A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Representação de um Algoritmo na Forma de Pseudocódigo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Representação de um Algoritmo na Forma de Pseudocódigo"— Transcrição da apresentação:

1 Representação de um Algoritmo na Forma de Pseudocódigo
onde: Algoritmo é uma palavra que indica o início do algoritmo. <nome_do_algoritmo> é um nome simbólico dado ao algoritmo. <declaração_de_variáveis> consiste em uma porção opcional onde são declaradas as variáveis globais usadas. <subalgoritmos> consiste de uma porção opcional do pseudocódigo onde são definidos os subalgoritmos. Início e Fimalgoritmo são respectivamente as palavras que delimitam o início e o término do conjunto de instruções do corpo do algoritmo.

2 Representação de um Algoritmo na Forma de Pseudocódigo
Exemplo: Na construção do algoritmo utilizar indentação para facilitar a sua leitura.

3 Componentes do Algoritmo
Todo o trabalho realizado por um algoritmo é baseado na manipulação de dados e instruções. Os dados propriamente ditos, que correspondem à porção das informações a serem processadas. As instruções, que comandam o funcionamento da máquina e determinam a maneira como devem ser tratados os dados.

4 Tipo de Dados Todo dado a ser tratado num algoritmo deve pertencer a algum tipo, que irá determinar o domínio de seu conteúdo. Os tipos mais comuns de dados são: inteiro, real, caractere e lógico. Inteiro: todo e qualquer dado numérico que pertença ao conjunto de números inteiros relativos (negativo, nulo ou positivo). Exemplos: 15, -5, 0, 234. Real: todo e qualquer dado numérico que pertença ao conjunto de números reais (negativo, nulo ou positivo). Exemplos: 15,34 123,08 0,

5 Tipo de Dados Caractere: todo e qualquer dado composto por um conjunto de caracteres alfanuméricos (números, letras e caracteres especiais). Este tipo de dado também é conhecido como alfanumérico, string, literal ou cadeia. Exemplos: “Snoopy”, “ ”, “1040”, “Rua 30”. Lógico: São caracterizados como tipos lógicos os dados com valor verdadeiro e falso, sendo que este tipo de dado poderá representar apenas um dos dois valores. Ele é chamado por alguns de tipo booleano.

6 Variável A variável tem como finalidade guardar os dados temporariamente. Durante o processamento o conteúdo da variável pode ser modificado. As variáveis que serão utilizadas nos algoritmos devem ser declaradas inicialmente. A declaração de uma variável indica o nome e o tipo de dado que ela pode “guardar”. Obviamente é interessante adotar nomes de variáveis relacionados a essência dos dados armazenados.

7 Variável Regras para definir o nome da variável:
Um nome de variável deve necessariamente começar com uma letra; Um nome de variável não deve conter nenhum símbolo especial, exceto a sublinha ( _ ) e nenhum espaço em branco; Um nome de variável não poderá ser uma palavra reservada para um comando do algoritmo. Essas regras também são adotadas para nome de constante.

8 Variável Nos algoritmos, todas as variáveis utilizadas serão definidas no início do mesmo, por meio de um comando de uma das seguintes formas: Exemplo:

9 Constante A constante tem como finalidade guardar os dados de forma que seu conteúdo não se altere durante o processamento do algoritmo. Nos algoritmos, todas as constante utilizadas serão definidas no início do mesmo, por meio de um comando da seguinte forma: Exemplo:

10 Operadores Operadores são elementos fundamentais que atuam sobre operandos e produzem um determinado resultado. A depender do tipo de dados de seus operandos e do valor resultante os operadores se classificam como: Aritmético; Lógico ou booleano; Literal; Relacional; Atribuição.

11 Operadores de Atribuição
Serve para atribuir um valor a uma variável ou constante. Em Algoritmo usamos o operador de atribuição: <-- ou := Exemplo: Esse operador permite atribuir um valor para uma certa variável, onde o tipo do dado atribuído para a variável deve ser compatível com o tipo declarado para a variável.

