A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões. As duas funções do Sistema Respiratório são: Trocas Gasosas: absorção de gás oxigênio(O6) pelas células e a eliminação de gás carbônico(CO2) para o ambiente. Produção de energia: o gás oxigênio(O6) se combina à glicose(C6H12O6) proveniente dos alimentos nas mitocôndrias e libera gás carbônico(CO2) , água(H2O) e a energia necessária à manutenção do organismo. Respiração Celular ( ocorre no interior da célula, nas mitocôndrias) C6H12O6 + 6O CO2 + 6 H2O + ENERGIA

2 Sistema Respiratório A verdadeira respiração ocorre no interior das células, nas mitocôndrias. É lá, que o gás oxigênio combina-se com a glicose, produzindo gás carbônico e água e liberando energia. Nos pulmões, ocorre apenas a HEMATOSE (absorção do gás oxigênio e eliminação do gás carbônico nos alvéolos pulmonares). Devemos inspirar pelo nariz porque as fossas nasais possuem a mucosa nasal. Essa mucosa contêm pêlos e fabricam uma secreção denominada de muco. Os pêlos e o muco retêm microorganismos e partículas sólidas diversas que entram com o ar. Além disso, essa mucosa umidifica e aquece o ar. O ar inspirado pela boca, não recebe esse tratamento, aumentando as chances de doenças respiratórias.

3 Sistema Respiratório A faringe é um órgão pertencente ao Sistema Digestório e Respiratório que permite a passagem do alimento para o esôfago e do ar para a laringe. Entre a faringe e a laringe existe uma abertura chamada glote que é fechada por uma válvula chamada epiglote. Quando nós engolimos, para que o alimento não passe para a laringe, a epiglote se fecha, então, o alimento vai para o esôfago. Caso isso não ocorra, o alimento vai para a laringe e o indivíduo engasga, provocando tosse e a eliminação do alimento das vias respiratórias.

4 Sistema Respiratório Na laringe, estão localizadas as cordas vocais. A passagem de ar durante a expiração faz essas cordas vibrarem, produzindo os sons. Nos homens, as cordas vocais são mais grossas formando uma saliência chamada de proeminência laríngea, conhecida popularmente como pomo-de-Adão ou gogó. A traquéia é um tubo formado por anéis cartilaginosos que se ramifica formando os brônquios. Cada brônquio se ramifica formando os bronquíolos, que na sua extremidade, apresentam os alvéolos pulmonares.

5 Sistema Respiratório - Existem dois pulmões, o direito e o esquerdo. Estão protegidos pela caixa torácica e apoiados no músculo diafragma. Além disso, os pulmões são envolvidos por uma membrana protetora chamada de pleura. O pulmão esquerdo é dividido em duas partes (lobo superior e inferior), enquanto o direito apresenta três partes (lobo inferior, médio e superior). O pulmão esquerdo é menor, pois o coração está apoiado sobre ele num espaço chamado de mediastino. O ritmo respiratório é controlado pela concentração de gás carbônico no sangue.

6 Sistema Respiratório INSPIRAÇÃO EXPIRAÇÃO
O Processo Respiratório está dividido em: INSPIRAÇÃO Processo pelo qual o ar atmosférico penetra pelo nariz e chega até os pulmões. EXPIRAÇÃO Processo pelo qual o ar atmosférico presente nos pulmões é liberado para o ambiente.

7 FENÔMENOS QUE OCORREM DURANTE:
Sistema Respiratório FENÔMENOS QUE OCORREM DURANTE: Contração dos músculos intercostais Puxa as costelas para cima e para fora Diafragma contraí-se e abaixa Ocorre a expansão do tórax Diminui a pressão sobre os pulmões O ar entra nos pulmões INSPIRAÇÃO Relaxamento dos músculos intercostais Diafragma relaxa Caixa torácica diminui de volume Aumenta a pressão sobre os pulmões O ar saí dos pulmões EXPIRAÇÃO

8 C AM I N H O D O A R I N S P I R A Ç Ã O E X P I R A Ç Ã O
FOSSAS NASAIS FARINGE LARINGE TRAQUÉIA BRÔNQUIOS BRONQUÍOLOS ALVÉOLOS PULMONARES (ocorre a HEMATOSE) SANGUE CÉLULA I N S P I R A Ç Ã O E X P I R A Ç Ã O


Carregar ppt "Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google