A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Amapá

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Amapá"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Amapá
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas Didática da Língua Materna III Prof. Ms. Marcos Paulo Torres Pereira

2 O PROFESSOR COMO MEDIADOR DAS AULAS DE LITERATURA

3 Literatura disponível em todos os lugares da escola
É função do professor, no papel de mediador do processo de ensino/aprendizagem: 1. Tornar o texto literário acessível Literatura disponível em todos os lugares da escola Compreensível Discutível Próxima

4 Eventos de leitura literária na escola
2. Tornar o texto literário acessível a memória do leitor Eventos de leitura literária na escola Física Memória Emocional Psíquica Linguística

5 3. Familiarizar o leitor com o texto literário
Tipos Gêneros Suportes Modos de apresentação Estilo

6 4. Familiarizar o leitor com novas manifestações do texto literário
Multimodalidade educacional Manifestações plurais Tablet Sites Livro Blogs Outdoor Cinema Música

7 5. Familiarizar o leitor com os saberes literários
Contexto de escrita Contexto de leitura Contexto sócio histórico, político etc. Contexto intertextual Contexto de saberes escolares

8 6. Familiarizar o leitor com os conhecimentos inerentes à atividade literária
O que é a obra? Quem é o autor? Qual seu suporte? Quais seus contextos? Quais seus mecanismos? Quais textos dialogam com ele? Etc.

9 7. Familiarizar o leitor com os aspectos artísticos da atividade literária
O que é a trapaça literária? O que é estilo? O que é forma? O que é conteúdo?

10 Que critérios legitimam a leitura?
8. Familiarizar o leitor com diversas possibilidades de leitura literária Que critérios invalidam a leitura?

11 Diversidade de gêneros
Diversidade de suportes Diversidade de modos 9. Familiarizar o leitor com diversos critérios de leitura literária Diversidade de escritas Diversidade de recursos Diversidade de sensibilidades Diversidade de estéticas Diversidade de tempos Diversidade de ilustrações

12 10. Familiarizar o leitor, na escola, com o texto que se adeque ao estudante
Faixa etária Formação Proficiência etc.

13 11. Repensar a avaliação

14 12. Familiarizar o leitor com sistemas e/ou circuitos literários
Bibliotecas Salas de leitura Feiras culturais e/ou literárias Lançamentos literários Rodas de leitura Encontros com escritores Etc.

15 13. Familiarizar a si próprio como leitor

16 14. Repensar o trabalho com a literatura na escola
Literatura e sedução Literatura e desafio Literatura e prazer Literatura e conquista Literatura e hábito


Carregar ppt "Universidade Federal do Amapá"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google