Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVergílio Bento Ribeiro Alterado mais de 7 anos atrás
1
EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS EXPOSIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO NO PERÍODO DE 1996 A 2016 Autores: Paulo Sérgio Scalize Roberta Vieira Nunes Pinheiro Poliana Nascimento Arruda
2
INTRODUÇÃO Os eventos para apresentação de trabalhos técnicos e/ou científicos permitem a difusão do conhecimento. Em um país com tantas precariedades na área de saneamento como o Brasil, a pesquisa e o desenvolvimento dessa área contribuem com o desenvolvimento nacional e com o atendimento das necessidades da população (HELLER; NASCIMENTO, 2005).
3
INTRODUÇÃO A EEMS corrobora com um dos objetivos da Política Federal de Saneamento Básico que é de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, a adoção de tecnologias apropriadas e a difusão dos conhecimentos gerados de interesse para o saneamento básico (BRASIL, 2007).
4
OBJETIVO Avaliar em termos quantitativos os trabalhos apresentados em todas as edições da EEMS, além de discutir algumas informações relacionadas a concentração das publicações por região.
5
MATERIAL E MÉTODOS Foi realizado um levantamento referente aos dados dos artigos publicados em todas as edições da EEMS (Período de 1996 a 2016). As informações foram consultadas nos arquivos da Assemae, e inseridas em um planilha eletrônica, o que possibilitou uma abordagem geral dos trabalhos publicados, permitindo uma avaliação quantitativa ao longo dos anos.
6
RESULTADOS – BREVE HISTÓRICO
A 1ª EEMS ocorreu juntamente com a 23ª Assembleia Nacional da Assemae, em junho de 1996, na cidade de Belo Horizonte (MG). Na ocasião, foram apresentados 81 trabalhos técnicos, advindos de 28 municípios brasileiros.
7
RESULTADOS – BREVE HISTÓRICO
Os números asseguram o sucesso histórico da EEMS, sendo apresentados trabalhos entre a 1ª e a 20ª edição, com autores representando 179 municípios brasileiros de 22 Unidades Federativas, além de um artigo internacional (Portugal).
8
RESULTADOS - AÇÕES A partir de 2015 (19ª EEMS), com o objetivo de propiciar a apresentação de um maior número de trabalhos, foi instituída a prática de orientações aos autores que apresentaram trabalhos que inicialmente não seriam selecionados, o que aumentou em mais de 35% a quantidade de trabalhos apresentados.
9
RESULTADOS - AÇÕES Em 2015, a Assemae produziu uma série histórica de todas as EEMS com o objetivo de disseminar o conhecimento produzido pelos profissionais da área de saneamento, destacando a evolução dos trabalhos, bem como do evento.
10
Acesso ao sistema:
11
Distribuição dos trabalhos técnicos apresentados nas edições das EEMS
12
Trabalhos apresentados nas EEMS distribuídos por Unidade Federativa e Região Brasileira.
13
Distribuição por região e UF das EEMS realizadas
Distribuição dos eventos realizados e artigos publicados por unidade Federativa e estados Distribuição por região e UF das EEMS realizadas Quantidade de artigos publicados distribuídos por estados e regiões.
14
RESULTADOS/DISCUSSÃO
O incentivo a participação nas EEMS é fundamental para que os profissionais de um determinado órgão de saneamento venha a publicar trabalhos técnicos e/ou científicos nos eventos. Nesse contexto, observa-se a assiduidade de profissionais da SANASA (Campinas), onde é mantida uma quantidade expressiva de autores com publicação de trabalhos.
15
Municípios com maiores números de trabalhos apresentados, totalizando 46,8% dos trabalhos.
16
RESULTADOS/DISCUSSÃO
Destaca-se ainda a existência de alguns autores com assiduidade e grande quantidade de artigos publicados o que eleva o número de artigos publicados em alguns municípios, como é o caso de Salvador.
17
CONCLUSÕES O presente trabalho permitiu concluir que:
- as EEMS são importantes para o desenvolvimento do país, no entanto, estão concentrados na região Sudeste e Sul (85% das EEMS realizadas); - a realização de eventos nos municípios potencializa o aumento de trabalhos publicados no local visto que dos 12 municípios com maior quantidade de publicação, sete foram sede da EEMS;
18
CONCLUSÕES - a EEMS é de grande relevância para o desenvolvimento técnico e científico, no entanto, necessita de estratégias para que ocorra maior participação de autores de outros estados brasileiros.
19
AGRADECIMENTOS Os autores agradecem a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) e a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) pelo convênio firmado entre as partes desde 2009, no qual propiciou a elaboração desse artigo.
20
REFERÊNCIAS BRASIL. Lei nº , de 5 de janeiro de Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Brasília, Disponível em: < Acesso em: 02 fev HELLER, L.; NASCIMENTO, N. O. Pesquisa e desenvolvimento na área de saneamento no Brasil: necessidades e tendências. Eng. Sanitária e Ambiental, v. 10, n. 1, p , 2005.
21
OBRIGADO! Prof. Dr. Paulo Sérgio Scalize
Contato:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.