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Acadêmica: Shaiane Mafra Casa Orientador: Jacques Robert Heckmann 07/2013 PROTÓTIPO DE APLICAÇÃO PARA O PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS EM DISPOSITIVOS.

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1 Acadêmica: Shaiane Mafra Casa Orientador: Jacques Robert Heckmann 07/2013 PROTÓTIPO DE APLICAÇÃO PARA O PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PLATAFORMA ANDROID

2 Roteiro  Introdução  Fundamentação teórica  Desenvolvimento  Resultados e discussões  Conclusão  Extensões  Demonstração

3 Roteiro  Introdução  Fundamentação teórica  Desenvolvimento  Resultados e discussões  Conclusão  Extensões  Demonstração

4 Introdução  Contextualização  Objetivos

5 Introdução  Contextualização  Objetivos

6 Contextualização Introdução  Com o avanço da tecnologia e os inúmeros dispositivos;  a crescente dificuldade de transitar pelas cidades;  as empresas que efetuam entregas por via terrestre, viram que podem aperfeiçoar suas entregas;  agilizar este tipo entrega é o objetivo de estudo do PRV ;

7 Introdução  Contextualização  Objetivos

8 Objetivos Introdução  Disponibilizar um aplicativo executável em dispositivos móveis, que apresente uma alternativa de resolução para o problema de entregas terrestres;  disponibilizar uma interface para que o usuário visualize o mapa com a rota;  implementar o algoritmo de Dijkstra;  implementar a comunicação entre o dispositivo móvel e o servidor utilizando o protocolo REST.

9 Roteiro  Introdução  Fundamentação teórica  Desenvolvimento  Resultados e discussões  Conclusão  Extensões  Demonstração

10 Fundamentação Teórica  O Problema de Roteamento de Veículos (PRV)  Algoritmo de Dijkstra  Desenvolvimento de aplicações para smartphone  Protocolo Representational State Transfer (Rest)  Trabalhos correlatos

11 Fundamentação Teórica  O Problema de Roteamento de Veículos  Algoritmo de Dijkstra  Desenvolvimento de aplicações para smartphone  Protocolo Rest  Trabalhos correlatos

12 O Problema de Roteamento de Veículos Fundamentação Teórica Depósito

13 Fundamentação Teórica  O Problema de Roteamento de Veículos  Algoritmo de Dijkstra  Desenvolvimento de aplicações para smartphone  Protocolo Rest  Trabalhos correlatos

14 Algoritmo de Dijkstra Fundamentação Teórica

15  O Problema de Roteamento de Veículos  Algoritmo de Dijkstra  Desenvolvimento de aplicações para smartphone  Protocolo Rest  Trabalhos correlatos

16 Desenvolvimento de aplicações para smartphone Fundamentação Teórica Características importantes a considerar:  Kit SDK para Android;  processamento limitado;  adaptação da tela;  não está preso a um hardware específico.

17 Fundamentação Teórica  O Problema de Roteamento de Veículos  Algoritmo de Dijkstra  Desenvolvimento de aplicações para smartphone  Protocolo Rest  Trabalhos correlatos

18 Protocolo Rest Fundamentação Teórica  É uma técnica de engenharia de software para sistemas distribuídos como a world wide web (WWW);  é um estilo de arquitetura para criar aplicativos cliente/servidor;  vê cada aplicação web como um conjunto de recursos;  é possível aplicar várias ações sobre um recurso:  put - cria ou atualiza o conteúdo do recurso;  get - busca o conteúdo do recurso;  delete - apaga o conteúdo do recurso.

19 Fundamentação Teórica  O Problema de Roteamento de Veículos  Algoritmo de Dijkstra  Desenvolvimento de aplicações para smartphone  Protocolo Rest  Trabalhos correlatos

20 Trabalhos correlatos Fundamentação Teórica Arakaki Título:  O Problema de Roteamento de Veículos e algumas metaheurísticas. Objetivo:  Resolver o PRV utilizando o algoritmo de Busca Tabu.

21 Trabalhos correlatos Fundamentação Teórica Campos Título:  Integração dos problemas de carregamento e roteamento de veículos com janela de tempo e frota heterogênea. Objetivo:  Resolver o PRV utilizando a heurística de Clarke e Wright.

