A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"— Transcrição da apresentação:

1 DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Hélder Eterno da Silveira Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério This template can be used as a starter file for presenting training materials in a group setting. Sections Sections can help to organize your slides or facilitate collaboration between multiple authors. On the Home tab under Slides, click Section, and then click Add Section. Notes Use the Notes pane for delivery notes or to provide additional details for the audience. You can see these notes in Presenter View during your presentation. Keep in mind the font size (important for accessibility, visibility, videotaping, and online production) Coordinated colors Pay particular attention to the graphs, charts, and text boxes. Consider that attendees will print in black and white or grayscale. Run a test print to make sure your colors work when printed in pure black and white and grayscale. Graphics, tables, and graphs Keep it simple: If possible, use consistent, non-distracting styles and colors. Label all graphs and tables.

2 Operacionalização do Pibid: desafios, dificuldades e perspecitvas
This is another option for an overview using transitions to advance through several slides.

3 INDUÇÃO FOMENTO AVALIAÇÃO

4 1. Indução PIBID POLÍTICA DE EDITAIS

5 PIBID: evolução 3088 bolsas 43 IES 196 IES bolsas

6 O Pibid em MATO GROSSO DO SUL
INSTITUIÇÃO TOTAL PIBID UCDB 65 UEMS 449 UFGD 468 UFMS 535 TOTAL 1517

7 O PIBID EM MATO GROSSO DO SUL POSSUI ALTO POTENCIAL DE CRESCIMENTO
ESTADO PIBID DF 436 GO 1558 MS 1517 MT 960 AL 691 BA 3875 CE 1983 MA 808 PB 1091 PE 1613 PI 2074 RN 1536 SE 607 ESTADO PIBID AC 436 AM 1414 AP 399 PA 1288 RO 439 RR 853 TO 579 ES 717 MG 5768 RJ 2030 SP 4985 PR 4389 RS 4815 SC 2460 O PIBID EM MATO GROSSO DO SUL POSSUI ALTO POTENCIAL DE CRESCIMENTO

8 2. Fomento 1 2 3 Bolsas Custeio Capital
This is another option for an overview slide.

9 3. Avaliação e Acompanhamento
Relatórios Técnicos; Indicadores de Avaliação e acompanhamento; Visitas técnicas; Censo Pibid 2012/2013; Auditorias TCU/CGU What will the audience be able to do after this training is complete? Briefly describe each objective and how the audience will benefit from this presentation.

10 Operacionalização do pibid nas ies
Use a section header for each of the topics, so there is a clear transition to the audience.

11 IES Pró-reitoria de graduação Relação Institucional
Projeto de Formação de Professores Pibid Keep it brief. Make your text as brief as possible to maintain a larger font size.

12 Iniciação à docência: PROCESSO DE ENTRADA NA CULTURA ESCOLAR E APROPRIAÇÃO DE ELEMENTOS INERENTES AO TRABALHO DOCENTE planejamento de atividades nos espaços formadores (escolas de educação básica e IES) e que sejam desenvolvidas em níveis crescentes de complexidade em direção à autonomia do aluno em formação; desenvolvimento de ações que valorizem o trabalho coletivo, interdisciplinar e com intencionalidade pedagógica clara para o processo ensino-aprendizagem; estudo do contexto educacional com o planejamento de ações nos diferentes espaços escolares, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, ateliers, secretarias, entre outros; participação nas atividades de planejamento do projeto político-pedagógico da escola e nas reuniões pedagógicas; análise do processo ensino-aprendizagem dos conteúdos ligados ao subprojeto;

13 Continuidade. leitura e discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais; cotejamento da análise de casos didático-pedagógicos com a prática e a experiência dos professores das escolas de educação básica em articulação com seus saberes sobre a escola e sobre a transposição didática dos conteúdos; desenvolvimento, testagem, execução e avaliação de estratégias didático-pedagógicas e instrumentos educacionais, incluindo o uso de tecnologias e diferentes recursos didáticos; sistematização e registro das atividades em portfólios. desenvolvimento de ações que estimulem a inovação, a criatividade, a inventividade e a interação dos pares. Estudos curriculares e das diretrizes dos conteúdos da educação básica.

