Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlícia Adelina Affonso Borba Alterado mais de 7 anos atrás
2
Sistema Respiratório SISTEMA RESPIRATÓRIO
6
Sistema Respiratório Pulmões Vias Respiratórias É constituído por:
- Localizam-se no interior da caixa torácica. Vias Respiratórias Estabelecem a comunicação com o exterior. Fazem parte: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos.
7
MORFOLOGIA Sistema Respiratório Fossas nasais Úvula Faringe Epiglote
Laringe Traqueia Costela Brônquios Pulmão Bronquíolos Diafragma
8
Sistema Respiratório Vias Respiratórias
9
Fossas Nasais Filtração do ar – pêlos e cílios;
Sistema Respiratório Fossas Nasais ☺ São 2 cavidades que comunicam com o exterior através das narinas. Possuem pelos e cílios Filtração do ar – pêlos e cílios; Aquecimento do ar – capilares sanguíneos; Humidificação do ar – glândulas da mucosa. FUNÇÕES
10
Faringe Fossas nasais Úvula Boca Faringe Epiglote Laringe Esófago
Sistema Respiratório Faringe Fossas nasais Úvula Boca Faringe Epiglote Laringe Esófago Permite a passagem do bolo alimentar (sistema digestivo); Permite a passagem do ar para a Laringe (sistema resp.); Dupla função controlada pela epiglote.
11
Laringe Formada por tecido muscular e tecido cartilagíneo;
Sistema Respiratório Laringe Formada por tecido muscular e tecido cartilagíneo; É nela que se encontra a epiglote que impede a entrada do bolo alimentar nas vias respiratórias; É nela que se encontram as cordas vocais.
12
Sistema Respiratório Laringe
13
Glote na posição de repouso;
B) Glote durante a atividade. Glote; 2) Cordas vocais; 3) Epiglote; 4) Comissura anterior; 5) Cartilagens aritenóides; 6) Comissura posterior.
14
Ciências Naturais – 8º ano
Sistema Respiratório Traqueia Situa-se à frente do esófago; Constituída por anéis de cartilagem na parte posterior, tem cerca de 12 cm de comprimento; Revestida por glândulas produtoras de muco (umidificação) e células ciliadas (filtração). Ciências Naturais – 8º ano
15
Sistema Respiratório Traqueia
16
Brônquios Bronquíolos
Sistema Respiratório Brônquios Resultam da bifurcação da traqueia; Constituídos por anéis de cartilagem completos; Revestidos por uma mucosa lubrificante e ciliada. Quando atingem 0,5-1 mm de diâmetro designam-se Bronquíolos
17
Sistema Respiratório Árvore brônquica
18
Sistema Respiratório Alvéolos pulmonares Pequenas câmaras esféricas onde ocorrem as trocas gasosas; Formados por 1 camada de células e são revestidos por capilares.
19
Sistema Respiratório Pulmões
20
Pulmões Localizados na caixa torácica;
Sistema Respiratório Pulmões Localizados na caixa torácica; Limitados anteriormente pelo esterno, posteriormente pela coluna vertebral e inferiormente pelo diafragma;
21
Pulmões Diafragma Diafragma Pulmões
Sistema Respiratório Esterno Costelas Pulmões Diafragma Coluna Vertebral Esterno Costelas Diafragma Pulmões Coluna Vertebral
22
Sistema Respiratório Pulmões Estão divididos em lobos (pulmão direito – 3; pulmão esquerdo – 2); Revestidos por uma dupla membrana – pleura – facilita a aderência e o escorregamento dos pulmões na caixa torácica; A cavidade torácica e a abdominal estão separadas por um músculo - Diafragma.
23
Sistema Respiratório Pulmões
24
4 3 2 1 Sistema Respiratório 1- Coração 2-Pulmão direito
3-Pulmão esquerdo 4-Traqueia 5-Parede torácica 6-Costela 7- Pleura 8- Pericárdio 9- Diafragma 3 2 1
25
Sistema Respiratório O ar que respiramos contém, para além de oxigénio, várias impurezas (pó, poeiras, etc), e são as mucosas que revestem a parede internas das vias respiratórias (excepto faringe), que, através das células secretoras, segregam um muco que retém as impurezas. Desta forma, o ar antes de chegar aos pulmões é aquecido, umidecido e filtrado.
26
Sistema Respiratório Como funcionam os pulmões?
27
Cada Ciclo Respiratório tem duas fases: Inspiração e a Expiração.
Sistema Respiratório A renovação do ar alveolar é assegurada pela Ventilação Pulmonar (movimentos respiratórios), que se realiza através dos movimentos respiratórios: Inspiração e Expiração. Cada Ciclo Respiratório tem duas fases: Inspiração e a Expiração.
