A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Lenda da Lagoa dos Barros

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Lenda da Lagoa dos Barros"— Transcrição da apresentação:

1 A Lenda da Lagoa dos Barros
Recriação de Marília Francisco Ilustração – Imagens do Google

2 Quem nunca foi a Osório ou a Tramandaí não conhece a Lagoa dos Barros
Quem nunca foi a Osório ou a Tramandaí não conhece a Lagoa dos Barros. Mas quem já foi, conhece-a muito bem, mas talvez ainda desconheça os seus mistérios. A Lagoa dos Barros é aquela enorme lagoa de onde se avista o parque eólico, ou, no popular, os cata-ventos. Esta lagoa se formou há mais de cinco mil anos e está ligada pelo subterrâneo ao mar, o que justifica sua cor turva.

3 Em noites de lua minguante, maré baixa, minuano forte e muita neblina, é possível se ouvir através do uivo do vento o tilintar de um sino que nos lembra ser como o de uma igreja.

4

5

6 Após ouvir o toque do sino, quem para de pé em frente à lagoa para observar, poderá ver vindo em sua direção, cortando as brumas, ninfas montadas em cavalos brancos e, logo atrás, eis que surge um navio todo iluminado como muitas pessoas em festa.

7

8

9 Conforme o navio se aproxima, percebe-se homens e mulheres vestidos à moda do gaúcho do início do século XX, ouve-se a gaita, risadas, cantorias e palmas.

10 Logo atrás do navio, vai se tornando a cada minuto mais nítida a visão de uma cidade

11 onde há uma igreja e à sua frente seus padres

12 E muitas pessoas que, aparentemente, estão em procissão, o que se imagina pela iluminação de velas nas mãos de cada uma.

13 Conta uma história que este navio era de um casal de nobres gaúchos que em 09/09/1909, numa quinta feira, reuniu toda a família e todos os amigos em seu navio na praia de Osório para passarem o fim de semana em alto mar comemorando o seu 36º aniversário de casamento. O próprio navio tinha sido comprado pelo marido à esposa em presente a esta data, como homenagem, o navio foi batizado de Por toda a Eternidade. Por toda a Eternidade

14 Contudo, houve à meia-noite uma forte tempestade que fez com que o navio desaparecesse sem deixar vestígios. Até hoje, nunca encontraram nenhum corpo, ou qualquer parte do navio desaparecido.

15 Alguns antigos moradores locais falavam sobre um redemoinho mortal que havia tanto em alto mar de Osório quanto na Lagoa dos Barros, quem caísse nesses redemoinhos poderia ficar para todo o sempre perdido no Além-Mar.

16 O navio se aproxima da orla como se desfilasse e torna a voltar para a mesma direção de onde surgiu, tornando a desaparecer mesclando-se à cidade em meio às brumas que tornam a se fechar pelas ninfas cavaleiras dos ventos.

17


Carregar ppt "A Lenda da Lagoa dos Barros"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google