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; ANÁLISE DAS EMISSÕES DE POLUENTES DURANTE O PERÍODO DE AQUECIMENTO DE MOTORES DIESEL   COSTA, Naiara Lima¹ (nai_aralima@hotmail.com); FERRARI, Letícia.

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1 ; ANÁLISE DAS EMISSÕES DE POLUENTES DURANTE O PERÍODO DE AQUECIMENTO DE MOTORES DIESEL   COSTA, Naiara Lima¹ FERRARI, Letícia Schneider¹ SILVA, Ramon Eduardo Pereira²   ¹ Discente do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD; ² Docente do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES A seguir são apresentados alguns dos resultados obtidos a partir do analisador de gases durante o período de aquecimento (10 minutos), tendo em destaque as emissões de monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e metano (CH4). 5. CONCLUSÕES A emissão de monóxido de carbono é intensificada pela operação na ausência de carga, assim, a inserção dos fogões acarreta a redução das emissões deste composto de forma gradativa. De acordo com Kivevele et al. (2011) o CO é um produto da combustão incompleta, portanto, com cargas mais altas do motor, e a elevação da temperatura de combustão, promove-se a combustão mais completa e, consequentemente, uma menor emissão de CO. O mesmo comportamento é observado quanto às emissões de NOx, onde o motor sem carga demonstra maiores emissões. Esse resultado pode estar relacionado à temperatura no interior do cilindro no momento da combustão, que é fator contribuinte para a formação de NOx, de forma que, o aumento da temperatura do gás ocasiona a formação do mesmo. Assim, como a temperatura dos gases de escape do motor operando com altas cargas foi menor do que a temperatura dos gases de escape provenientes do motor sem carga, a quantidade de NOx emitido no motor na ausência de carga foi maior. Por fim, a emissão de metano é associada aos hidrocarbonetos não queimados do combustível (BORSARI, 2009), principalmente devido ao período de análise se referir ao de instabilidade da temperatura do motor. Tem-se para esse gás o comportamento, quanto as cargas, irregular. Entretanto, a maior quantidade de cargas pode ser associada a redução deste, tendo em vista que as emissões para uma, duas e três cargas foram próximas a zero, e ao fim do tempo decorrido, na análise de quatro cargas evidencia-se a redução do hidrocarboneto. REFERÊNCIAS - BORSARI, V. Caracterização das emissões de gases do efeito estufa por veículos automotores leves no Estado de São Paulo. Disponível em: < . - KIVEVELE, T.; KRISFOF, L.; BERECZKY, A.; MBARAWA, M.M. Engine performance, exhaust emissions and combustion characteristics of a CI engine fuelled with croton megalocarpus methyl ester with antioxidant. - SCHOLL, E.; OLIVEIRA, F.C.; SCHMITT, E.G.; PEROTTONI, I.B. Emissões de poluentes por automóveis. Disponível em: < - VARELLA, C. A. A. Princípio de funcionamento dos motores de combustão interna. Disponível em:< 1. INTRODUÇÃO As emissões de poluentes provenientes dos escapamentos de veículos são ocasionadas pela queima incompleta do combustível no motor. Atualmente estima-se que haja cerca de 700 milhões de veículos no mundo, sendo estes apontados como um dos principais contribuintes para problemas ambientais como, por exemplo, o efeito estufa e o aquecimento global (SCHOLL et al., 2009); uma das medidas para a diminuição desse tipo de emissão é a substituição dos combustíveis fósseis por combustíveis alternativos, como é o caso do etanol, entretanto, sua utilização ainda apresenta empecilhos associados as suas características. Em 1986, o Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA - criou o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE, que objetivou a implementação de leis regulamentadoras e metas para montadoras de veículos, visando a redução de poluentes emitidos pela frota veicular, e posteriormente acarretando na diminuição de impactos ambientais associados (SCHOLL et al., 2009). Entre os principais gases emitidos pelo motor destacam-se o monóxido de carbono, os hidrocarbonetos não queimados e os óxidos de nitrogênio. Esses tipos de emissões são fortemente relacionados à temperatura na câmara de combustão. Os motores de combustão interna utilizados em carros abrangem dois ciclos: Diesel e Otto. Nesse trabalho foi analisada a emissão dos poluentes (CO, UHC e NOx) em um motor Diesel durante o tempo de aquecimento do mesmo. em que a ignição ocorre por compressão, assim através da compressão do ar admitido tem-se a elevação da temperatura, e este aumento é utilizado para dar início a combustão (VARELLA, s.d.). 2. OBJETIVO Este trabalho apresenta como objetivo a análise a demonstração do comportamento das emissões de CO, UHC e NOx de diferentes gases na fase aquecimento de motores Diesel com o motor operando em várias cargas, visando a caracterização de suas emissões segundo um aumento de carga no motor. 3. MATERIAL E MÉTODOS A análise realizada consistiu na quantificação referente as emissões de gases poluentes no período de aquecimento de um grupo gerador com motor diesel. Os elementos necessários para a composição da. A bancada estão ilustrados na Figura 1. O ensaio consistiu na inserção de cargas no grupo gerador, de forma que fossem realizados os levantamentos em condições ambientais semelhantes. Assim, o primeiro ensaio realizado foi sem a adição de carga, e as quatro análises posteriores consistiram na inserção de uma carga por vez. As cargas em questão foram fogões são puramente resistivas com potência de 500 W de laboratório. O período de análise para cada uma das condições refere-se ao foi tempo para a estabilização da temperatura do gás, medido por um termopar na saída do escapamento do grupo gerador sendo este de dez minutos. Para a análise de poluentes foi utilizado um analisador de gases com sonda sensor acoplado ao escapamento, esse sensor através do software próprio do analisador emitia os relatórios referentes aos gases emitidos. O analisador de gases forneceu informação para os seguintes gases: Oxigênio (O2), Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Carbono (CO2), Óxidos de Nitrogênio (NOx), Monóxido de Nitrogênio (NO), Dióxido de Nitrogênio (NO2), Dióxido de Enxofre (SO2) e Metano (CH4), além da temperatura do gás. Ainda na composição da bancada, houve a inserção de Uma foi balança e um cronômetro foram utilizados para a determinação da vazão mássica quantidade de combustível consumido e um tacômetro para determinação da rotação. e Um wattímetro para medição das cargas. Figura 1 - Bancada grupo gerador diesel, sendo: 1) Tacômetro, 2) Grupo gerador, 3) Sensor do analisador de gases, 4) Tanque de combustível, 5) Analisador de gases.


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