A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desmaterialização do Objeto Artístico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desmaterialização do Objeto Artístico"— Transcrição da apresentação:

1 Desmaterialização do Objeto Artístico

2 Arte Atual Desmaterialização do Objeto Artístico e a Estética da Dispersão
Tendência de retorno aos conhecidos conceitos de abstração; Fascínio pelo exótico da cultura de outros povos; Apelo místico em favor da paz e harmonia pós-guerra; A produção na arte Contemporânea tem como principal característica pouca durabilidade e fidelidade para com espaços (museus, galerias) ou mesmo técnicas artísticas convencionais (pintura, escultura, etc); Na proposta de acabar com a “obra de arte eterna”, a primeira coisa que morre é a matéria, ficando em seu lugar o conceito, a idéia, os signos, a semiótica, fórmulas mais velozes e coletivas; O processamento das informações torna-se cada vez mais presente e ágil em menor tempo e espaço.

3 Arte Atual Desmaterialização do Objeto Artístico e a Estética da Dispersão
Desejo da manifestação artística em participar do cotidiano e dele ser um resultado. (ponte entre arte e tecnologia); Afastamento da mão do artista quanto ao objeto produzido e a máquina aparecendo como co-signatária dessa nova arte; O ambiente todo é o espaço da arte na fusão entre pintura, desenho, escultura, vídeo, música, cheiro, etc. (“o espaço do museu ficou pequeno”); O artista contemporâneo passa a experimentar meios e técnicas que não domina numa busca pelo desafio e correspondência com seu tempo. O emprego de materiais e tecnologias avançadas para se fazer arte, aproxima definitivamente a figura do Artista com a do Cientista.

4 Arte Atual Desmaterialização do Objeto Artístico e a Estética da Dispersão
Os irmãos Chapman começaram a trabalhar juntos nos anos 90, afirmando que a parceria era mais política do que familiar. Juntos eles poderiam reduzir o impacto do ego individual de cada um deles em seus trabalhos As criações dos Chapmans que mais aberração causaram foram as representações de possibilidade de permutação, usando corpos humanos em vez das formas abstratas como princípio. Outro ensaio polêmico foram inspirado nas transformação da obra de Goya. “Desastres de Guerra” foram intervenções nos quadros de Goya que transformavam de modo grotesco os trabalhos do artista. Eles pregavam a estética do horror.

5 Arte Atual Desmaterialização do Objeto Artístico e a Estética da Dispersão
Jake & Dinos Chapman: The Rape of Creativity Insult to Injury, 2003 Intervenções em Goya

6 Arte Atual Desmaterialização do Objeto Artístico e a Estética da Dispersão
Intervenções em Goya


Carregar ppt "Desmaterialização do Objeto Artístico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google