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Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui

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Apresentação em tema: "Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui"— Transcrição da apresentação:

1 Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS - UNASUS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DAS PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E/OU DIABETES MELLITUS NA UBS BRLHANTE, TABATINGA/AM Yanitza Matos Utria Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui Manaus, 2016.

2 Introdução A HAS e o DM são doenças crônicas frequentes na atualidade;
São responsáveis pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações no SUS; Representam, ainda, mais da metade do diagnóstico primário em pessoas com insuficiência renal crônica submetida à diálise.

3 Sobre o Município Tabatinga/AM.
Análise situacional Sobre o Município Tabatinga/AM. População: ; Economia: o custo da vida é um pouco elevado em virtude da distância com a capital, a cidade fronteiriça, Leticia da suporte mais favorável o qual é livre de imposto colombiano, recebendo mercadorias vindas pelo canal do Panamá e Bogotá a preços baixos. Há também um grande fluxo de mercadorias peruanas vindas da Ilha de Santa Rosa- Peru; 1 Hospital; 1 UPA; 1 Maternidade.

4 Sobre o Município Tabatinga/AM.
Análise situacional Sobre o Município Tabatinga/AM. 1 SAMU; 6 UBS ( 14 Equipes); 7 ESB; 1 NASF.

5 Análise situacional UBS Brilhante
Total de equipe: 2; 1 Equipe incompleta, cadastro e acompanhamento inadequado; 1 Equipe de saúde bucal.

6 Análise situacional Usuários com HAS e/ou DM com 20 anos ou mais;
Estimativa da planilha de coleta de dados (PCD) quanto ao número de pessoas com HAS com 20 anos ou mais residentes na área foi 812, entretanto, diagnosticados existem 425; Estimativa do número de pessoas com DM residentes na área (PCD) foi usuários, existem diagnosticados 146.

7 Justificativa Não existia a implementação do Protocolo de atendimento dos usuários com HAS e/ou DM; Não existia um registros específicos para o programa; Os indicadores de cobertura encontravam-se baixos.

8 Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM residentes na área da UBS Brilhante, Tabatinga-AM.

9 Objetivo específicos Ampliar a cobertura de pessoas com HAS e/ou DM;
Melhorar a qualidade da atenção a pessoas com HAS e/ou DM; Melhorar a adesão das pessoas com HAS e/ou DM; Melhorar o registro das informações. Mapear o risco para doença cardiovascular das pessoas com HAS e/ou DM; Promover a saúde de pessoas com HAS e/ou DM.

10 Metodologia Este projeto está estruturado para ser desenvolvido no período de 12 semanas na UBS Brilhante no Município de Tabatinga, AM. Participarão da intervenção as pessoas com 20 anos ou mais com HAS e/ou DM, residentes na nossa área de abrangência.

11 Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura a pessoas hipertensas e/ou diabéticas. Meta 1.1: Cadastrar 70% das pessoas com HAS no programa de atenção à HAS e à DM da unidade de saúde.

12 Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura a pessoas hipertensas e/ou diabéticas. Meta 1.2: Cadastrar 70% das pessoas com HAS no programa de atenção à HAS e à DM da unidade de saúde.

13 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às pessoas com HAS e/ou DM; Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% das pessoas com HAS.

14 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às pessoas com HAS e/ou DM; Meta 2.2 : Realizar exame clínico apropriado em 100% das pessoas com DM.

15 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às pessoas com HAS e/ou DM; Meta 2.4: Garantir a 100% das pessoas com Hipertensão a solicitação de exames complementares em dia de acordo com o protocolo.

16 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção às pessoas com HAS e/ou DM; Meta 2.5: Garantir a 100% das pessoas com Hipertensão a solicitação de exames complementares em dia de acordo com o protocolo.

17 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertenso e/ou diabético. Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% das pessoas com Hipertensão cadastradas na UBS.

18 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertenso e/ou diabético. Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% das pessoas com Diabetes cadastradas na UBS.

19 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertenso e/ou diabético. Meta 2.8 : Realizar avaliação de necessidade de atendimento odontológico em 100% das pessoas com Hipertensão.

