A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Banco de Dados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Banco de Dados"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Banco de Dados
Arquitectura do Banco de Dados Réplica y Cúster MsC. Leoder Alemañy Socarrás

2 Objetivos Enunciar as principais características teóricas dos clústers e da replicação de dados.

3 Clúster

4 Clúster Clúster é um sistema que compreende dois ou mais computadores ou sistemas (ubicados em nós) na qual trabalham em conjunto para executar aplicações ou realizar outras tarefas. As características fundamentais para a construção de clusters são: confiança distribuição de carga performance

5 Clúster

6 Clúster de banco de dados
Quando falamos em Clúster de banco de dados, pensamos em 3 tipos de clusters: All: Onde a memória (shared buffers) e os discos (datafiles) são compartilhados por cada nó do cluster; Shared Disc: Onde apenas os disco são compartilhados pelos nós do cluster; Shared Nothing: Onde cada nó tem a sua própria memória e discos;

7 Classificação dos Clústers
Software y Hardware Necesidade

8 Classificação de Software y Hardware
Homogéneo Semi-homogéneo Heterogéneo

9 Classificação além Necesidade
Alto Performance HP Alta Disponibilidade HA Balanceamento de carga

10 Clúster de Alto Performance

11 Clúster de Alta Disponibilidade

12 Clúster de balanceamento de Carga

13 Propuesta de Disenho

14 Tolerância a falhas

15 Tolerância a falhas

16 Propuesta definitiva

17 Clúster Alta Disponibilidade: o banco de dados está sempre no ar, independente das falhas que possam acontecer. Paralelização de consultas: aumentar a velocidade de processamento das consultas SQL. Úteis em aplicações OLAP e Datawarehouse. Banco de dados distribuído: distribuição da aplicação de banco de dados em múltiplos servidores, até mesmo geograficamente distribuídos.

18 Réplica

19 Réplica Replicação dos dados refere-se a cópia dos dados para um     ou mais servidores;   Finalidades: Backup; Alta Disponibilidade; Segurança para o DBA;   Replicação de Dados Replicação de Base de Dados Mínimo 2 computadores distintos. MASTER/SLAVE.

20 Réplica Quando falamos em Replicação de banco de dados, pensamos em 4 tipos de replicação orientados por 2 paradigmas distintos: Replicação síncrona: onde todas as réplicas possuem sempre os mesmo dados; Replicação assíncrona: onde as réplicas podem ser  sincronizadas depois que um alteração nos dados é realizada; Replicação MultiMaster: onde é possível realizar leitura e gravação em qualquer réplica; Replicação Master/Slave: onde apenas a réplica master permite gravação, enquanto as demais réplicas só permitem leitura.

21 Réplica de Dados A replicação de dados é uma técnica que permite copiar e distribuir identicamente as tabelas de um banco de dados em múltiplos bancos de dados localizados em diferentes nós da rede. A replicação assegura que os dados corretos estejam sempre disponíveis no momento e no lugar necessário.

22 Réplica de Datos

23 Vantagens da replicação de dados
Eliminar o impacto da perdida da rede. Proporcionar meios para balanço de carga. Aumentar a disponibilidade da informação. Proporcionar cópia de segurança ante desastres ou falhas.

24 Quando se realizam as réplicas
Minería de Log. Triggers.

25 Quando se realizam as réplicas

26 Minería de Log Neste caso a ferramenta de replicação tem que ser capaz de ler as mudanças desde os log ou registros do SGBD no servidor local e depois enviar as novas mudanças para o servidor remoto.

27 Triggers Para realizar a captura das novas mudanças, a ferramenta de replicação deve criar uma estrutura composta por funções disparadoras e tabelas do mesmo banco de dados.

28 Tipos de Transmissão Máster-Máster Máster-Slave

29 Máster-Máster

30 Máster-Slave (Solo leitura)

31 Sentido da Transmissão
Sincrónico Asincrónico

32 Ferramentas Pgpool-II Slony I PGCluster PostgreSQL R
PostgreSQL (8.4 ou superior)

33 pgpool-II Middleware entre o servidor de banco de dados PostgreSQL e seus clientes; Melhor tratamento de conexões excedentes. Pool de conexões, que permite que conexões com as mesmas características (usuário, banco de dados e versão do protocolo utilizado) Replicação através da execução simultânea de uma operação em diversos servidores Modos : raw, connection cool, replication, parallel e master/slave( Slony-I ).

34 Slony-I Slony-I é uma extensão ao PostgreSQL que realiza replicação Assíncrona entre um mestre e um ou mais escravos; Indicado principalmente para uso em Data Centers e para realização de backups em tempo real das bases de dados de um servidor. Solução apontada pelo site oficial do PostgreSQL como a extensão mais popular disponível livremente para replicação assíncrona.

35 PGCluster É uma extensão para PostgreSQL que oferece replicação Síncrona entre dois ou mais mestres Solução indicada pelo site oficial do PostgreSQL como a solução mais popular disponível para esse tipo de replicação. Composto por três tipos de servidores distintos: Servidor de replicação (Replication Server) Balanceador de carga (Load Balance Server) Servidor PostgreSQL em si;

36 Postgres-R Postgres-R é uma extensão ao servidor de banco de dados PostgreSQL que fornece replicação Síncrona (vários mestres) e foi projetada para ser o mais transparente possível para o cliente. Objetivo de implantação de um servidor de banco de dados PostgreSQL de alta disponibilidade e com balanceamento de carga sem o uso de qualquer equipamento especial, Utilizar equipamentos que estão amplamente disponíveis e um custo acessível.

37 Conclusiones ¿Como se classificam as réplicas segundo o sentido da transmissão? ¿Como se classificam as réplicas segundo as forma de transmissão? ¿Quando se utiliza um clúster de bancos de dados? ¿Como se classificam os clústeres segundo software e hardware? ¿Como se classificam os clústeres segundo as necessidades a resolver?


Carregar ppt "Administração de Banco de Dados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google