A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Demanda de Trabalho Aula 6.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Demanda de Trabalho Aula 6."— Transcrição da apresentação:

1 Demanda de Trabalho Aula 6

2 Algumas questões importantes
Como as firmas decidem quantas pessoas empregar e por quantas horas de trabalho? Como são distribuídas as horas de trabalho ao longo da produção?

3 Algumas questões ... Como as decisões de empregar são afetadas por mudanças nos salários e outros custos do emprego? Como o progresso técnico afeta o nível de emprego da firma e da economia como um todo? Como o governo afeta as decisões de emprego, fixando, por exemplo, o salário mínimo e os impostos sobre a folha de pagamento? Qual o efeito das elasticidades da demanda por mão-de-obra sobre o nível de emprego e o poder de barganha dos sindicatos de trabalhadores?

4 Demanda por insumos A demanda derivada é a demanda por recursos (insumos) que é dependente da demanda por produto A demanda de mão-de-obra é uma demanda derivada. Os insumos são demandados por uma firma se, e somente se, as famílias demandarem o que foi produzido pela firma.

5 Demanda de trabalho A curva de demanda por mão-de-obra da firma é simplesmente uma curva que mostra a quantidade de trabalho empregada pela firma quando esta está maximizando os lucros a diferentes níveis salariais. Analiticamente, ela é obtida variando-se a taxa de salário para um dado tipo de trabalho e mostrando qual será a quantidade de trabalho maximizadora de lucros empregada pela firma.

6 Demanda por trabalho A demanda por mão-de-obra pelos empregadores é uma função das características da demanda no mercado de produtos. Ela é função também das características da demanda no mercado de produtos e do processo de produção – mais especificamente, da facilidade pela qual o capital pode substituir a mão-de-obra por outros fatores de produção.

7 Função de Produção da Empresa
Descreve a tecnologia que a empresa usa para produzir bens e serviços. Hipóteses – existem apenas dois fatores de produção: Número de horas dos funcionários contratados pela empresa – no. de trabalhadores x média de horas. Estoque agregado de terra, máquinas e outros insumos físicos. Trabalhadores heterogêneos são agrupados. 10 trabalhadores para um dia de 8 horas é igual a empregar 20 trabalhadores por uma jornada de 4 horas. Ignorar a diferença entre o número de horas trabalhadas e o total de trabalhadores contratados. Modelo mais simples torna mais claro como as empresas tomam as decisões de contratação.

8 Produto Marginal MPe – mudança na produção derivada da contratação de um trabalhador adicional mantendo constante a quantidade de todos os outros insumos. MPk - mudança na produção derivada do aumento de uma unidade de estoque de capital mantendo constante a quantidade de todos os outros insumos. Hipótese: Produtos marginais são positivos.

9 Exemplo (mantendo constante o capital)
Mpe do primeiro contratado: 11 Mpe do segundo contratado: 16 ...

10 Gráficos

11 Produção com k fixo O produto marginal é a inclinação da curva de produto total, taxa de mudança na produção com a contratação de mais trabalhadores

12 Produto Marginal do Trabalho
Produto marginal do trabalho depende do formato da curva de produto total. Lei dos retornos decrescentes: produto começa a cair , fazendo com que o próximo contratado adicione menos à produção.

13 Produto Médio Ape: quantidade de produção realizada pelo trabalhador típico. Relação entre as curvas de Produto Marginal e Produto Médio.

14

15

16 Maximização dos lucros
Hipótese: a firma deseja maximizar seus lucros. Lucros = pq – w.E – r.K Hipótese: firma pequena, perfeitamente competitiva. a firma maximiza lucro decidindo a quantidade certa de capital e trabalho.

17 Problema da firma no curto prazo
Firma não pode aumentar ou reduzir o tamanho da sua planta, comprar ou vender equipamento. Estoque de capital é fixo: Ko A firma deve escolher um nível de emprego que irá maximizar os seus lucros:

18 Valor do produto marginal do trabalho
Aumento na receita gerada por um trabalhador adicional, dado capital constante. Aumento em R$ nas receitas geradas por um trabalhador adicional.

19 Valor do produto médio Valor do produto por trabalhador.

20 Quantos trabalhadores contratar?
A empresa competitiva consegue empregar toda a mão-de-obra que quiser a um salário constante igual a w. Se o salário for igual a 22, a empresa irá contratar 8 trabalhadores. Neste ponto, o valor do produto marginal do trabalho é igual à taxa de salário.

21 Quantos trabalhadores contratar?
A firma irá contratar um trabalhador adicional se e somente : O ganho marginal proveniente da contratação de trabalhadores adicionais é maior que o custo daquela contratação. A firma maximizará os lucros se: O ganho marginal proveniente da contratação de trabalhadores adicionais é igual ao custo daquela contratação.

22 Papel da lei dos rendimentos decrescentes
Ponto: contratação de um trabalhador Valor da curva do produto marginal é positivamente inclinada. A contratação de apenas um trabalhador não maximiza lucros. A Lei dos rend. decresc. estabelece limites para o tamanho da empresa.

23 Curva de Demanda de trabalho de curto prazo

24 A curva de demanda de CP O que acontece com o nível de emprego quando o salário varia mantendo o capital constante. Ela é dada pela curva do valor do produto marginal do trabalho. Como o valor do produto marginal do trabalho declina quando mais trabalhadores são contratados, uma queda do salário aumenta a demanda por trabalho. Relação positiva entre o emprego de curto prazo e o preço do produto.

25 A determinação do número de horas e do número de trabalhadores
Quantos trabalhadores contratar a fim de que a firma maximize os lucros? Critério: Contratar enquanto a contribuição do último contratado for maior que seu custo (ou seja, o incremento no lucro for positivo). Problema microeconômico: Maximizar os lucros escolhendo o nível de produção ótimo. Fatores chaves de produção (mão-de-obra e capital). Se o lucro líquido gerado por uma unidade extra de insumo for positivo, então adicione uma unidade; Se o lucro líquido gerado por uma unidade extra de insumo for negativo, então reduza a unidade; Se o lucro líquido gerado por um insumo extra for zero, não é necessária uma mudança adicional;

26 Nível de equilíbrio do emprego no curto prazo para uma firma competitiva
O nível de emprego de equilíbrio é encontrado maximizando-se os lucros da eq. 2:


Carregar ppt "Demanda de Trabalho Aula 6."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google