Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouThayan Correia da Silva Alterado mais de 7 anos atrás
1
Renascimento HISTÓRIA Prof. Thayan Correia
2
História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: The Creation of Adam, Capela Sistina – Michelangelo Buonarroti (1475-1564). / Fotografia e distribuição por Titimaster / Domínio Público. THAYAN@HOTMAIL.COM 2
3
Denomina-se “Renascimento” devido à redescoberta e à revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, base para as transformações do período em direção a um ideal humanista e naturalista. História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: Estátua de Baco, feita por Michelangelo / Fotografia por Attilios / Disponibilizada por Tetraktys / Domínio Público Renascimento, Renascença ou Renascentismo é o termo utilizado para identificar o período da História Europeia, durante os séculos XIV, XV e XVI. Em oposição à cultura feudal, o Renascimento foi um movimento cultural que expressou a mentalidade burguesa. THAYAN@HOTMAIL.COM 3
4
O renascimento começou em Florença; quando poetas, pintores, escultores e arquitetos criaram, entre os séculos XIII e XV, uma quantidade infinita de obras de arte. História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: Florença, Ponte Vecchio, Italia / Fotografia e disponibilização por Idéfix / GNU Free Documentation License THAYAN@HOTMAIL.COM 4
5
MECENATO Mecenas: burguesia, princípes e até Papas financiavam e protegiam as artes e os artistas; entre as famílias mais ricas de Florença, contavam-se os Médicis, que acabaram por controlar o governo da cidade e tornaram-se mecenas generosos. termo que indica o incentivo e o patrocínio de artistas e de literatos e, mais amplamente, de atividades artísticas e culturais. História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: Cosmo de Médici, um dos mais importantes mecenas do Renascimento. / Pintura de Pontormo ( / Disponibilizada por Eloquence / Domínio Público THAYAN@HOTMAIL.COM 5
6
Imagem: Homem vitruviano / Leonardo da Vinci (1452 – 1519) / Disponibilizada por Lviatour / Domínio Público Fundamentos: Antropocentrismo Racionalismo Humanismo e individualismo Do grego anthropos “humano” e kentro “centro”, ou seja, o Homem no centro das atenções. individualismo em oposição ao teocentrismo e às concepções da filosofia escolástica. Esta nova concepção expressou-se nas Artes Plásticas e na Literatura e fez desenvolver o estudo da Medicina, da Física, entre outras Esta doutrina afirma que existe uma causa inteligível em tudo, mesmo que não possa ser demonstrada de fato, como a origem do Universo. História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural THAYAN@HOTMAIL.COM 6 Imagem: Homem vitruviano / Leonardo da Vinci (1452 – 1519) / Disponibilizada por Lviatour / Domínio Público
7
Humanismo: volta aos valores da Antiguidade Clássica O Nascimento de Vênus História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: O nascimento de Vênus, 1485. / Sandro Botticelli (1445– 1510) / Disponibilizado por Eloquence / Domínio Público. THAYAN@HOTMAIL.COM 7
8
“O homem é a medida de todas as coisas” Tratava-se na verdade de valorizar as pessoas em si, encontrar nelas as qualidades e as virtudes negadas pelo pensamento católico medieval. Ideal de universalidade: Os renascentistas acreditavam que uma pessoa poderia vir a aprender e saber tudo o que se conhecia. História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: Homem vitruviano / Leonardo da Vinci (1452 – 1519) / Disponibilizada por Lviatour / Domínio Público THAYAN@HOTMAIL.COM 8
9
A nova maneira de representar o mundo Na pintura medieval, as figuras são estáticas de expressões invariáveis, fixas em um fundo chapado. Já a pintura renascentista busca representar objetos, pessoas e paisagens como eram de fato no mundo real. Entre as características, cria-se a ilusão de profundidade na tela, além de movimento. História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: Anunciação - datada do ano de 1020 / Autoria do Mestre de Hitda-Evangeliars / disponibilizada por Eloquence / Domínio Público. Imagem: Anunciação / Sandro Botticelli (1445 – 1510) / Disponibilizada por Eloquence / Domínio Público. THAYAN@HOTMAIL.COM 9