22 Trabalhos correlatos Fundamentação teórica CaracterísticasArakakiCampos Ano publicação 19982008 Função objetivo DistânciaDistância, Tempo Veículos Um ou mais Depósitos UmUm ou mais Plataforma-- AlgoritmoBusca TabuHeurística de Clarke e Wright Modificações no algoritmo utilizado Sim

23 Roteiro  Introdução  Fundamentação teórica  Desenvolvimento  Resultados e discussões  Conclusão  Extensões  Demonstração

24 Desenvolvimento  Especificação  Técnicas e ferramentas utilizadas  Operacionalidade

25 Desenvolvimento  Especificação  Técnicas e ferramentas utilizadas  Operacionalidade

26 Especificação Desenvolvimento Requisitos funcionais O aplicativo deverá:  disponibilizar uma interface para o usuário criar um plano de destino;  disponibilizar uma interface para o usuário selecionar os endereços;  disponibilizar uma interface para o usuário informar os destinos;  realizar o cálculo da menor rota para um plano de destino;  exibir uma interface para apresentar a rota calculada;  exibir uma interface para apresentar o mapa com a solução encontrada. *Plano de destino

27 Especificação Desenvolvimento Requisitos não funcionais O aplicativo deverá:  armazenar e gerenciar os dados no banco de dados SqlServer ;  ser implementado utilizando o ambiente de desenvolvimento Genexus;  deverá ser compatível com dispositivos móveis que utilizam a plataforma android.

28 Especificação Desenvolvimento Diagrama de caso de uso

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30 Especificação Desenvolvimento Diagrama de implantação

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32 Especificação Desenvolvimento Diagrama de classe

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34 Desenvolvimento  Especificação  Técnicas e ferramentas utilizadas  Operacionalidade

35 Técnicas e ferramentas utilizadas Desenvolvimento  GenexusX Evolution 2 na versão 10.2 (Estudante) (desenvolvimento)  NetBeans IDE 7.3 (Gratuito) (desenvolvimento)  Microsoft SQL Server Management Studio versão 11.0 (Gratuito)...(armazenamento)  Enterprise Architect 9.0 (Trial) (especificação)  Android Development Tools (Gratuito) (simulador)

36 Desenvolvimento  Especificação  Técnicas e ferramentas utilizadas  Operacionalidade

37 Operacionalidade Desenvolvimento

38 Roteiro  Introdução  Fundamentação teórica  Desenvolvimento  Resultados e discussões  Conclusão  Extensões  Demonstração

39 Resultados e discussões  Resultados  Trabalhos correlatos

40 Resultados e discussões  Resultados  Trabalhos correlatos

41 Resultados Resultados e discussões  Na proposta foram apresentados dois testes e foram criados dois plano de destinos diferentes;  a seguir será apresentado somente um teste.

42 Resultados Resultados e discussões  Endereços do plano de destino Ordem de inserção EndereçoNome dos pontos 1 Rua Mariana Zabelponto A 2 Rua Doutor Paulo Aldingerponto B 3 Rua Frederico Jensenponto C 4 Rua Dois de Setembroponto D 5 Rua Professor Max Humplponto E 6 Rua Mariana Zabelponto F

43 Resultados Resultados e discussões  Rota gerada aplicativoGoogle Maps

44 Resultados Resultados e discussões  Mapa gerado Google Mapsaplicativo

45 Resultados Resultados e discussões  Resultado da rota gerada Google MapsAplicativo Mesma ordem de inserção dos endereços Rota gerada é idêntica a ordem de inserção Rota gerada é diferente a ordem de inserção Não efetua o cálculo do menor caminho Efetua o cálculo do menor caminho Não reordenaReordena os endereços A ordem de inserção determina a rota A ordem de inserção não determina a rota Percurso total gerado é de 37,6 km Percurso total gerado é de 21,9 km

46 Resultados e discussões  Resultados  Trabalhos correlatos

47 Trabalhos correlatos Resultados e discussões  Resolução do PRV CaracterísticasArakakiCamposMafra Ano publicação199820082013 Função objetivoDistânciaDistância, TempoDistância VeículosUm ou mais Um DepósitosUmUm ou maisUm Plataforma--Móvel Apresentação de mapa--Sim Integração com Api Google--Sim Utilização de Web Server--Sim AlgoritmoBusca TabuHeurística de Clarke e Wright Dijsktra Modificações no algoritmo utilizado Sim

48 Roteiro  Introdução  Fundamentação teórica  Desenvolvimento  Resultados e discussões  Conclusão  Extensões  Demonstração

49 Conclusão Resultados obtidos:  simplicidade nas operações;  auxiliar na tomada de decisão na escolha da menor rota;  oferecer uma boa relação custo-benefício para o usuário;  minimizar a distância total percorrida.

50 Conclusão Dificuldades superadas:  emulador Android muito lento e com baixo desempenho;  limitação da ferramenta Genexus para smartphone;  API do Google em Genexus muito limitada;  importação da base de dados de endereços.

51 Roteiro  Introdução  Fundamentação teórica  Desenvolvimento  Resultados e discussões  Conclusão  Extensões  Demonstração

52 Extensões  Desenvolvimento de um modulo para acompanhamento das entregas;  implementação de envio de mensagem de texto para o cliente a ser visitado;  possibilitar o usuário a alterar a rota durante a apresentação da mesma.

53 Roteiro  Introdução  Fundamentação teórica  Desenvolvimento  Resultados e discussões  Conclusão  Extensões  Demonstração

54 Demonstração  De forma prática, diretamente no smartphone.

55 Obrigada! FIM


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