A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM"— Transcrição da apresentação:

1 PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
PMBCN - PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL CENTRO-NORTE União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE União Norte Brasileira de Educação e Cultura - UNBEC PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM BIBLIOTECAS

2 Colégio Marista de Goiânia
PROJETO MARISTA DE LEITURA (PML)

3 Colégio Marista de Goiânia
APRESENTAÇÃO O Projeto Marista de Leitura (PML) é uma ação diferenciada que visa a desenvolver o gosto e o prazer pela leitura literária e reflexiva, assim como incentivar o hábito de leitura informativa.

4 Colégio Marista de Goiânia
RESPONSÁVEIS É desenvolvido pela biblioteca, juntamente com as coordenações dos Núcleos de Aperfeiçoamento Pedagógico (NAP).

5 Colégio Marista de Goiânia
PÚBLICO ALVO O PML é destinado a todos os alunos, pais e profissionais do Colégio Marista de Goiânia.

6 Colégio Marista de Goiânia
OBJETIVO Garantir um trabalho efetivo e sistematizado no processo de incentivo à leitura, fazendo com que o livro e a leitura sejam vistos como necessidades básicas para a formação integral de cada um.

7 Colégio Marista de Goiânia
AÇÕES ESPECÍFICAS Formar leitores apreciadores e críticos; Desenvolver a prática da oralidade; Compartilhar leituras diversas; Conhecer autores; Estimular a memória e o raciocínio; Utilizar a biblioteca de forma efetiva e adequada; Valorizar e conservar o livro; Dar condições de auto-expressão.

8 Colégio Marista de Goiânia
METODOLOGIA O PML será trabalhado a partir de três etapas: Educativa; Operacional; Resultados.

9 Colégio Marista de Goiânia
DESAFIOS Capacitar alunos, famílias e educadores Maristas para o uso adequado da Biblioteca da Escola no que diz respeito: à organização do acervo; ao regulamento; à estrutura física; ao funcionamento.

10 Colégio Marista de Goiânia
DESAFIOS Desenvolver projetos específicos para cada fase e para grupos diferenciados dentro da escola. Exemplos: Projeto Obra Prima (Alunos); Clube de Leitura (Pais, Professores e Funcionários); Contadores de Histórias (livre).

11 Colégio Marista de Goiânia
DESAFIOS Divulgar os trabalhos oriundos do processo de incentivo à leitura realizado ao longo do ano; Apresentação em feiras, exposições, congressos... EX: Congresso Interno Marista (CIM)

12 Colégio Marista de Goiânia
CRONOGRAMA ETAPAS PERÍODO Jan. Fev. Mar. Abr. Maio Jun. Ago. Set. Out. Nov. Dez. Educativa X Operacional Resultados

13 Colégio Marista de Goiânia
CONQUISTAS Percepção da Biblioteca como: unidade de aprendizado; ponto de partida e ponto de chegada no processo educacional; elemento central no desenvolvimento do gosto literário.

14 Colégio Marista de Goiânia
CONQUISTAS Inserção efetiva da biblioteca no contexto educacional e pedagógico da escola; Uso adequado da biblioteca (visitas orientadas); Aumento considerável no número de empréstimos; Redução no número de livros perdidos; Sistematização e registro das atividades de incentivo à leitura; Aquisição planejada de títulos.

15 Colégio Marista de Goiânia
CONQUISTAS Implementação do GUIA DE LEITURA Recurso obrigatório para as atividades de leitura no “Projeto Obra Prima”; É elaborado pelo professor com base no PML; Só é aprovado com o aval do bibliotecário e das coordenações; Não tem caráter avaliativo.


Carregar ppt "PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google