Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVictor Lobo Castilho Alterado mais de 6 anos atrás
1
Professora Responsável: Prof.ª M.ª MARIA INÊS MIQUELETO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE IBITINGA – FAIBI/UNESP HTPC – 30/08/2016 Professora Responsável: Prof.ª M.ª MARIA INÊS MIQUELETO
2
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO 1º Encontro Proficiências leitora e escritora: introdução
3
ALFABETIZAR visão tradicional
Ler = decodificar Escrever = codificar depois funções da escrita “Alfabetização é um processo que possibilita o domínio da tecnologia de escrita (sistema de escrita alfabético e ortográfico).” (Soares, 2006)
4
ALFABETIZAR visão atual Ressignificar o conceito do que é
ALFABETIZAR LETRANDO O que isso significa? Sociedade letrada leitores e escritores cada vez mais proficientes ??? comportamentos/capacidades/procedimentos etapas Ressignificar o conceito do que é Ler e Escrever
5
LEITOR PROFICIENTE ???
6
Comportamento Leitor Os leitores têm comportamentos que são ligados a valores e à dimensão social. Exemplos...
7
Capacidades de leitura
Capacidades relativas à aquisição do sistema de escrita: aquisição das regras do sistema alfabético. Capacidades de compreensão: ativar conhecimento prévio/ antecipar/ inferir/ localizar/ conferir ... Capacidades de apreciação e réplica: aspectos discursivos (intertextualidade e interdiscursividade).
8
Procedimentos de Leitura
Objetivos de leitura levam à escolha de procedimentos adequados para a leitura ser mais eficaz.
9
Escritor Proficiente ???
10
Ao escrever pensa: 1- Em um contexto de produção: Qual o assunto?
Em que gênero vou escrever? Quem vai ler? Por que vou escrever? Onde vai circular meu texto?
11
2- Planeja o conteúdo que escreverá 3- Planifica o conteúdo planejado 4- Textualiza 5- Revisa o texto
12
Por que é importante ler e escrever na escola?
13
Quais textos são importantes para se ler e escrever na escola?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.