28
Movimentos Respiratórios
Sistema Respiratório Movimentos Respiratórios Movimentos Respiratórios 1. O diafragma contrai e desce; os músculos intercostais contraem. 2. As costelas e o esterno sobem, o que faz com que os pulmões se distendam. 3. A caixa torácica de volume e a pressão intrapulmonar . 4. O AR ENTRA NOS PULMÕES 1. O diafragma relaxa e sobe; os músculos intercostais relaxam. 2. As costelas e o esterno descem, o que faz com que os pulmões se contraiam. 3. A caixa torácica de volume e a pressão intrapulmonar . 4. O AR SAI DOS PULMÓES PARA O EXTERIOR INSPIRAÇÃO EXPIRAÇÃO
32
Movimentos Respiratórios
Sistema Respiratório Movimentos Respiratórios São os músculos intercostais e o diafragma que origina os movimentos da caixa torácica. A elasticidade do tecido pulmonar e a presença de pleura permitem que os pulmões acompanhem passivamente o movimento da caixa torácica. Em suma, são as diferenças de pressão entre o ar atmosférico e o interior pulmonar que possibilitam a realização da inspiração e da expiração.
33
Movimentos Respiratórios
Sistema Respiratório Movimentos Respiratórios A ventilação pulmonar é indispensável para a realização das trocas gasosas ao nível doa alvéolos pulmonares, uma vez que a deslocação dos gases se deve à diferença de pressão. O deslocamento dos gases devido às diferenças de pressão denomina-se DIFUSÃO.
34
Sistema Respiratório TROCAS GASOSAS - Hematose
35
Trocas Gasosas - Hematose
Sistema Respiratório Trocas Gasosas - Hematose HEMATOSE PULMONAR São trocas gasosas que ocorrem ao nível dos alvéolos pulmonares através das quais o sangue venoso é transformado em sangue arterial. HEMATOSE CELULAR São trocas gasosas que ocorrem ao nível das células dos órgãos através das quais o sangue arterial passa a sangue venoso.
36
Sistema Respiratório HEMATOSE PULMONAR As trocas gasosas que ocorrem através das paredes dos alvéolos pulmonares são facilitadas porque: As paredes dos capilares e dos alvéolos são constituídas por uma única camada de células. O conjunto dos capilares forma uma rede enorme. O sangue circula lentamente. A diferença de pressão dos gases ao nível celular é muito significativa.
37
HEMATOSE CELULAR Sistema Respiratório
Célula O2 CO2 Capilar Sanguíneo É durante a circulação sistémica que ocorre esta hematose onde o sangue arterial passa a venoso.
40
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
Sistema Respiratório DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
41
Doenças Respiratórias
Sistema Respiratório Doenças Respiratórias Doenças do Sistema Respiratório Cancro Pulmonar As células que revestem os brônquios engrossam e aparecem células atípicas nos alvéolos. Asma Doença na qual Ocorrem Episódios de Contracção dos brônquios. Pode ser provocada por respostas alérgicas ao pólen, poeira, … Bronquite Doença Inflamatória dos brônquios provocada por substâncias irritantes, como o tabaco. Pneumonia Infecção do tecido pulmonar causada por, por exemplo, bactérias. Tuberculose Infecção causada por um bacilo que destrói os alvéolos.
42
Sistema Respiratório Pulmão de um fumador
43
CANCRO NO PULMÃO/ ENFISEMA
Sistema Respiratório Enfisema Cancro do pulmão CANCRO NO PULMÃO/ ENFISEMA
44
ENFISEMA PULMONAR Sistema Respiratório Alvéolos com enfisema
Alvéolos normais
45
Sistema Respiratório PNEUMONIA
46
ATITUDES PREVENTIVAS DA SAÚDE DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
47
Privilegiar as zonas arborizadas;
Sistema Respiratório Atitudes preventivas da saúde do sistema respiratório Privilegiar as zonas arborizadas; Praticar exercício físico ao ar livre; Não fumar; Evitar a poluição atmosférica.
48
Será capaz de responder às seguintes questões
Sistema Respiratório Será capaz de responder às seguintes questões ?
49
? 1-Porque é que a respiração é tão importante para o organismo?
Sistema Respiratório 1-Porque é que a respiração é tão importante para o organismo? 2-Porque razão a entrada do ar deve ser efetuada pelo nariz e não pela boca? 3-Onde se localiza a epiglote e qual a sua importância? 4-Como é constituída a traqueia? Porque razão a forma como é constituída é tão importante? 5-As trocas gasosas ocorrem nos alvéolos pulmonares. Que características fazem dos alvéolos um local propício à ocorrência de trocas? ?
50
Sistema Respiratório DÚVIDAS!!!!
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.