Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Universidade Federal do Amapá
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Didática da Língua Materna III Prof. Ms. Marcos Paulo Torres Pereira
2
O PROFESSOR COMO MEDIADOR DAS AULAS DE LITERATURA
3
Literatura disponível em todos os lugares da escola
É função do professor, no papel de mediador do processo de ensino/aprendizagem: 1. Tornar o texto literário acessível Literatura disponível em todos os lugares da escola Compreensível Discutível Próxima
4
Eventos de leitura literária na escola
2. Tornar o texto literário acessível a memória do leitor Eventos de leitura literária na escola Física Memória Emocional Psíquica Linguística
5
3. Familiarizar o leitor com o texto literário
Tipos Gêneros Suportes Modos de apresentação Estilo
6
4. Familiarizar o leitor com novas manifestações do texto literário
Multimodalidade educacional Manifestações plurais Tablet Sites Livro Blogs Outdoor Cinema Música
7
5. Familiarizar o leitor com os saberes literários
Contexto de escrita Contexto de leitura Contexto sócio histórico, político etc. Contexto intertextual Contexto de saberes escolares
8
6. Familiarizar o leitor com os conhecimentos inerentes à atividade literária
O que é a obra? Quem é o autor? Qual seu suporte? Quais seus contextos? Quais seus mecanismos? Quais textos dialogam com ele? Etc.
9
7. Familiarizar o leitor com os aspectos artísticos da atividade literária
O que é a trapaça literária? O que é estilo? O que é forma? O que é conteúdo?
10
Que critérios legitimam a leitura?
8. Familiarizar o leitor com diversas possibilidades de leitura literária Que critérios invalidam a leitura?
11
Diversidade de gêneros
Diversidade de suportes Diversidade de modos 9. Familiarizar o leitor com diversos critérios de leitura literária Diversidade de escritas Diversidade de recursos Diversidade de sensibilidades Diversidade de estéticas Diversidade de tempos Diversidade de ilustrações
12
10. Familiarizar o leitor, na escola, com o texto que se adeque ao estudante
Faixa etária Formação Proficiência etc.
13
11. Repensar a avaliação
14
12. Familiarizar o leitor com sistemas e/ou circuitos literários
Bibliotecas Salas de leitura Feiras culturais e/ou literárias Lançamentos literários Rodas de leitura Encontros com escritores Etc.
15
13. Familiarizar a si próprio como leitor
16
14. Repensar o trabalho com a literatura na escola
Literatura e sedução Literatura e desafio Literatura e prazer Literatura e conquista Literatura e hábito
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.