Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlfredo Barreiro de Santarém Alterado mais de 6 anos atrás
1
AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS AMBIENTAIS EM INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS – ESTUDO DE CASO
Narjara Prates Gonçalves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Talita Ruas Maderi Pitágoras Fonseca Santos
2
Introdução A indústria de laticínio tem uma atuação de grande importância econômica e social(JERÔNIMO et al, 2012). O consumo dos produtos lácteos vem experimentando um grande crescimento mundial que levou a indústria a superar importantes obstáculos nos avanços tecnológicos e mudanças de hábitos em relação a melhorias para a empresa(SIQUEIRA, 2010). JERÔNIMO, C.E.M., COELHO, M.S., MOURA, F.N., ARAUJO, A. B. A., Qualidade Ambiental e Sanitária das Indústrias de Laticínios do Município de Mossoró-RN, Rev. Elet. em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v(7), nº 7, p , 2012. SIQUEIRA, K. B. et al., O Mercado Lácteo Brasileiro no Contexto Mundial, EMBRAPA, p. 18, Juiz de Fora- Minas Gerais, 2010.
3
Visto que a indústria leiteira influencia diretamente em aspectos ambientais, como efluentes líquidos e sólidos e resíduos de queijos, surge a necessidade de prevenir e qualificar os processos de produção, propondo novas tecnologias e métodos de produção menos poluentes.
4
Objetivo A partir do conceito apresentado, torna-se importante uma avaliação dos impactos ambientais causados pelas indústrias de laticínio e assim, determinar possíveis soluções para melhorar as práticas ambientais por meio de uma produção mais limpa e de qualidade.
5
Materiais e Métodos Levantamento de dados das indústrias leiteiras da região sudoeste da Bahia, contendo informações básicas das empresas; Pesquisa exploratória bibliográfica e pesquisa experimental descritiva; Levantamento de dados e informações metodológicas dos laticínios (check list);
6
Visita técnica nas empresas;
Após os dados obtidos, foi possível gerar um estudo e estabelecer cenários, analisando as informações adquiridas de forma descritiva, e as apresentando e articulando através de textos, gráficos e tabelas comparativas.
7
Resultados e Discussão
As duas indústrias são pertencentes a região sudoeste da Bahia cidades próximas à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Realizada uma comparação Porte pequeno (Indústria A); outra de porte médio (Indústria B).
9
Produtos produzidos: INDÚSTRIA B: INDÚSTRIA A: Leite pasteurizado
Queijos Ricota Manteiga. INDÚSTRIA A: Leite pasteurizado Queijos Ricota Iogurte Bebidas láctea Manteiga.
10
Fonte: a autora.
11
Tabela 2. – Quadro comparativo quanto as condições do meio ambiente dos laticínios A e B.
12
Higienização das tubulações da Indústria A e insumos utilizados.
13
Higienização das tubulações da Indústria B.
Ácido Nítrico (HNO3)
14
Processo de atividades e seus aspectos e impactos ambientais
Aspectos Ambientais Processamento de manteiga, iogurtes, queijos e ricota Limpeza do ambiente Entrada e saída do leite Efluentes líquidos e sólidos Material de limpeza Papelão e plásticos Resíduos de soro e queijos Lançamento dos efluentes líquidos Geração de resíduos sólidos Emissões atmosféricas, geralmente sem nenhum tipo de controle ou tratamento. Atividades Impactos Ambientais
15
Conclusão A produção de leite apresenta riscos ao meio ambiente se as práticas ambientais não forem avaliadas e tratadas corretamente. É possível reverter esse cenário adotando medidas mitigadoras. Como analisar o consumo de água, a geração de resíduos e os produtos de higiene que são utilizados. O treinamento adequado dos funcionários e o tratamento de efluentes de maneira correta são essenciais para adequação aos padrões normativos desejáveis. Desta forma entende-se que é possível produzir de forma a reduzir os impactos negativos ao meio ambiente, desde que os pontos levantados no trabalho sejam reavaliados e melhorados.
16
Obrigada!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.