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Profª. Luciana Balduíno
ORTOGRAFIA É a parte da gramática que determina como as palavras devem ser escritas, segundo os padrões da língua culta. Profª. Luciana Balduíno Profª. Luciana Balduíno
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Na língua portuguesa, diversos fatores dificultam a escrita correta de certas palavras. Um desses fatores, por exemplo, relaciona-se à possibilidade de alguns fonemas admitirem diferentes grafias. Profª. Luciana Balduíno
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Embora poucas orientações sejam realmente eficientes para escrever de modo correto os vocábulos, há três procedimentos que, em conjunto, podem diminuir as dificuldades relativas à ortografia: Conhecer as orientações ortográficas que serão expostas a seguir; Consultar, sempre que necessário, o dicionário; Memorizar a grafia das palavras. Profª. Luciana Balduíno
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ORIENTAÇÕES ORTOGRÁFICAS
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REGRA Escrevem-se com s (-ês, -esa) os sufixos que indicam nacionalidade, origem ou procedência. Profª. Luciana Balduíno
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a. Sufixos (terminações) -ES, ESA Observe a correlação entre as frases e também a letra em destaque: Meu primo nasceu na França – Meu primo é francês. Joana nasceu no campo – Joana é camponesa. Este chocolate veio da Holanda – Este chocolate é holandês. Profª. Luciana Balduíno
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REGRA Escrevem-se com s (-isa) o sufixo que indica o gênero feminino. Profª. Luciana Balduíno
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b. Sufixo –ISA Observe novamente: Masculino Feminino Ele é profeta – Ela é profetisa. Ele é sacerdote – Ela é sacerdotisa. Carlos é poeta – Cecília é poetisa. Profª. Luciana Balduíno
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REGRA São escritos com z (-ez, eza) os sufixos que se unem a adjetivos para formar substantivos abstratos. Profª. Luciana Balduíno
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c. Sufixos -EZ, -EZA Observe as correlações e os destaques: Adjetivo Substantivo Abstrato O carro é rápido O carro tem rapidez. O balão era leve O balão tinha leveza. A foto é nítida A foto tem nitidez. Profª. Luciana Balduíno
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REGRA São escritos com s (-isar) os verbos derivados de palavras que têm s na última sílaba. Obs.: Nesse tipo de verbo, o que ocorre é o simples acréscimo da terminação –ar após a letra s da última sílaba da palavra primitiva. Profª. Luciana Balduíno
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d. Verbos terminados em –ISAR ou IZAR Observe as correlações e os destaques: Palavra primitiva Verbo derivado Aviso avisar Análise analisar Improviso improvisar Profª. Luciana Balduíno
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REGRA São escritos com z (-izar) os verbos formados de palavras que não têm s na última sílaba. Obs.: Nesses verbos, a terminação que se adapta à palavra primitiva é –izar, que já apresenta a letra z. Profª. Luciana Balduíno
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Agora observe: Palavra primitiva Verbo derivado Canal canalizar Setor setorizar Trauma traumatizar Padrão padronizar Profª. Luciana Balduíno
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REGRA Depois de ditongo emprega-se sempre S, nunca Z. Profª. Luciana Balduíno
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Alguns empregos de S e Z e. Depois de ditongo: S ou Z? Observe os ditongos das palavras e a letra que se usou depois deles: Faisão maisena coisa Sousa pousada ausência Profª. Luciana Balduíno
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REGRA Nas diversas formas dos verbos querer e pôr, usa-se sempre a letra S, nunca Z. Profª. Luciana Balduíno
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Alguns empregos de S e Z f. Nas formas dos verbos querer e pôr: S ou Z? Observe: Quis, quiseram, quiser, pus, pusessem, pusemos etc. Profª. Luciana Balduíno
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REGRA As palavras cuja última sílaba é –ja dão origem a palavras derivadas escritas com j. Profª. Luciana Balduíno
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Alguns empregos de J e de G
Observe as correlações e os destaques: Canja canjica Loja lojista Cereja cerejeira Gorja gorjeta Profª. Luciana Balduíno
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REGRA Todas as formas verbais dos verbos terminados em –jar são escritas com j e não com g. Profª. Luciana Balduíno
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Alguns empregos de J e de G
b. Observe novamente: Viajar viajei, viajem, viajemos etc. Arejar arejem, arejei, areje etc. Enferrujar - enferrujou, enferrujem etc. Profª. Luciana Balduíno