10
FASES DO RENASCIMENTO: TRECENTO N o século XIV, manifesta- se, predominantemente na Itália, mais especificamente na cidade de Florença, polo político, econômico e cultural da região; Giotto, Boccaccio e Petrarca estão entre seus representantes. História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: Lamentação / Giotto (1266 – 1337) / Disponibilizada por Eloquence / Domínio Público. THAYAN@HOTMAIL.COM 10
11
Século XV: o Renascimento espalha--se pela península itálica, atingindo seu auge. Nesse período, atuam: Botticelli; Leonardo da Vinci; Rafael; Michelangelo (que já prenuncia certos ideais anticlássicos utilizando-se da linguagem clássica, o que caracteriza o Maneirismo, a etapa final do Renascimento, considerados os três últimos o "trio sagrado" da Renascença. FASES DO RENASCIMENTO: QUATROCENTO História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: A Coroação da Virgem / Sandro Botticelli (1445-1510) / Disponibilizada por Sailko / Domínio Público THAYAN@HOTMAIL.COM 11
12
Estilo Barroco O Renascimento torna-se, no século XVI, um movimento universal europeu, tendo, no entanto, iniciado sua decadência. Ocorrem as primeiras manifestações Maneiristas e a Contrarreforma instaura o Barroco como estilo oficial da Igreja Católica. FASES DO RENASCIMENTO: CINQUECENTO História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: Altar plateresco da Igreja de Santa Maria - Valtierra, Espanha / Fotografia e disponibilização por Zarateman / Domínio Público THAYAN@HOTMAIL.COM 12
13
CINQUECENT O: Na literatura, atuaram Ludovico Ariosto Torquato Tasso e Nicolau Maquiavel; já na pintura, destacaram-se Rafael e Michelangelo; O Renascimento marcou o declínio das bibliotecas de tipo monástico: as primeiras coleções particulares dos humanistas podem ser consideradas como o ponto de partida das bibliotecas modernas. História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural THAYAN@HOTMAIL.COM 13
14
MIGUEL ÂNGELO O grandioso esquema compositivo para o teto da capela Sistina estabelece uma narrativa do velho testamento, desde o Gênesis ao Dilúvio, a que se juntou, na parede do altar, uma enorme composição plena de dramatismo, interpretando o Julgamento Final (1536-1541). História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: Visão parcial do teto da Capela Sistina / Michelangelo. / Fotografia e Disponibilização por Jean-Christophe BENOIST / GNU Free Documentation License THAYAN@HOTMAIL.COM 14
15
Michelangelo, exemplo na Escultura David, 1501 - 1504. Moisés, 1513 - 1515. História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: David (1501 – 1504) / Michelangelo (1475 -1564) / Disponibilizado por LeaW / GNU Free Documentation License Imagem: Moisés (1513–1515) / Michelangelo (1475 -1564) / Disponibilizado por FlickreviewR / Creative Commons Attribution- Share Alike 2.0 Generic license. THAYAN@HOTMAIL.COM 15
16
Nicolau Maquiavel "O homem prudente deve seguir sempre as vias traçadas pelos grandes personagens…". Os fins justificam os meios. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o Governo como realmente são e não como deveriam ser. O "Príncipe" é provavelmente o livro mais conhecido de Maquiavel História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: Nicolau Maquiavel / pintura de Santi di Tito / Disponibilizada por Thomas Gun / Domínio Público THAYAN@HOTMAIL.COM 16
17
Leonardo da Vinci Foi um dos mais notáveis pintores do Renascimento e possivelmente seu maior gênio; destacou-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico; conhecido principalmente como pintor, duas de suas principais obras são Monalisa e A Última Ceia. História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: Self-portrait of Leonardo da Vinci / Leonardo da Vinci (1452- 1519) / Giz vermelho / Disponiblizada por Amandajm / Domínio Público. THAYAN@HOTMAIL.COM 17
18
História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: Mona Lisa / Leonardo da Vinci (1452-1519) / Disponibilizada por Dcoetzee / Domínio Público Imagem: A Última Ceia / Leonardo da Vinci (1452-1519) / Disponiblizada por Ttaylor / Domínio Público THAYAN@HOTMAIL.COM 18
19