12 Operadores Aritméticos
Os operadores aritméticos se relacionam às operações aritméticas básicas, conforme a tabela abaixo:

13 Operadores Aritméticos
Hierarquia das Operações Aritméticas: 1 º Exponenciação; 2 º Multiplicação, divisão, MOD ou DIV (o que aparecer primeiro); 3 º + ou – (o que aparecer primeiro). Obs.: A hierarquia pode ser mudada com o uso dos parênteses.

14 Operadores Relacionais
Os operadores relacionais são utilizados para efetuar comparações. As comparações só podem ser feitas entre objetos mesmo tipo de dado. O resultado de uma comparação é sempre um valor lógico.

15 Operadores Relacionais
Exemplos:

16 Operadores Lógicos Os operadores lógicos ou booleanos são usados para combinar expressões relacionais. Também devolvem como resultado valores lógicos verdadeiro ou falso.

17 Operadores Lógicos Tabela verdade para cada um dos operadores.

18 Operadores Literais O operador mais comum e mais usado é o operador que faz a concatenação de strings: toma-se duas strings e acrescenta-se (concatena-se) a segunda ao final da primeira. O operador que faz esta operação é: + Por exemplo, a concatenação das strings “ALGO” e “RITMO” é representada por: “ALGO” + ”RITMO” e o resultado da sua operação é: “ALGORITMO”.

19 Expressão É formado por um conjunto de operadores e operandos. A depender do tipo de retorno a expressão pode ser classificada em: aritmética, lógica e literal. Expressões aritméticas são aquelas cujo resultado da avaliação é do tipo numérico. Somente o uso de operadores aritméticos, variáveis numéricas e parênteses são permitidos em expressões deste tipo (EX.: 100^ / (5 DIV 5) ). Expressões literais são aquelas cujo resultado da avaliação é um valor literal (caractere). Neste tipo de expressões só é usado o operador literal (+) (Ex.: “Nome” + “ Sobrenome”).

20 Expressão Expressões lógicas são aquelas cujo resultado da avaliação é um valor lógico. Nestas expressões são usados os operadores relacionais e os operadores lógicos, podendo ainda serem combinados com expressões aritméticas (Ex.: 950 = 10 * 2 E (30 < 50 OU “A” = “A”). Quando forem combinadas duas ou mais expressões que utilizem operadores diferentes, deve seguir as regras abaixo: Os parênteses usado em expressões tem o poder de “roubar” prioridade dos demais operadores. Os operadores aritméticos e literais devem ser avaliados primeiro; a seguir, são avaliadas as subexpressões com operadores relacionais e, por último os operadores lógicos são avaliados.

21 Comentário A fim de dar ao seu algoritmo um entendimento melhor adota-se a prática de comentá-lo. Para inserir um comentário utilizaremos os caracteres // (barra e barra). O que vier escrito depois deve ser interpretado como comentário e não haverá ação alguma por parte do Algoritmo. Exemplo:

22 Comando de Saída Na prática de construção de programas é muito comum o uso de comandos que proporcionam a saída de dados. Em Algoritmo utilizaremos o comando Escreva. Há quatro sintaxes possíveis para esta instrução:

23 Comando de Saída O outro comando de saída é o Escreval que além de exibir os dados desloca o curso para próxima linha. Daremos preferência para utilizar este comando.

24 Comando de Saída Exemplo:

25 Comando de Entrada Na prática de construção de programas é muito comum o uso de comandos que proporcionam a entrada de dados. Em Algoritmo utilizaremos o comando Leia. Há duas sintaxes possíveis para esta instrução: No programa de computador os dados são fornecidos por meio de um dispositivo de entrada e armazenados nas posições de memória das variáveis.

26 Comando de Entrada Exemplo:
Um bom profissional deve se preocupar em conceber um programa “amigo do usuário”, ou seja, estabelecer uma comunicação clara entre o usuário e o programa.

27 Comando de Entrada Duas medidas que tornam o diálogo entre o usuário e o programa mais fácil: Toda vez que um programa estiver esperando que o usuário forneça um determinado dado, o programa deve antes enviar uma mensagem dizendo ao usuário o que ele deve digitar; Antes de enviar qualquer resultado ao usuário, um programa deve escrever uma mensagem explicando o significado do mesmo.

28 Comando de Entrada


Carregar ppt "Representação de um Algoritmo na Forma de Pseudocódigo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google