20 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertenso e/ou diabético. Meta 2.9: Realizar avaliação de necessidade de atendimento odontológico em 100% das pessoas com Diabetes.

21 Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão das pessoas com Hipertensão e/ou Diabetes. Meta 3.1 : Buscar 100% das pessoas com Hipertensão faltosas a consultas na UBS conforme a periodicidade recomendada. Hipertensão Arterial 1 Mês: 79 2 Mês: 96 3 Mês: 124

22 Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão das pessoas com Hipertensão e/ou Diabetes. Meta 3.2 : Buscar 100% das pessoas com Diabetes faltosas a consultas na UBS conforme a periodicidade recomendada. Diabetes Mellitus 1 Mês: 22 2 Mês: 14 3 Mês: 1

23 Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações dos usuários com Hipertensão e/ou Diabetes. Meta 4.1 : Manter ficha de acompanhamento de 100% dos usuários com hipertensão cadastrados na unidade de saúde.

24 Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações dos usuários com Hipertensão e/ou Diabetes. Meta 4.2 : Manter ficha de acompanhamento de 100% dos usuários com Diabetes cadastrados na unidade de saúde.

25 Resultados Objetivo 5: Mapear usuários com diabetes e/ou hipertensão de risco para doença cardiovascular. Meta 5.1 : Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos usuários com hipertensão cadastrados na unidade de saúde.

26 Resultados Objetivo 5: Mapear usuários com diabetes e/ou hipertensão de risco para doença cardiovascular. Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos usuários com diabetes cadastrados na unidade de saúde.

27 Resultados Objetivo 6: Promover a saúde dos usuários com hipertensão e/ou diabetes. Meta : Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos usuários com HAS e/ou DM. Hipertensos Diabéticos 1 Mês: 225 (100%) Mês: 92 (100%) 2 Mês: 310 (100%) Mês: 130 (100%) 3 Mês: 425 (100%) Mês: 146 (100%)

28 Resultados Objetivo 6: Promover a saúde dos usuários com hipertensão e/ou diabetes. Meta : Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários com HAS e/ou DM. Hipertensos Diabéticos 1 Mês: 225 (100%) Mês: 92 (100%) 2 Mês: 310 (100%) Mês: 130 (100%) 3 Mês: 425 (100%) Mês: 146 (100%)

29 Resultados Objetivo 6: Promover a saúde dos usuários com hipertensão e/ou diabetes. Meta : Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários com HAS e/ou DM. Hipertensos Diabéticos 1 Mês: 225 (100%) Mês: 92 (100%) 2 Mês: 310 (100%) Mês: 130 (100%) 3 Mês: 425 (100%) Mês: 146 (100%)

30 Resultados Objetivo 6: Promover a saúde dos usuários com hipertensão e/ou diabetes. Meta : Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários com HAS e/ou DM. Hipertensos Diabéticos 1 Mês: 225 (100%) Mês: 92 (100%) 2 Mês: 310 (100%) Mês: 130 (100%) 3 Mês: 425 (100%) Mês: 146 (100%)

31 Discussão 1. Ampliação da cobertura da atenção as pessoas com HAS e/ou DM; 2. Capacitação e treinamento profissional das equipes de saúde; 3. Ampliamos o vínculo entre as equipes de saúde e as comunidades; 4. Melhoria da qualidade dos registros; 5. Qualificamos a atenção a saúde do usuário com HAS e/ou DM em acompanhamento.

32 Discussão 6. Organização e aumento das consultas em outros serviços;
7. Satisfação das comunidades com o trabalho realizado; 8. Foco na educação em saúde e prevenção; 9 Próximo passo organizar as ações direcionadas a outros focos.

33 Reflexão Crítica Superação de dificuldades e novos desafios (o idioma, a internet, entre os mais relevantes); Conhecimento sobre o SUS e o trabalho na Estratégia de Saúde da Família do Brasil; Conhecimento da realidade do serviço e intervenções positivas; Qualificação das práticas profissionais individuais e coletivas das equipes.

34 OBRIGADO


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