Revela tridimensionalidade, presença, individualidade e profundidade psicológica não encontradas em obras anteriores. Características História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: O casamento de Arnolfini / óleo sobre madeira / por Jan van Eyck (cerca de 1390-1441) / Disponibilizada por Papa Lima Whiskey / Domínio Público. THAYAN@HOTMAIL.COM 19
20
A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio, é uma obra exemplar da relação do Renascimento com o Humanismo e o Classicismo; História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: A Escola de Atenas, afresco no vaticano/ Rafael(1483-1520) / Disponibilizada por Tetraktys / Domínio Público. THAYAN@HOTMAIL.COM 20
21
o físico e astrônomo italiano Galileu afirmava que a Terra girava ao redor do Sol, diferentemente das crenças da Igreja Católica, pois esta afirmava que a Terra era o centro do Universo. Galileu negou-se a retratar-se, apesar das ordens de Roma, e foi sentenciado à prisão perpétua. História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural THAYAN@HOTMAIL.COM 21
22
ARQUITETU RA Entre as características da arquitetura renascentista, temos a retomada do modelo centralizado de templo, desenhado sobre uma cruz grega e coroado por uma cúpula. História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: Planta centrada de Bramante para a Basílica de São Pedro. /autoria desconhecida / Disponibilizada por Caton / United States Public Domain. Imagem: Fotografia da catedral de Santa Maria del Fiore / fotografia de Bob Tubbs / Disponibilizada por Rnt20 / Domínio Público THAYAN@HOTMAIL.COM 22
23
Cúpula da Santa Maria del Fiore, em Florença, Itália. História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: Interior da Cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore / Afresco representando o Juízo Final, por Giorgio Vasari e Federico Zuccari /Disponibilizada por Ferras / Creative Commons Attribution- Share Alike 2.5 Generic license. THAYAN@HOTMAIL.COM 23
24
O RENASCIMENTO FORA DA ITÁLIA PIETER BRUEGHEL BANQUETE DE NÚPCIAS HIERONYMUS BOSCH História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: O Jardim das Delícias / Hieronymus Bosch(1450 -1516) / Disponibilizada por Dcoetzee / Domínio Público. Imagem: Banquete de Núpcias / Pieter Brueghel (1526/1530-1569) / Disponibilizada por BetacommandBot / Domínio Público. THAYAN@HOTMAIL.COM 24
25
O RENASCIMENTO FORA DA ITÁLIA ALBRECHT DÜRER EL GRECO História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural Imagem: O Enterro do Conde Orgaz / El Greco (1541-1614) / Disponibilizada por Kaldari / Domínio Público. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:El_Greco_- _The_Burial_of_the_Count_of_Orgaz.JPG Imagem: Vista de Toledo / El Greco (1541-1614) / Disponibilizada por Shakko / Domínio Público. Imagem: Autorretrato / Albrecht Dürer (1471- 1528) / Disponibilizada por Dcoetzee / Domínio Público. THAYAN@HOTMAIL.COM 25
26
Diferenças entre o pensamento medieval e o renascentista: PENSAMENTO MEDIEVAL PENSAMENTO RENASCENTISTA TeocentrismoAntropocentrismo Verdade = Bíblia Verdade = experimentação, observação Vida material sem importância Vida terrena e material também é importante ConformismoCrença no progresso Natureza = fonte do pecado Natureza = beleza, onde o homem se insere AscetismoHedonismo DogmatismoFé diferente da razão História, 7º Ano do Ensino Fundamental Renascimento Cultural THAYAN@HOTMAIL.COM 26
27
História, 1º Ano, O surgimento das “línguas vulgares", como parte do processo de formação das monarquias nacionais THAYAN.T@HOTMAIL.COM QUESTÕES
28
História, 1º Ano, O surgimento das “línguas vulgares", como parte do processo de formação das monarquias nacionais THAYAN.T@HOTMAIL.COM RESPOSTA 21. Qual das alternativas abaixo apresenta características do Renascimento Cultural? a) Teocentrismo; valorização da cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da realidade. b) Geocentrismo; valorização apenas de temas religiosos; influência do misticismo; estética monocromática. c) Temas não relacionados com a realidade; pobreza de cores nas pinturas; d) Antropocentrismo; valorização da cultura greco-romana; valorização da Ciência e da razão; busca do conhecimento em várias áreas. e) Teocentrismo; valorização de temas abstratos.
