A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:"— Transcrição da apresentação:

1 I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação: elementos para uma reflexão sobre contributos de reformas curriculares no processo de construção da profissionalidade docente nas Licenciaturas Diversas Kátia Ramos Universidade Federal de Pernambuco

2 Situando a proposta da intervenção
Objetiva trazer elementos para uma reflexão sobre a construção da profissionalidade docente na sua relação com a qualidade da educação; Tem como pano de fundo aspectos que configuram o cenário da globalização; Congrega dados de experiências desenvolvidas no âmbito da reforma currricular das Licenciaturas Diversas na UFPE.

3 Iniciando uma conversa sobre a temática privilegiada
A necessidade da compreensão da complexidade e amplitude da questão da qualidade da educação; O ainda recente reconhecimento da temática da profissionalização docente como um elemento constitutivo da qualidade da educação; A pertinência de considerar a gestão da sala de aula no âmbito da gestão da educação e da escola.

4 Situando concepções que se encontram na base da presente intervenção
Qualidade da educação compreendida no contexto da dinâmica formulação, execução e avaliação de políticas; Docência como uma profissão de relações; Profissionalidade docente compreendida na dinâmica da relação qualificação-competência.

5 Sobre os dados considerados para compor a intervenção
Reforma das Licenciaturas Diversas em geral e na UFPE em particular; Experiência de gestão partilhada da organização do trabalho pedagógico docente; Ações no âmbito do processo de reestruturação dos cursos de licenciatura e criação de novas aprendizagens.

6 Sobre a reforma das Licenciaturas Diversas
Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica em nível superior, cursos de licenciatura; Reconfiguração dos cursos na direção da formação do profissional docente; Construção coletiva do projeto político-pedagógico envolvendo Departamentos do campo específico e o Centro de Educação.

7 Eleição da própria formação como objeto de investigação e intervenção;
Sobre a gestão partilhada da organização do trabalho pedagógico docente Caráter mediador da disciplina Didática possibilitando um diálogo com os conteúdos do campo específico; Eleição da própria formação como objeto de investigação e intervenção; Assunção da responsabilidade e corresponsabilidade no processo de (re)construção coletiva das atividades

8 Sobre ações no âmbito do processo de reestruturação dos cursos de licenciatura
Potencializando atividades no âmbito do Programa Bolsas Reuni de Assistência ao Ensino; Contribuindo para um diálogo entre graduação e pós- graduação no sentido de intervir construindo conhecimento; Aproximação formação-campo profissional no âmbito da graduação e da pós-graduação.

9 Legitimar o caráter formador das disciplinas didático- pedagógicas;
Desafios para construção da profissionalidade docente no âmbito da reforma das Licenciaturas Diversas Estabelecer um diálogo entre disciplinas específicas e disciplinas didático-pedagógicas; Legitimar o caráter formador das disciplinas didático- pedagógicas; Formar um profissional docente identificado com a função de ensino.

10 Possibilidades de construção da profissionalidade docente no âmbito da reforma das Licenciaturas Diversas Periodização das disciplinas didático-pedagógicas em sintonia com as disciplinas específicas; Caráter de responsabilidade compartilhada das metodologias e do Estágio Curricular Supervisionado; Trabalho de Conclusão do Curso ter como objeto de investigação temáticas específicas do campo da educação.

11 Desafios para construção da profissionalidade docente no âmbito da gestão partilhada do trabalho pedagógico docente Assunção da responsabilidade e corresponsabilidade no processo de construção coletiva; Compreensão da sala de aula como unidade de análise em suas múltiplas determinações e implicações; Superação da ausência de interesse pela docência.

12 Possibilidades de construção da profissionalidade docente no âmbito da gestão partilhada
Justificativa da opção por um curso de licenciatura diante do atual quadro educacional brasileiro; Estudo de temáticas que permitam uma reflexão sobre problemas educacionais cotidianos; Construção de memorial congregando o percurso de construção da profissionalidade docente, no contexto de implicações no quadro educacional.

13 Os dados considerados, Para além de oportunizar trazer elementos para uma reflexão sobre reforma das Licenciaturas Diversas na sua relação com qualidade da educação: – apontam para a importância de refletir sobre reconfigurações advindas de reformas que vêm revelando desafios e anunciando possibilidades na direção da qualidade da educação almejada. No mais, grata pela atenção dispensada!


Carregar ppt "I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google