A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATERRAMENTO. ATERRAMENTO Ligação elétrica –Intencional e de baixa impedância à Terra. Finalidades –Caminho de retorno de sistema MRT. –Caminho seguro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATERRAMENTO. ATERRAMENTO Ligação elétrica –Intencional e de baixa impedância à Terra. Finalidades –Caminho de retorno de sistema MRT. –Caminho seguro."— Transcrição da apresentação:

1 ATERRAMENTO

2 ATERRAMENTO Ligação elétrica –Intencional e de baixa impedância à Terra. Finalidades –Caminho de retorno de sistema MRT. –Caminho seguro para as descargas atmosféricas. –Equipotencialidade. –Estabelecer uma referência de potencial. –Integrar sistemas de proteção contra choques.

3 ATERRAMENTO Aterramento Funcional –Malha de retorno por terra –S P D A Aterramento de Proteção Garantir a atuação de dispositivos de seccionamento. Exige coordenação com os dispositivos de proteção. Funcionamento de acordo com o esquema de aterramento.

4 ATERRAMENTO Conexão à Terra –Hastes verticais ou inclinadas Alinhadas; em círculo; em triângulo, etc. –Placas Horizontais enterradas –Fios ou cabos enterrados Em linha; em cruz; em malha –Ferragem de alicerces e fundações.

5 ATERRAMENTO Elementos –Condutor de Proteção (PE) – É um condutor referido em medidas de proteção, destinado a interligar massas, partes condutoras estranhas, terminal de aterramento, eletrodos de aterramento, pontos de alimentação aterrados ou ligados ao neutro.

6 ATERRAMENTO Elementos –CONDUTOR PEN - Condutor de proteção e neutro simultaneamente. – PE  proteção............. (verde) – N  neutro..................... (azul) -TERMINAL DE ATERRAMENTO PRINCIPAL Barra ou terminal destinado a interligar ao dispositivo de aterramento; condutores de proteção; condutores equipotencialidade; (aterramentos funcionais).

7 ATERRAMENTO Elementos –Resistência de Aterramento Resistência elétrica entre o terminal de aterramento principal e a terra. – Condutor de Aterramento Condutor de proteção que liga o terminal de aterramento principal ao eletrodo de aterramento.

8 ATERRAMENTO Elementos –Ligação Equipotencial- Ligação destinada a igualar ou aproximar os potenciais de massas ou partes metálicas da instalação, não destinadas à condução de corrente elétrica. – –Condutor de Equipotencialidade Condutor de proteção, que garante uma ligação equipontecial.

9 ATERRAMENTO Elementos –Condutor de Proteção Principal Condutor de proteção que liga os diversos condutores de proteção de uma instalação ao terminal ou barra de aterramento principal.

10

11 ESQUEMAS DE ATERRAMENTO Nomenclatura PRIMEIRA LETRA - Indica a situação da origem da alimentação com relação à Terra. T – significa que a origem da instalação tem um ponto, (habitualmente o neutro), ligado diretamente à Terra. I – significa que a origem da instalação está totalmente isolada de Terra ou está conectada à Terra através de uma impedância.

12 Nomenclatura SEGUNDA LETRA - Indica a situação das massas, (carcaças), com relação à Terra. T – significa que as massas estão individualmente ( ou em grupos) ligadas à Terra, independentemente do aterramento eventual de um ponto da alimentação. N – significa que as massas estão ligadas diretamente ao ponto neutro da alimentação aterrado.

13 Nomenclatura Outras Letras –S – Indica que as funções de neutro (N) e de proteção (PE) são asseguradas por condutores separados. – C – Indica que as funções de neutro (N) e de proteção (PE) são asseguradas por um mesmo condutor (PEN).

14 Nomenclatura Outras Letras Assim é que vários esquemas são possíveis, combinando-se as condições de aterramento da alimentação e as condições de aterramento das massas, Isto é, das carcaças dos equipamentos e demais partes condutoras da instalação TN-S TN-C TN-CS TT IT

15 Esquema TN-S

16 Esquema TN-C

17 Esquema TN-C-S

18 Esquema TT

19 Esquema IT

20 Escolha –FEITA NA FASE INICIAL DE PROJETO CONSIDERANDO : –LEGISLAÇÃO, –NORMALIZAÇÃO –PROJETO –EXECUÇÃO –FUNCIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES –CUSTOS GLOBAIS

21 Escolha *PARA FORNECIMENTO DA REDE PÚBLICA EM BAIXA TENSÃO – O NEUTRO DEVE SEMPRE SER ATERRADO NA ORIGEM. ESQUEMA IT – TEM RESTRIÇÕES SEVERAS EM QUALQUER CASO : –SEGURANÇA DEVE SER GARANTIDA

22 PROTEÇÃO DAS PESSOAS CONTRA CHOQUES POR CONTATOS INDIRETOS

23

24

25

26

27 Material Disponibilizado pelo docente Nilson Alves do Centro de Educação e Tecnologia SENAI/ES.


Carregar ppt "ATERRAMENTO. ATERRAMENTO Ligação elétrica –Intencional e de baixa impedância à Terra. Finalidades –Caminho de retorno de sistema MRT. –Caminho seguro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google