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Profª. Mayara Abadia Curso de Ciências Contábeis

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Apresentação em tema: "Profª. Mayara Abadia Curso de Ciências Contábeis"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Mayara Abadia Curso de Ciências Contábeis
AVALIANDO O Profª. Mayara Abadia Curso de Ciências Contábeis

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3 FRANQUIAS Franquia, franchising ou franchise Uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infra-estrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços.

4 FRANQUIAS O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. O franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.

5 FRANQUIAS É obrigatória a apresentação de uma circular de franquia pelo franqueador, indicando as condições gerais do negócio jurídico. Embora possibilite retorno mais rápido, a compra de uma franquia geralmente exige um investimento inicial alto, pois é preciso prever custos com local de instalação, equipamentos e pessoal.

6 FRANQUIAS As técnicas, ferramentas e instrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para otimizar o desempenho de outros tipos de canais de vendas, como redes de revendas, de representantes comerciais, de assistências técnicas, de distribuidores e outros.

7 CURIOSIDADE A primeira empresa a implementar o sistema de franquias no Brasil foi o Yázigi Internexus, em 1950.

8 TIPOS DE FRANQUIAS Franchising de distribuição - O franqueado comercializa um produto fabricado pelo franqueador, sob a marca do qual é titular o último, beneficiando-se de assistência técnica e comercial. Franchising de serviços - O franqueado presta um serviço, através de uma marca ou nome comercial licenciados pelo franqueador, com base nas diretrizes estipuladas pelo último. Franchising de indústria - O franqueado fabrica, ele próprio, o produto a comercializar, sob uma marca ou nome comercial, segundo as indicações do franqueador.

9 VANTAGENS DA IMPLEMENTAÇÃO
Possibilidade de abertura de negócio sem necessidade de experiência empresarial no setor; Redução do risco envolvido, face a utilização de conceito de negócio já experimentado e com sucesso; Benefício e aproveitamento de marca já com notoriedade no mercado; Formação inicial e de forma contínua; Existência de ferramentas de gestão, informação disponível sobre volume de vendas, número de clientes, percentagem de lucros obtida, percepção das preferências, hábitos de consumo, gestão do ciclo de rotação dos estoques e das necessidades de reposição; Aproveitamento dos canais de distribuição e logística existentes, permitindo a adoção de preços competitivos e com ganhos de escala nas encomendas;

10 VANTAGENS DA IMPLEMENTAÇÃO
Os estudos de mercado elaborados são compartilhados na rede existente, permitindo investimentos em publicidade financeiramente sustentáveis; Melhor acesso na compra, ou aluguel de espaço, em resultado da existência de marca reconhecida; Apoio técnico, administrativo e de gestão, inclusive na seleção do espaço, de acordo com critérios de área, localização e acessibilidades; Sinergias na resolução de problemas que em outras unidades da rede já tenham ocorrido; Aproveitamento do recrutamento de recursos humanos, pois é mais acessível trabalhar em rede conhecido, do que em unidade do mesmo ramo mas com pouca notoriedade;

11 BENEFÍCIOS PARA O FRANQUEADO
O franqueado financia grande parte da expansão, não necessitando o franqueador de capital avultado; Concentra-se na produção e desenvolvimento de novos produtos e serviços; Os franqueados atingem resultados superiores aos obtidos por unidade própria, sendo parceiros altamente moralizados e motivados; Existe a criação de um canal de distribuição fluido, eficiente e diferenciado; A imagem da marca sai cada vez mais reforçada, pois é associada ao know-how, à força do trabalho e aos relacionamentos locais do franqueado;

12 BENEFÍCIOS PARA O FRANQUEADO
Existe uma descentralização da estrutura, gerando benefícios em termos de custos fixos menores do que com unidades próprias; Possibilita ganhos acrescidos em economias de escala; O sistema possibilita expansão de mercado de forma rápida, pois a abertura de novos espaços é célere; Viabiliza ações de promoção e de marketing de forma conjunta e coordenada.

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14 10 PERGUNTAS QUE O EMPREENDEDOR DEVE SE FAZER ANTES DE ABRIR FRANQUIA

15 1. QUAL É O INVESTIMENTO TOTAL NECESSÁRIO PARA A ABERTURA DO NEGÓCIO?
O empreendedor deve questionar sobre todos os custos para a abertura da franquia, desde ponto comercial, equipamentos, instalações, estoque, despesas operacionais, taxa de franquia e capital de giro. Qualquer valor a mais pode impactar no retorno do investimento, isso quando não inviabiliza a instalação do negócio. O dinheiro para investir deve estar em mãos. Bancos, só em casos excepcionais e nem pense em começar o negócio endividado.

