A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?"— Transcrição da apresentação:

1 PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?

2 PERGUNTA-SE O conselho de classe tem favorecido a discussão das questões da prática pedagógica da sala de aula e da escola como um todo? A escola tem favorecido o debate e a troca de experiências objetivando a reflexão criadora na busca por propostas de ensino relevantes e necessárias?

3 O CONSELHO DE CLASSE É: ...Uma instância coletiva com o objetivo de avaliar o processo de ensino e de aprendizagem. Um espaço interdisciplinar de reflexão sobre: Objetivos almejados pela escola Dificuldades e avanços na organização do ensino Metodologias utilizadas Conteúdos selecionados Tipos de atividades propostas Formas de avaliação Critérios e instrumentos utilizados para o conhecimento do aluno

4 O CONSELHO DE CLASSE é uma reunião pedagógica que congrega professores de diferentes áreas. Tem como objeto de estudo o desempenho do estudante. É portanto uma instância interdisciplinar que se organiza como uma rede e toma diferentes tipos de decisões pedagógicas.

5 as práticas pedagógicas o projeto pedagógico da escola
Por que Conselhos de Classe? A importância dos Conselhos de Classe reside nas suas possibilidades de congregar diferentes pontos de vista na construção do conhecimento. o aluno as práticas pedagógicas o processo de ensino o currículo o projeto pedagógico da escola

6 A DINÂMICA DAS REUNIÕES
Deve privilegiar três dimensões de análise: 1. Visão globalizada da relação pedagógica estabelecida entre as turmas e os diferentes aspectos e indicadores definidos para a avaliação. 2. Visão particularizada da relação pedagógica estabelecida em cada turma e os diferentes aspectos e indicadores definidos para a avaliação. 3. Visão específica em relação aos conteúdos curriculares, metodologias, situações educativas, professores, alunos.

7 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO # DOCUMENTO
RECONHECIMENTO CONTÍNUO DOS CONTEXTOS DA ESCOLA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO # DOCUMENTO na escola Organização do trabalho na sala de aula Relação com as famílias e a comunidade curricular Relação com o conhecimento sócio cultural

8 as práticas pedagógicas
Por que dialogar e integrar são urgências permanentes? pelas suas possibilidades de articular diferentes pontos de vista na construção do conhecimento sobre a realidade. O professor o aluno as práticas pedagógicas o processo de ensino o currículo NOÇÃO DE CONJUNTO

9 NOÇÃO DE CONJUNTO GESTÃO ESCOLAR

10 A Gestão Escolar exige o conhecimento da realidade!
O GESTOR É AQUELE QUE FAVORECE O QUE DEVE ACONTECER! MEDIA / APOIA / INCENTIVA / COLABORA / INDUZ

11 METAS PARA A GESTÃO NUM NOVO TEMPO
1- CRIAR A CULTURA da colaboração, da parceria, da comunicação e do diálogo, da reflexão sobre os dados e da ação a partir dos dados 2- CRIAR LAÇOS entre os sistemas federal, estadual, municipal e as Instituições de Ensino Superior 3- CRIAR BASES para a formulação de juízos próprios na perspectiva de alimentar o debate entre os diferentes órgãos e instituições na estruturação de parcerias.

12

13 PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO

14 O CONSELHO DE CLASSE SERÁ UMA INSTÂNCIA SIGNIFICATIVA SE:
... ajudar o aluno a conhecer suas possibilidades, necessidades, pontos fortes e fracos e estratégias de estudo. ... gerar + aprendizagem ... reorientar o ensino diante das necessidades evidenciadas pela realidade ...permitir ao professor sua auto formação, compreendendo melhor a sua ação prática. ... auxiliar a escola a reconhecer-se frente ao projeto político-pedagógico real que o cotidiano escolar lhe apresenta.

15 Identidade profissional; Didática e as tecnologias de ensino;
EIXOS CENTRAIS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL O conhecimento; Identidade profissional; Didática e as tecnologias de ensino; O trabalho em equipe; O compromisso social. 15

16 HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Saber comunicar, dialogar e escutar; Saber registrar experiências conforme normas acadêmicas; Aprender com os pares e com a experiência; Saber lidar com a autonomia; Ter o desejo pelo conhecimento e pelo fazer cada vez mais e melhor. 16

17 A ARTE DE MEDIAR UM DIÁLOGO está diretamente vinculada à ARTE DE OUVIR PARA
Aprender a lidar com a vida e com as pessoas na construção de um mundo sustentável e de paz.


Carregar ppt "PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google