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O CATECISMO DE HEIDELBERG (1563)

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Apresentação em tema: "O CATECISMO DE HEIDELBERG (1563)"— Transcrição da apresentação:

1 O CATECISMO DE HEIDELBERG (1563)
Primeira Igreja Batista Bíblica do Rio de Janeiro

2 1. Introdução Publicado a 19 de janeiro de 1563, o Catecismo de Heidelberg, também conhecido como o Heidelberger, é o mais importante documento confessional da Igreja Reformada Alemã. Também é considerada a mais ecumênica das confissões de fé protestantes. Escrito por Zacarias Ursino e Gaspar Oleviano, nasceu no meio de controvérsias entre luteranos, calvinistas e zuinglianos.

3 2. Circunstâncias A Reforma Protestante, catecismos e confissões de fé
Instrução na Fé (Primeiro catecismo de João Calvino, 1537), e os catecismos de Westminster (1648). Controvérsias entre Luteranismo e Calvinismo Filipe Melanchton: um meio termo Heidelberg, capital do Palatinado, abraçou o luteranismo em e, no início da década de 1560, o príncipe Frederico III optou pelo calvinismo.

4 Filipe Melanchton

5 Palatinado, Renania

6 Heidelberg

7 3. Autores Zacarias Ursino ( ) nasceu na cidade silésia de Breslau (hoje na Polônia). Semelhança com Calvino. "Meu amigo, seja você quem for, torne a sua visita breve, vá embora, ou ajude-me no meu trabalho”. Identificação com a “Igreja Evangélica”. Kaspar von Olewig ( ) nasceu em Treves, na fronteira de Luxemburgo. “Ele era dois anos mais moço que Ursino, mais eloqüente e menos erudito”.

8 Zacarias Ursino e Gaspar Oleviano

9 4. Características I Calvinismo moderado (afirma a eleição, mas não a reprovação e a expiação limitada; Ceia do Senhor). Sequência baseada na Epístola aos Romanos. Três divisões principais: Primeira Parte (perguntas 3 a 11) - Nosso Pecado e Culpa: A Lei de Deus. Segunda Parte (perguntas 12 a 85) - Nossa Redenção e Liberdade: A Graça de Deus em Jesus Cristo. Terceira Parte (perguntas 86 a 129) - Nossa Gratidão e Obediência: Nova Vida através do Espírito Santo.

10 4. Características II (a) O uso do pronome da primeira pessoa, muitas vezes no singular (b) Caráter ecumênico e não-sectário. (c) Caráter inteiramente bíblico; toda a sua estrutura é moldada pela perspectiva bíblica. (d) Teologicamente cristão, evangélico e reformado. (e) Manual de religião prática, acentuando-se a sua importância para a vida diária.

11 5. Legado Sua influência tornou-se particularmente forte na Holanda, onde foi reconhecido como uma das Três Formas da Unidade, ao lado da Confissão Belga e dos Cânones de Dort. Tradução para vários idiomas e inúmeras publicações.


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