29
Tabela de Imagens THAYAN@HOTMAIL.COM 29 22. Vários artistas italianos se destacaram no Renascimento Cultural. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de artistas italianos renascentistas? a) Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Sanzio, Botticelli e Tintoretto. b) Pablo Picasso, Van Gogh, Galileu Galilei e Lucas Mantovanni. c) Portinari, Picasso, Pitágoras, Leonardo da Vinci e Delacroix. d) Pitágoras, Renoir, Portinari, Monet e Laurentino Schiatti. e) Lucas Mantovanni, Pablo Picasso, Monet, Girondinelli e Renoir. RESPOSTA
30
Tabela de Imagens THAYAN@HOTMAIL.COM 30 23. Na Itália Renascentista quem eram os mecenas? a) Governantes que atuavam como artistas, fazendo esculturas e pinturas. b) Pintores que ajudavam financeiramente os burgueses da época. c) Burgueses e governantes que protegiam e patrocinavam financeiramente os artistas renascentistas. d) Religiosos que perseguiam os artistas que faziam obras de arte que criticavam os fundamentos da Igreja Católica. e) Artistas ricos que financiavam outros artistas. RESPOSTA
31
Tabela de Imagens THAYAN@HOTMAIL.COM 31 24. Qual dos países abaixo é considerado o berço do Renascimento? a) França b) Itália c) Espanha d) Holanda e) Inglaterra RESPOSTA
32
Tabela de Imagens THAYAN@HOTMAIL.COM 32 25. (UDESC 2008) “A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo.” (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987.) Sobre a cultura renascentista, a que se refere Nicolau Sevcenko, assinale V (Verdadeiro) para as afirmações verdadeiras e F (Falso) paras as afirmações falsas. ( ) O Renascimento marcou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna, ao traduzir novas concepções que tinham como referência o humanismo, enquanto base intelectual que procurava definir e afirmar o novo papel do homem no universo. ( ) Em meio à desorganização administrativa, econômica e social, principais características da cultura renascentista, praticamente apenas a Igreja Católica conseguiu manter-se como instituição, conquistando assim grandes poderes e ampliando sua influência sobre a sociedade.
33
Tabela de Imagens THAYAN@HOTMAIL.COM 33 ( ) Ao formular princípios como o humanismo, o racionalismo e o individualismo, o movimento renascentista estabeleceu as bases intelectuais do mundo moderno. ( ) A cultura renascentista consagrou a vitória da razão abstrata, instância suprema de toda a cultura moderna, pautada no rigor das matemáticas que passaram a reger os sistemas de controle do tempo, do espaço, do trabalho e do domínio da natureza. ( ) Em meio a esse processo, transformações socioeconômicas culminaram na substituição de pequenas oficinas de artesãos por fábricas, assim como as ferramentas simples foram trocadas pelas novas máquinas que então haviam surgido. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. a) V F V V F b) V V F V V c) F F V V F d) F V F V V e) V V F F RESPOSTA
34
História, 1º Ano, O surgimento das “línguas vulgares", como parte do processo de formação das monarquias nacionais THAYAN.T@HOTMAIL.COM GABARITO
35
História, 1º Ano, O surgimento das “línguas vulgares", como parte do processo de formação das monarquias nacionais THAYAN.T@HOTMAIL.COM 21. Letra D VOLTAR
36
História, 1º Ano, O surgimento das “línguas vulgares", como parte do processo de formação das monarquias nacionais THAYAN.T@HOTMAIL.COM 22. Letra A VOLTAR
37
História, 1º Ano, O surgimento das “línguas vulgares", como parte do processo de formação das monarquias nacionais THAYAN.T@HOTMAIL.COM 23. Letra C VOLTAR
38
História, 1º Ano, O surgimento das “línguas vulgares", como parte do processo de formação das monarquias nacionais THAYAN.T@HOTMAIL.COM 24. Letra B VOLTAR
39
História, 1º Ano, O surgimento das “línguas vulgares", como parte do processo de formação das monarquias nacionais THAYAN.T@HOTMAIL.COM 25. Letra A VOLTAR
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.