A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marcus Vinicius Girolneto Sousa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marcus Vinicius Girolneto Sousa"— Transcrição da apresentação:

1 Marcus Vinicius Girolneto Sousa
Um Aplicativo para Auxílio na Alfabetização de Pessoas com Síndrome de Down Marcus Vinicius Girolneto Sousa

2 Tópicos Introdução Apresentação do Tema Materiais e Métodos Validação
Síndrome de Down Alfadown Apresentação do Tema Trabalhos Relacionados Objeto de Estudo Materiais e Métodos Processos Tecnologias Protótipo Validação Testes de Usabilidade Resultados Conclusões Apresentação do protótipo

3 Síndrome de Down Trissomia no cromossomo 21.
Esta alteração genética afeta o desenvolvimento do individuo, determinando algumas características físicas e cognitivas. Algumas pessoas com síndrome de Down apresentam dificuldades motoras e dificuldades no aprendizado[1].  Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

4 Projeto de extensão e pesquisa desenvolvido pela PUC-GO.
Alfadown Projeto de extensão e pesquisa desenvolvido pela PUC-GO. Criar um grupo de estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com a síndrome de down, proporcionando um embasamento teórico-prático sobre questões relativas à Educação Inclusiva[2].

5 Trabalhos Relacionados
vSked

6 Trabalhos Relacionados
MOCOTO

7 Trabalhos Relacionados
Livox

8 Trabalhos Relacionados
Expressar

9 Trabalhos Relacionados
Participar

10 Objeto de Estudo Este trabalho tem como objeto de estudo o desenvolvimento de um aplicativo Android para auxiliar no processo de alfabetização de pessoas com síndrome de Down.

11 Objeto de Estudo O aplicativo deve auxiliar no processo de alfabetização de alunos do nível rudimentar do projeto Alfadown. Contribuir para o desenvolvimento da linguagem. Monitoramento das atividades por meio do algoritmo Attention Meter. 1º tópico falar sobre os requisitos do aluno do nível rudimentar. 2º tópico aumentar o dicionário dos alunos do nível rudimentar, apresentando palavras letras para eles. 3º tópico: um dos requisitos observados para a aplicação é que o profissional da saúde não tem marcadores para realizar a avaliação a distância, este trabalho tem como proposta oferecer um mecanismo de monitoramento baseado em variáveis fisiológicas.

12 Processos Documentação é o momento em que iniciou-se a organização dos os artefatos do software, com as descrições estruturais e comportamentais.

13 Processos Tablet Acer Iconia A500, simulador GENYMOTION, android simulado em computador pelo remix os

14 Processos Tablet Acer Iconia A500, simulador GENYMOTION, android simulado em computador pelo remix os

15 Tecnologias Plataforma de desenvolvimento: Android Studio.
Sistema Operacional Android ou superior. Tablet Acer Iconia A500, simulador GENYMOTION, android simulado em computador pelo remix os

16 Tecnologias Tablet Acer Iconia A500, simulador GENYMOTION, android simulado em computador pelo remix os

17 Tecnologias Tablet Acer A500P Processador: dual-core 1GHz. RAM: 1 GB
Memória Interna: 32 GB Tela: 10.1” Android : 4.0.4 R$ 350,00. Tablet Acer Iconia A500, simulador GENYMOTION, android simulado em computador pelo remix os

18 Tecnologias PC (Remix OS): R$ 3500,00.
Tablet Acer Iconia A500, simulador GENYMOTION, android simulado em computador pelo remix os

19 Intel® Compute Stick – Ultra Compact PC R$ 700,00.
Tecnologias Intel® Compute Stick – Ultra Compact PC R$ 700,00. Tablet Acer Iconia A500, simulador GENYMOTION, android simulado em computador pelo remix os

20 Protótipo Tablet Acer Iconia A500, simulador GENYMOTION, android simulado em computador pelo remix os

21 Protótipo Tablet Acer Iconia A500, simulador GENYMOTION, android simulado em computador pelo remix os

22 Testes de Usabilidade Elaboração de um roteiro de testes:
Questionário de avaliação de software. Ambiente de aplicação. Dispositivo de aplicação dos testes. Quantidade de alunos. Parâmetros da aplicação. Treinamento dos monitores.

23 Testes com Alunos

24 Testes com Alunos

25 Testes com Alunos

26 Resultados Probabilidades calculadas dos dados obtidos por meio dos testes. (a) Alunos compreenderam o que foi proposto. (b) Dificuldades na atividade 4. (c) Alunos demonstraram interesse na atividade. (d) Alunos que apresentaram dificuldade motora.

27 Resultados Probabilidades calculadas dos dados obtidos por meio dos testes. (a) Alunos compreenderam o que foi proposto. (b) Dificuldades na atividade 4. (c) Alunos demonstraram interesse na atividade. (d) Alunos que apresentaram dificuldade motora.

28 Resultados Probabilidades calculadas dos dados obtidos por meio dos testes. (a) Alunos compreenderam o que foi proposto. (b) Dificuldades na atividade 4. (c) Alunos demonstraram interesse na atividade. (d) Alunos que apresentaram dificuldade motora.

29 Resultados

30 Conclusões Aspectos Originais da Proposta
Monitoramento do comportamento por meio do Attention Meter. Monitoramento remoto do HRV e Heart Rate. Geração de um relatório de desempenho. Configuração dos parâmetros da aplicação remotamente. Gravação de vídeos da face dos usuários.

31 Conclusões

32 Conclusões Utilidade Auxílio no processo de alfabetização para pessoas com síndrome de Down  estímulo multimídia. Acompanhamento do desenvolvimento do usuário. No Alfadown, no futuro na casa do usuário.

33 Conclusões Adição de mais atividades.
Trabalhos Futuros Adição de mais atividades. Possibilidade de realizar atividades por comandos de voz. Funcionalidade gravação de tela concomitantemente com a face. Configuração automática dos parâmetros da aplicação.

34 DEMONSTRAÇÃO (3 min)

35 Download O aplicativo Lori’s Help esta disponível para download em:
<

36 Repercussão do Trabalho

37 Referências Bibliográficas
[1] Movimento Down, O que é. Disponível em < Acesso em 20 de junho de 2016. [2] PUC Goiás, Alfa Down. Disponível em < Acesso em 21 de junho de 2016. [3] HAYED. G. R., HIRANO. S., MARCU. G., MONIBI. M., NGUYEN. D. H., YEGANYAN. M. Interactive visual supports for children with autism. Pers Ubiquit Comput, 2010. [4] Projeto Participar, Participar. Disponível em: < Acesso em 22 de junho de 2016.

38 Referências Bibliográficas
[5] Projeto Participar, Expressar. Disponível em: < >. Acesso em 22 de junho de 2016. [6] Livox, Livox. Disponível em: < >. Acesso em 22 de junho de 2016.


Carregar ppt "Marcus Vinicius Girolneto Sousa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google