico – Nutrisis) WorkMap (sistema comercial, sem analise histórica)

35 Conclusões Objetivos atendidos Biblioteca GeoTools foi adequada
Sistema capaz de mostrar as informações de marketing em mapas geográficos

36 Extensões Possibilidade de acesso do sistema por meio de dispositivo móvel Possibilidade de acesso do sistema por meio da internet Possibilidade de visualizar a informação agrupada em um tipo de região geográfica menor que a divisão municipal

37 Obrigado!


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