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REGRA Escrevem-se com G as palavras terminadas em -ágio -égio -ígio -ógio -úgio Profª. Luciana Balduíno
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Alguns empregos de J e de G
c. Observe as terminações em destaque nas palavras: Adágio Privilégio Vestígio Necrológio subterfúgio Profª. Luciana Balduíno
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REGRA São escritas com G as palavras terminadas em -agem -igem -ugem
Exceções: pajem e lambujem. Profª. Luciana Balduíno
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Alguns empregos de J e de G
d. Observe novamente as terminações destacadas: Estiagem Fuligem ferrugem Profª. Luciana Balduíno
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REGRA Depois de ditongo emprega-se X e não CH. Profª. Luciana Balduíno
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Alguns empregos de X a. Depois de ditongo: X ou CH? Observe: Faixa Seixo Trouxa Afrouxar Rouxinol Deixar Encaixado Gueixa Profª. Luciana Balduíno
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REGRA Depois da sílaba inicial –en emprega-se x e não ch. Obs.: Essa regra não se aplica às palavras com sílaba inicial –en, formadas a partir de palavras grafadas com ch. Exs.: encher, enchente etc. (de cheio); enchiqueirar (de chiqueiro); encharcar (de charco). Profª. Luciana Balduíno
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Alguns empregos de X b. Depois de sílaba inicial EN: X ou CH? Observe: Enxoval Enxuto Enxotar Enxovia Enxaguar Enxó Obs.: enxovia – prisão enxó – ferramenta de carpinteiro Profª. Luciana Balduíno
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Emprega-se o S: Nos substantivos derivados de verbos terminados em "andir","ender", "verter" e "pelir" Exemplos: expandir- expansão pretender- pretensão verter- versão expelir- expulsão estender- extensão suspender- suspensão converter - conversão repelir- repulsão Profª. Luciana Balduíno
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Emprega-se Ç: Nos substantivos derivados dos verbos "ter" e "torcer" Exemplos: ater- atenção torcer- torção deter- detenção distorcer-distorção manter- manutenção contorcer- contorção Profª. Luciana Balduíno
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Emprega-se o X: Em alguns casos, a letra X soa como Ss Exemplos: auxílio, expectativa, experto, extroversão, sexta, sintaxe, texto, trouxe Profª. Luciana Balduíno
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Emprega-se Sc: Nos termos eruditos Exemplos: acréscimo, ascensorista, consciência, descender, discente, fascículo, fascínio, imprescindível, miscigenação, miscível, plebiscito, rescisão, seiscentos, transcender, etc. Profª. Luciana Balduíno
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Emprega-se Sç: Na conjugação de alguns verbos Exemplos: nascer- nasço, nasça crescer- cresço, cresça descer- desço, desça Profª. Luciana Balduíno
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Emprega-se Ss: Nos substantivos derivados de verbos terminados em "gredir", "mitir", "ceder" e "cutir" Exemplos: agredir- agressão demitir- demissão ceder- cessão discutir- discussão progredir- progressão transmitir- transmissão exceder- excesso repercutir- repercussão Profª. Luciana Balduíno
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Emprega-se o Xc e o Xs: Em dígrafos que soam como Ss Exemplos: exceção, excêntrico, excedente, excepcional, exsudar Profª. Luciana Balduíno
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ORIENTAÇÕES ORTOGRÁFICAS
MAL e MAU Para grafar corretamente essas duas palavras, basta utilizar o seguinte critério prático: Se o antônimo for BEM, usa-se MAL. Se o antônimo for BOM, usa-se MAU. Profª. Luciana Balduíno
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Observe: Ontem o time jogou _________. (...jogou bem.) Marcelo é um ______ aluno. (...bom aluno.) Você está muito _____ informado. (...muito bem informado.) Profª. Luciana Balduíno
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Alguns empregos de E e de I
Verbos terminados em –UAR observe a correlação entre as duas colunas: Verbo Forma verbal Efetuar que ele efetue Habituar que ele habitue Tumultuar que ele tumultue Continuar que ele continue Profª. Luciana Balduíno
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REGRA As diversas formas verbais dos verbos terminados em –UAR são escritas com E. Profª. Luciana Balduíno
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Alguns empregos de E e de I
b. Verbos terminados em –UIR Observe a correlação: Verbo Forma verbal Possuir ele possui Distribuir ele distribui Usufruir ele usufrui Concluir ele conclui Profª. Luciana Balduíno
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REGRA As diversas formas verbais dos verbos terminados em –UIR são escritas com I. Profª. Luciana Balduíno
