A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prevenção e combate ao álcool, tabagismo e entorpecentes!!!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prevenção e combate ao álcool, tabagismo e entorpecentes!!!"— Transcrição da apresentação:

1 Prevenção e combate ao álcool, tabagismo e entorpecentes!!!

2 Medidas Para Prevenção de Drogas e Álcool O caminho mais eficaz para combater o consumo das drogas e do álcool é a educação e a informação. Pessoas conscientes e sensibilizadas sobre os diversos males que essas substâncias proporcionam rendem resultados mais satisfatórios do que a intervenção em pessoas que já estão viciadas ou que fazem o uso moderado, pois essas pessoas são mais resistentes a tratamentos. Devem ser sempre pautados nos diálogos com os filhos e com outros membros da família os males que as drogas podem provocar, lembrando os riscos e as consequências do uso de álcool e drogas. O uso de drogas e álcool no ambiente de trabalho é mais comum do que imaginamos. Os riscos de se trabalhar sob efeitos de alguma substância que altere as condições normais de uma pessoa podem ser fatais. Dependendo da função que a pessoa exerce, pode gerar queda na produção do funcionário levando-o a ser demitido, o que acarretará em outros diversos problemas inerentes ao desemprego.

3

4 Oque são drogas??? Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetraidrocanabinol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a ideia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, mundificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via retal (supositório).

5 Tipos de drogas. Maconha Ópio Psilocibina Anfetaminas Barbitúricos Ecstasy LSD Metanfetamina Heroína Cocaína Crack

6 Tipos de drogas.

7 Indicações e Sintomas do Consumo de Drogas. Há várias indicações, tanto físicas como comportamentais, que sugerem o consumo de drogas. Cada droga tem as suas próprias manifestações específicas, mas existem algumas indicações gerais que sugerem que uma pessoa está a consumir drogas: Mudança súbita de comportamento Mudanças de humor; irritável e mal-humorado e, de repente feliz e bem-disposto Distanciamento de membros da família Desleixo sobre asseio pessoal Perda de interesse com passatempos, desportos e outras atividades favoritas Padrão de sono alterado: acordado à noite e a dormir durante o dia Olhos vermelhos ou sem expressão Nariz a pingar ou a fungar

8 Como as Drogas Circulam no Corpo As drogas circulam de maneira previsível pelo corpo e ganham maior velocidade e alcance a partir do momento em que entram na corrente sanguínea. O sangue circula dos tecidos para o coração através das veias. Do coração, ele parte para os pulmões para adquirir oxigênio e liberar o dióxido de carbono. O sangue volta, então, para o coração através das artérias, carregando consigo a droga. As drogas podem der administradas oralmente, aspiradas pelo nariz ou inaladas até os pulmões. Podem também ser injetadas através da pele, de uma camada de gordura, músculo ou dentro de uma veia (via intravenosa). A injeção intravenosa é a via que produz os efeitos mais rápidos.

9

10

11 tabagismo O tabagismo é uma doença causada pelo excesso de nicotina no organismo. Essa substância, um dos componentes do tabaco, é a responsável por gerar a dependência química e psicológica. Em poucos segundos, após a primeira tragada com inalação das toxinas que compõem um cigarro, as substâncias atingem a corrente sanguínea chegando ao cérebro (órgão do sistema nervoso central, controlador das reações vitais do ser humano), desencadeando a sensação de bem- estar. Organicamente provoca efeitos adversos, como: redução da ansiedade, diminuição da fome, perda de peso e melhora na concentração. No entanto, a fumaça do cigarro contém, aproximadamente, 4,7 mil substâncias químicas, das quais 60 são cancerígenas.

12 Principais doenças causadas pelo cigarro: - Câncer de pulmão - Câncer de boca - Câncer de laringe - Câncer de estômago - Leucemia - Infarto do miocárdio - Enfisema nos pulmões - Impotência sexual - Bronquite - Trombose vascular - Redução da capacidade de aprendizado e memorização

13

14

15 O que é Alcoolismo? Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis. A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.

16 Causas do Alcoolismo? As bebidas alcoólicas são cada vez mais consumidas e até exaltadas e as pessoas são introduzidas nelas cada vez mais cedo. É verdade que a maioria das pessoas que consome bebidas alcoólicas não se torna alcoólatra, mas essa disponibilidade aumentada estimula em muito o alcoolismo. Alguns fatores sociais, psicológicos e genéticos também contribuem decisivamente para a instalação do alcoolismo em um indivíduo.

17 Quais são os Sintomas? Também conhecido como síndrome da dependência do álcool é caracterizada por: Compulsão, no qual há uma necessidade forte ou desejo incontrolável de beber. Perda de controle, que é a inabilidade frequente de parar de beber uma vez que a pessoa já começou. Dependência física, a partir da ocorrência de sintomas de abstinência, como náusea, suor, tremores e ansiedade. Tolerância, com a necessidade de aumentar as quantias de álcool para sentir-se bem. O alcoolismo não é relacionado com a quantidade que a pessoa bebe ou mesmo por quanto tempo o indivíduo bebe e, sim com a necessidade incontrolável por álcool. É a partir deste entendimento que conseguimos compreender o porquê de a maioria dos dependentes de álcool não conseguir se valer só da força de vontade para parar de beber.

18

19

20 Fim!!


Carregar ppt "Prevenção e combate ao álcool, tabagismo e entorpecentes!!!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google