16 2. QUAL É O FATURAMENTO MÉDIO MENSAL E A MARGEM DE LUCRO LÍQUIDO DO FRANQUEADO?
O empreendedor deve perguntar sobre o faturamento médio mensal que a franquia oferece e qual a margem de lucro líquido do negócio. Segundo a ABF, o lucro varia de 10% a 15% sobre o faturamento. Acima disto, o candidato deve perguntar ao franqueador por que a margem dele é maior do que a média do mercado.

17 3. QUAL É A DURAÇÃO DO CONTRATO E AS REGRAS PARA RENOVAÇÃO?
O contrato firmado entre franquia e franqueado é renovado a cada cinco anos. Dentro deste prazo, o empreendedor deve recuperar o investimento e ainda ganhar dinheiro. É preciso checar, também, como será feita a renovação. Há redes que cobram todas as taxas de abertura novamente, outras que dão descontos e, ainda, aquelas que não cobram nada. Segundo especialistas, apesar de a renovação ser estabelecida em contrato, dificilmente uma franquia retoma a unidade de um franqueado. São poucos os casos. Isso ocorre somente quando a unidade não consegue o resultado esperado pela rede.

18 4. EM QUANTO TEMPO É POSSÍVEL RECUPERAR O INVESTIMENTO INICIAL?
A ABF trabalha com o prazo de retorno de 18 a 24 meses para microfranquias, que exigem baixo investimento, e de 36 meses para franquias que necessitam de investimento maior. No entanto, o candidato deve ter ciência de que toda operação oferece riscos e que a dedicação dele ao negócio pode trazer um retorno mais rápido.

19 5. QUAL É O PERFIL DESEJADO PARA O FRANQUEADO?
Em geral, as franquias procuram pessoas que tenham afinidade com o ramo de atuação e disposição para comandar a unidade. Pense que pelos próximos cinco anos você deverá estar presente na empresa todos os dias. Pior que um emprego ruim é um negócio com o qual você não se identifica.

20 6. QUAL É O SUPORTE OFERECIDO PELA REDE?
O empreendedor deve perguntar como o conhecimento do franqueador será repassado a ele. É importante saber quais manuais serão entregues ao franqueado, como a matriz acompanhará as metas da unidade e como atuará para auxiliar na solução de eventuais problemas operacionais.

21 7. QUAL É O TEMPO DE TREINAMENTO DO FRANQUEADO?
Dependendo da complexidade do negócio, o tempo mínimo de treinamento é de 30 dias. Para quem nunca teve experiência em um negócio similar ao da franquia, menos do que isso não é suficiente para aprender todos os processos de operação e de gestão do negócio, tampouco dá condições ao franqueado de treinar e desenvolver sua equipe.

22 8. QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO PONTO COMERCIAL IDEAL?
O ponto comercial é um dos principais fatores de sucesso de uma franquia. Deve-se avaliar se na cidade ou região de interesse existem locais que cumpram os requisitos estabelecidos pelo franqueador, como fluxo de pessoas, perfil do público, renda etc. Além disso, é preciso checar se há exclusividade de território e de quem é a preferência para abertura de uma segunda unidade na mesma região.

23 9. OS OUTROS FRANQUEADOS DA REDE ESTÃO SATISFEITOS?
Franqueados satisfeitos ou com mais de uma unidade da rede são bons indicadores do sucesso da franquia. No entanto, descontentamento ou alto número de fechamento de unidades são maus sinais. Antes de tomar qualquer decisão, converse com os franqueados atuais e também com aqueles que fecharam as portas do negócio. Por lei, a franquia é obrigada a entregar uma lista com nome, telefone e endereço desses franqueados.

24 10. HÁ QUANTO TEMPO A FRANQUIA ESTÁ NO MERCADO?
Quanto mais tempo a franquia tem de mercado, menor o risco do investimento. Geralmente, uma rede leva três anos para atingir a maturidade. Com esse tempo, é possível testar o modelo de negócio, sua atuação no mercado e como enfrenta períodos de alta e de baixa no consumo.

25 E VOCÊ? JÁ PENSOU EM ABRIR UMA FRANQUIA?


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