A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FONTES DE ALIMENTAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FONTES DE ALIMENTAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 FONTES DE ALIMENTAÇÃO

2 Fontes É o responsável por converter corrente alternada (tomada) para corrente contínua. É o responsável, também, por alimentar o PC com energia.

3 Fontes AT Conector da fonte à placa-mãe: 2x6Pinos
Valores de Tensão: 5V, 12V, -5V e -12V Ligada ao gabinete por um conector de quatro pinos chamado rocker switch ou push switch

4

5 Principais Padrões de Fontes de Alimentação
Figura 1: Conexão de uma fonte de alimentação AT em uma placa-mãe AT

6 Fonte ATX Conector da fonte à placa-mãe: 1x20 Pinos
Valores de Tensão: 3,3V, 5V, 12V, -5V, 12V Ligada ao gabinete por um conector chamado Power Switch ou Power Button

7 Principais Padrões de Fontes de Alimentação
Figura 2: Conexão de uma fonte de alimentação ATX em uma placa-mãe ATX.

8 3) Fonte ATX12V As fontes de alimentação modernas são chamadas ATX12V. Elas possuem, além do conector principal de alimentação, mais dois conectores: Conector de 12 volts: fornece mais corrente na tensão de +12 volts. Muitas placas de CPU atuais exigem este conector. As fontes ATX12V são conhecidas popularmente como “Fontes de Pentium 4”. Mas isto não significa que servam apenas para Pentium 4.

9 Principais Padrões de Fontes de Alimentação
Figura 3: Conector de quatro pinos de 12 V em uma placa-mãe ATX12V (+12V Power Connector)

10 Principais Padrões de Fontes de Alimentação
Figura 4: Conector de quatro pinos de 12 V em uma fonte de alimentação ATX12V v1.x.

11 Principais Padrões de Fontes de Alimentação
Figura 5: Conector auxiliar de seis pinos em uma fonte de alimentação ATX12V v1.x., Usado no padrão AGP Pro 50

12 Principais Padrões de Fontes de Alimentação
Figura 6: Conector de alimentação Serial ATA de quinze pinos introduzido nas fontes ATX12V v1.3

13 Principais Padrões de Fontes de Alimentação
Figura 7: Conector de 24 pinos em uma placa-mãe ATX12V v2.x

14 Principais Padrões de Fontes de Alimentação
Figura 8: Adaptador 24 pinos para 20 pinos.

15 Principais Padrões de Fontes de Alimentação

16 Principais Padrões de Fontes de Alimentação
Conectores: fonte ATX / AT

17 Principais Padrões de Fontes de Alimentação
Conectores para HDs e CD-ROMs

18 Alimentação dos drives
servem para alimentar discos rígidos, drives de CD-ROM, gravadores de CDs, drives de DVD, gravadores de DVDs, etc.

19 Alimentação dos drives
Detalhe dos dois tipos de conectores para alimentar drives de disquetes (o conector menor), discos rígidos, drives de CD-ROM, DVD e gravadores

20 Fontes de Alimentação

21 Fontes de Alimentação

22 Fontes de Alimentação

23 Fontes de Alimentação

24 Fontes de Alimentação

25 Fontes de Alimentação Ventilação
O fluxo de ar dentro do micro funciona da seguinte forma: o ar frio entra através de ranhuras existente na parte frontal do gabinete. Esse ar é aquecido devido a trocas de calor com outros dispositivos, como o processador, placas de vídeo, chipset, etc. Como o ar quente é menos denso do que o ar frio, a sua tendência natural é subir. Com isso, o ar quente fica retido na parte superior do gabinete.

26 Fontes de Alimentação A ventoinha existente na fonte de alimentação funciona como um exaustor, puxando o ar quente desta região e soprando-o para fora do micro. As fontes de alimentação mais robustas possuem duas ou três ventoinhas. Alguns gabinetes têm espaço apropriado para a instalação de uma nova ventoinha na parte traseira do gabinete, o que melhora ainda mais a circulação de ar dentro do gabinete do micro.

27 Fontes de Alimentação Figura 11: Fluxo de ar dentro do gabinete do micro

28 Fontes: Determinando a Potência
Item Consumo Processadores de Alto Desempenho 60 W W Processadores Econômicos 30 W - 80 Placa-mãe 20 W W HDs e drives de 25 W - 35 W Placa de vídeo sem instruções em 3D 15 W - 25 W Placa de vídeo com instruções em 3D 35 W W Módulos de memória 2W - 10 W Placas de expansão (placa de rede, placa de som, etc) 5 W - 10 W Cooler Teclado e mouse 1 W - 15 W

29 Fontes: Determinando a Potência
Exemplo: Determinar a potência para um computador, com processador Athlon 64 FX, com dois HDs, um drive de CD/DVD, placa de vídeo 3D, mouse óptico e dois módulos de memória.

30 Fontes: Determinando a Potência
Athlon 64 FX: 80 W HD: 2x 25 W (50W) Drive de CD/DVD: 25 W Placa de vídeo 3D: 80 W Mouse óptico + teclado: 10 W Placa-mãe: 80 W Memória: 2x 10 W (20 W) Total: W

31 Fontes: Substituição • Quando for anexado um componente à CPU que requeira uma quantidade maior de energia (potência); • Quando esporadicamente o Disco Rígido não inicializa; • Quando a fonte possui problemas de ventilação; • Quando o computador não inicializar;

32 Fontes: Substituição Para a substituição da fonte não basta selecionar uma com a quantidade de Watts requerida. Os requisitos de qualidade, compatibilidade e o próprio aspecto físico para instalação do gabinete têm que ser considerada. Na retirada, tomar alguns cuidados: • Desligar o computador; • Desligar o cabo da alimentação; • Eliminar a eletricidade estática; • Retirar primeiramente os conectores da CPU e depois os restantes.

33 Anomalias no Sistema de Alimentação
Excesso de Tensão A pior forma de poluição da rede elétrica é o excesso de voltagem, que são picos de alta potência semelhantes a raios que invadem o PC e podem danificar os circuitos de silício. Em geral, os danos são invisíveis exceto pelo fato - visível - de não haver imagem no monitor de vídeo.

34 Instalação Elétrica A instalação elétrica vai refletir em um duradouro e confiável funcionamento do equipamento, evitando principalmente problemas esporádicos ou intermitentes, muitas vezes difíceis de descobrir sua fonte. As posições dos sinais terra, neutro e fase devem obedecer aos padrões internacionais.

35 Instalação Elétrica O FASE é o fio que conduz a energia, é o fio que dá o choque elétrico. O NEUTRO é o retorno, a referência do FASE, este não dá choque elétrico. Figura: Tomada

36 Aterramento O computador deve ser ligado a uma rede elétrica com aterramento, usando tomadas de 3 pinos: FASE NEUTRO TERRA É altamente recomendável ainda que seja usado um estabilizador de voltagem.

37 Não faça isso! A falta do fio de terra prejudica o funcionamento do computador. Pior ainda, a possibilidade de inversão entre FASE e NEUTRO pode resultar na queima de equipamentos.

38 Aterramento O aterramento é de extrema necessidade para evitar todos os problemas citados, e precaver alguns outros, que a falta ou o mau aterramento pode causar. Num ideal aterramento a diferença de potencial entre o terra e o neutro não pode variar mais de 3 VOLTS A/C.

39 Aterramento

40 Aterramento


Carregar ppt "FONTES DE ALIMENTAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google