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Os quartetos de cordas de Villa-Lobos

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Apresentação em tema: "Os quartetos de cordas de Villa-Lobos"— Transcrição da apresentação:

1 Os quartetos de cordas de Villa-Lobos
Paulo de Tarso Salles PPGMUS- ECA/USP 2015

2 Cronologia 1915: nº1; nº2 1916: nº3 1917/1949: nº4 1931: nº5 1938: nº6

3 Influências Vincent d’Indy Joseph Haydn

4 Organização do ciclo sonata
Quatro movimentos: I. Allegro (forma sonata); II. Andante; III. Scherzo; IV. Allegro I. Allegro (forma sonata); II. Scherzo; III. Andante; IV. Allegro Exceções: QC1, com 6 movimentos. QC5, cujo 1º movimento não é em forma sonata. A forma “variação” não é empregada.

5 Estilos Forma “cíclica”(derivada de César Franck): QC2 e 3.
Rapsódia: QC5 Caráter nacional: QC5 e 6 Forma sonata “clássica”(derivada de Haydn): especialmente a partir do QC6. Monotematismo “Variação em desenvolvimento” [developing variation]

6 Haydn (1732-1809) Esquecido no século XIX
Recuperado por: d’Indy (1909), Schenker, Geiringer (1932) Desprezado no Brasil: Mario de Andrade, Otto Maria Carpeaux Assumido por Villa-Lobos como inspiração, segundo Arnaldo Estrella (1970). Estrella refuta essa ideia.

7 Teorias da forma Sonata no século XVIII Sonata no século XIX
Época: Albrechtsberger D’Indy, Tovey, Ratner, Rosen Sonata no século XIX Czerny, A.B. Marx, Século XX: “teoria de sonata”[sonata theory]: Schenker, Caplin, Hepokoski, Darcy, vande Moortele

8 O “Allegro” em forma sonata villalobiano
Exposição: Mudanças texturais delimitando áreas temáticas Cadências: simetria Ausência do ritornello Alternância entre monotematismo, bitematismo e politematismo (grupos temáticos com vários temas) Desenvolvimento: Contraponto imitativo Developing variation Recapitulação Transposição da Exposição Transformações temáticas (inversão, retrogradação, etc.) Eventual retomada do desenvolvimento na coda (à maneira de Beethoven)

9 O “Andante” villalobiano
Cromatismo Melodia extensa e expressiva Estilos Modinha (“nacionalista”) Expressionismo (Wagner, Berg) Forma A-B-A Eventual uso da forma sonata (com ou sem desenvolvimento), ou rondó Simetrias na apresentação dos temas: relações tonais e instrumentais

10 O “Scherzo” villalobiano
Caráter humorístico/jocoso Virtuosidade Forma seccionada, eventual uso de ritornello Grande contraste textural Variedade de timbre: pizzicato, trinado, trêmulo, glissando, etc. Maior ousadia harmônica

11 O Finale villalobiano Eventual caráter de dança
Forma: livre, com eventual emprego da forma sonata Textura em geral menos densa que a do Allegro inicial

12 Elementos de identidade nacional
As categorias de Mario de Andrade no Ensaio sobre a música brasileira (1928) A teoria dos tópicos musicais Ratner, Monelle, Hatten, Tarasti, Agawu Tópicos musicais latino-americanos e brasileiros Melanie Plesch, Acácio Piedade, Gabriel Moreira, Norton Dudeque, Daniel Zanella


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