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Introdução ao VisuALG Prof. Andrew Rodrigues

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Apresentação em tema: "Introdução ao VisuALG Prof. Andrew Rodrigues"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao VisuALG Prof. Andrew Rodrigues

2 Roteiro Introdução ao VisuALG Apresentação do Software
Entrada, processamento e saída Exercícios

3 VisuALG

4 Estrutura Básica do Código
Código Fonte (pseudocódigo): – Implementação do nosso algoritmo; – O que será transformado em programa de computador; – Deve ser escrito utilizando uma linguagem de programação;

5 Estrutura Básica do Código

6 Variáveis

7 Regras para criar variáveis
Os nomes das variáveis devem obrigatoriamente começar por uma letra. Após a primeira letra poderá conter letras, números ou underline ( _ ), até um limite de 30 caracteres. Não pode ser igual a nenhuma palavra reservada;

8 Exercício 01: Faça no seu caderno 5 tipos de identificadores de variáveis válidos e 5 inválidos:

9 Resposta Identificadores válidos:
Nome, telefone, endereco, idade_filho e CPF; Identificadores inválidos: 3endereco, algoritmo, 4titulos, 1Nome e 10enredeco.

10 Exemplo 01: Ex.: var a: inteiro valor1 , valor2 : real nome_aluno : caractere

11 Variável Variáveis de sistema tratam-se de endereços de memória representados por um identificador, podendo também ser chamado de nome. Tais nomes permitem que identifiquemos a variável para guardar e depois recuperar um valor qualquer. Uma vez criada a variável, pode-se utilizá-la para armazenar alguma informação, e colocá-la em uso ao longo do funcionamento do sistema.

12 Identificadores O identificador é o nome pelo qual a variável é conhecida. O nome de uma variável deve iniciar sempre por uma letra, seguido de um conjunto de caracteres incluindo letras, números e alguns caracteres especiais, como é o caso do caracter ‘_’ que pode ser utilizado para separar palavras que constituem o nome da variável (ex.: num_aluno). 

13 Tipos O tipo das variáveis relaciona-se com os valores que estas precisam armazenar. inteiro: define variáveis numéricas do tipo inteiro, ou seja, sem casas decimais. real: define variáveis numéricas do tipo real, ou seja, com casas decimais. caractere: define variáveis do tipo string, ou seja, cadeia de caracteres. logico: define variáveis do tipo booleano, ou seja, com valor VERDADEIRO ou FALSO

14 Saída Básica Para mostrar na tela:
– escreva(<informação>, <informação>, ...) • Escreve tudo na mesma linha; – escreval(<informação>, <informação>, ...) • Escreve em linhas separadas;

15 Atividade Prática Utilizando a saída:
– Faça um novo projeto em VisuALG; – Adicione as seguintes linhas após o “inicio”: escreva("olá!") escreval("tudo bem?")

16 Entrada Básica Para capturar do usuário: – leia(<variável>)
• Captura o que usuário digitar e armazena na variável;

17 Atividade Prática Utilizando a entrada e saída:
– Faça um novo projeto em VisuALG; – Adicione a seguinte linha após “var”: texto: caractere – Adicione as seguintes linhas após o “inicio”: escreva("Digite algo: ") leia(texto) escreval("Você digitou: ", texto)

18 Atividade Prática Fazendo Aritmética(Processamento):
– Faça um novo projeto em VisuALG; – Declare três variáveis do tipo REAL; – Atribua à 2 delas os valores 10.5 e 9.5; – Atribua à 3ª delas a soma das duas primeiras;

19 Atividade Prática – Faça um novo projeto em VisuALG;
Mostrando o Resultado: – Faça um novo projeto em VisuALG; – Declare três variáveis do tipo REAL; – Atribua à 2 delas os valores 10.5 e 9.5; – Atribua à 3ª delas a soma das duas primeiras; – Escreva na tela: “Resultado: “ e o valor da soma;


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