14 Intencionalidade Pedagógica das ações
Microsoft Engineering Excellence Relação com as escolas Intencionalidade Pedagógica das ações Execução/ avaliação/replanejamento Estudo e proposições Planejamento conjunto Microsoft Confidential

15 A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DEVE SER PAUTADA NA…
BUSCA DA AUTONOMIA, CAPACIDADE DE LEITURA, ESCRITA, COMUNICAÇÃO, INTERVENÇÃO, DIÁLOGO, TRABALHO CONJUNTO, CONHECIMENTO DO FAZER DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, DO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO, DA COMPLEXIDADE EDUCACIONAL, DA DINÂMICA ESCOLAR E DA POSSIBILIDADE DE MUDANÇA DO CONTEXTO ESCOLAR

16 COLABORA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CULTURA NA FORMAÇÃO DOCENTE
SABERES PRÉVIOS SOBRE A DOCÊNCIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONTEXTO E VIVÊNCIA – CONHECIMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS SABERES DA PESQUISA E EXPERIÊNCIA ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

17 FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DO PIBID
PRODUÇÃO E REFLEXÃO SOBRE NOVAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A AÇÃO DOCENTE PIBID RECONHECIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR COMO PRODUTOR DE CONHECIMENTO COLABORA PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM EXERCÍCIO FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DO PIBID INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO ESCOLAR E AUMENTO DA INTERAÇÃO E DIÁLOGO ENTRE O MEC, AS REDES DE ENSINO E AS IES

18 Envolvimento dos atores na gestão do programa
Organização Interna do Programa Envolvimento dos atores na gestão do programa Os coordenadores institucionais; Os coordenadores de gestão; Os coordenadores de área; Os supervisores; Os bolsistas de iniciação à docência Os membros da academia e escola envolvidos com a formação docente

19 Setor de acompanhamento dos bolsistas;
Setorização do programa Setor de acompanhamento dos bolsistas; Setor de aplicação do recurso e prestação de contas; Setor de divulgação; Setor de planejamento de atividades; Setor administrativo e de articulação

20 Comitê Interno de Acompanhamento
Responsabilidades Auxiliar o coordenador institucional na gerência do programa; Colaborar na tomada de decisão sobre o desligamento de membros do programa; Auxiliar no gasto do recurso de custeio e capital; Articular-se nas esferas administrativas; Organizar os eventos de acompanhamento; Realizar visitas periódicas e zelar para o bom andamento dos trabalhos do Pibid; Construir o regimento interno do programa. (...) Comitê Interno de Acompanhamento

21 Dificuldades: Gestão do recurso; Diárias e passagens;
Acompanhamento das atividades dos bolsistas; Pagamento de bolsa e SAC; Formação do formador; Relações acadêmicas; Relações externas; Sinergia do Pibid com projeto pedagógico.

22 Microsoft Engineering Excellence
Perspectivas Nova portaria; Criação do Comitê de Acompanhamento; Número de bolsistas por subprojetos; Número de subprojeto por licenciatura; Recurso do programa; Aumento do Pibid e editais futuros. If there is relevant video content, such as a case study video, demo of a product, or other training materials, include it in the presentation as well. Microsoft Confidential

23 Obrigado helder.silveira@capes.gov.br
Microsoft Engineering Excellence Apesar da urgência, é necessário que as pessoas possuam o tempo e as condições humanas e materiais para ir mais longe. O trabalho da formação deve estar próximo da realidade escolar e dos problemas sentidos pelos professores. Lieberman (1999) Obrigado Microsoft Confidential


Carregar ppt "DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google