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FIQUE ATENTO! As orientações a e b são úteis nos casos em que há dúvida quanto ao uso de e ou i na forma verbal. Mas há também formas de verbos terminados em –UIR que são escritas com E (ex.: contribuem, possuem etc.), casos em que a própria pronúncia indica o uso dessa letra. Profª. Luciana Balduíno
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Palavras homônimas e parônimas
Observe estes três pares de palavras: São (verbo ser) – grafias e pronúncias iguais São (sadio) – grafias e pronúncias iguais Cela (de cadeia) – grafias diferentes e pronúncias iguais Sela (de cavalo) – grafias diferentes e pronúncias iguais Selo /ê/ - (subst.) – grafias iguais e pronúncias diferentes Selo /é/ - (verbo) – grafias iguais e pronúncias diferentes Profª. Luciana Balduíno
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PALAVRAS HOMÔNIMAS Palavras que têm sentidos diferentes, mas a mesma pronúncia e/ou grafia. Acento (sinal gráfico) Assento (lugar de sentar) Apreçar (indicar preço) Apressar (acelerar) Cessão (ato de ceder) Seção / secção (setor, parte) Sessão (espaço de tempo) Profª. Luciana Balduíno
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PALAVRAS HOMÔNIMAS Censo (estatística) Senso (juízo) Coser (costurar) Cozer (cozinhar) Empoçar (formar poças) Empossar (dar posse) Tacha (prego) Taxa (valor) Profª. Luciana Balduíno
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Palavras homônimas e parônimas
b. Parônimas Compare a pronúncia e a grafia das duas palavras destacadas: A tarefa foi cumprida com facilidade. Puxa! Como a fila está comprida! Profª. Luciana Balduíno
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PALAVRAS PARÔNIMAS Palavras de sentidos diferentes que apresentam entre si certa semelhança na grafia e na pronúncia. Comprimento (medida) Cumprimento (saudação) Descrição (ato de descrever) Discrição (qualidade de quem é discreto) Eminente (ilustre) Iminente (que está para ocorrer) Profª. Luciana Balduíno
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PALAVRAS PARÔNIMAS Flagrante (no ato, evidente) Fragrante (perfumado) Infligir (aplicar) Infringir (desobedecer) Ratificar (confirmar) Retificar (corrigir) Profª. Luciana Balduíno
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USO DOS PORQUÊS POR QUE Em frases interrogativas (diretas ou indiretas) Por que ele sumiu? Pessoal, eu não sei por que ele sumiu. Em substituição à expressão pelo qual (e suas variações) As ruas por que passamos eram sujas. Profª. Luciana Balduíno
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USO DOS PORQUÊS PORQUE Em frases afirmativas e respostas. Gramaticalmente é uma conjunção. Não fui à festa porque choveu. POR QUÊ No final de frases Eles estão revoltados por quê? Ele não veio não sei por quê. PORQUÊ Como substantivo Todos sabem o porquê de seu medo. Profª. Luciana Balduíno
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EXERCÍCIOS (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se completam adequadamente com a letra entre parênteses: a) en…..aguar / pi…..e / mi…..to (x) b) exce…..ão / Suí…..a / ma…..arico (ç) c) mon…..e / su…..estão / re…..eitar (g) d) búss…..la / eng…..lir / ch…..visco (u) e) …..mpecilho / pr…..vilégio / s…..lvícola Profª. Luciana Balduíno
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4. (TRE-SP) Este meu amigo ………. vai ……….-se para ter direito ao título de eleitor. a) extrangeiro – naturalizar B)estrangeiro – naturalizar C) estrangeiro – naturalisar D)estranjeiro – naturalisar c) extranjeiro – naturalizar Profª. Luciana Balduíno
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(TTN) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas: a) quiseram, essência, impecílio b) pretencioso, aspectos, sossego c) assessores, exceção, incansável d) excessivo, expontâneo, obseção e) obsecado, reinvidicação, repercussão Profª. Luciana Balduíno
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BB) Alternativa correta: a) estemporanêo d) espontâneo b) escomungado e) espansivo c) esterminado Profª. Luciana Balduíno
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(FUVEST) “A …………… de uma guerra nuclear provoca uma grande ………….. na humanidade e a deixa …………… quanto ao futuro.” a) espectativa – tensão – exitante b) espectativa – tenção – hesitante c) expectativa – tensão – hesitante d) expectativa – tenção – hezitante e) espectativa – tenção – exitante Profª. Luciana Balduíno
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(UF-PR) Assinale a alternativa correspondente à grafia correta dos vocábulos: 1. desli…e 2. vi…inho 3. atravé… 4. empre…a a) z – z – s – s d) s – s – z – s b) z – s – z – z e) z – z – s – z c) s – z – s – s Profª. Luciana Balduíno
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