A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autores: Lizandro B. de Mello, Paulo V. P. Marcondes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autores: Lizandro B. de Mello, Paulo V. P. Marcondes"— Transcrição da apresentação:

1 Autores: Lizandro B. de Mello, Paulo V. P. Marcondes
PUNCIONAMENTO E BROCHAMENTO COMBINADOS – UMA NOVA FERRAMENTA DE ESTAMPAGEM Autores: Lizandro B. de Mello, Paulo V. P. Marcondes Apresentado por: Cleyton Castro da Silva

2 Puncionamento É o processo de conformação mecânica que se destina-se à obtenção de formas geométricas, a partir de chapas submetidas à ação de pressão exercida por um punção ou uma lâmina de corte. Quando o punção ou a lâmina inicia a penetração na chapa, o esforço de compressão converte-se em esforço cisalhante (esforço cortante) provocando a separação brusca de uma porção da chapa. No processo, a chapa é deformada plasticamente e levada até a ruptura nas superfícies em contato com as lâminas. Problema em espessuras acima de 6mm (Blow-out). Furo se torna maior que o esperado (Cônico); Quanto maior a dureza da chapa pior o efeito blow-out.

3 Brochamento Brochamento ou brochagem consiste em remover material da superfície de uma peça, de forma progressiva, pela ação ordenada dos fios de corte, dispostos em série, de ferramentas multicortantes. Essas ferramentas, que se deslocam segundo uma trajetória retilínea, chamam-se brochas e a máquina que realiza a operação é a brochadeira ou brochadora. Processo a parte da estampagem ($); Aumento do tempo do processo ($)

4 Proposta Estudar a viabilidade técnica de uma nova ferramenta que unifique o processo de puncionamento e brochamento; Composta basicamente por puncão e matriz.

5 Experimento Parâmetros constantes: Material do punção e matriz
Aço VC-131 temperado e revenido (mesmo lote) Tiras de chapas NBR 6656 LNE 38 (mesmo lote) Espessura de 8mm Prensa mecânica (100t) Força aplicada e velocidade Lubrificação (Castrol Ratak) Monitoramento durante o processo: Melhor configuração de geometria; Influência do diâmetro do punção no furo; Precisão no furo; Rugosidade do furo; Desgaste no punção (Avaliação visual). 100 furos em sequência para cada uma das configurações

6 Resultados e discussões
Ø10mm – Geom. 2: Quebra na cabeça do punção após 15 bateladas (Devido a grande quantidades de cavacos gerados no processo de brochamento); Ø10mm – Geom. 4: Quebra na cabeça do punção após 84 bateladas (Devido a grande quantidades de cavacos gerados no processo de brochamento); * Diâmetros medidos entre a espessura 4 e 8 mm (área de saída do punção) 1st hole: um furo medido entre o primeiro e o décimo; 2nd hole: medido um furo entre os números 40 e 60; 3rd hole: medido um furo entre os números 90 e 100; Metal Chips: (↓) = menor nível de geração de cavacos; Life: (↑) = maior a durabilidade da ferramenta.

7 Resultados e discussões
Prec = Di - Df

8 Conclusões Geom. 3 e 4: Melhor qualidade do furo
Geom. 3 e 4: Maior durabilidade da ferramenta e menor nível de geração de cavacos Geom. 3: Maior estabilidade e performance no processo Não é necessário ter rebaixo para remoção de cavacos (Geom. 1 e 2) Verificou-se que o processo sofre alto nível de aquecimento sendo necessário lubrificação constante Alguns aspectos ainda precisam ser melhor avaliados, como por exemplo a disposição dos dentes, uma vez que a geração de cavacos pode danificar a ferramenta e interromper o processo.


Carregar ppt "Autores: Lizandro B. de Mello, Paulo V. P. Marcondes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google