A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 46 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 05 – EQUIPAMENTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 46 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 05 – EQUIPAMENTOS."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA 46 2008 INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 05 – EQUIPAMENTOS DE TESTES

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE AULA 04 – COMO MEDIR Nesta aula veremos: ANÁLISE DE GASES AULA 5 – EQUIPAMENTOS DE TESTES

6 PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO QUEIMA DA MISTURA DETALHES DOS GASES COMO MEDIR EQUIPAMENTOS DE TESTES SISTEMAS DE CONTROLE CATALISADOR VÁLVULA EGR CANISTER LEGISLAÇÃO

7 MUITA POLUIÇÃO

8 A ANÁLISE DE GASES HÁ 20 ANOS ATRÁS PRATICAMENTE NÃO SE FALAVA DE ANÁLISE DOS GASES DE ESCAPAMENTO DOS VEÍCULOS. PRIMEIRO PORQUE A FROTA ERA PEQUENA, O PREÇO DO BARRIL DE PETRÓLEO MAIS BAIXO, A CAMADA DE OZÔNIO E O EFEITO ESTUFA ERAM POUCO ESTUDADOS E AS FÁBRICAS POLUÍAM MUITO.

9 TELA DE SELEÇÃO

10 O CONTROLE DOS POLUENTES UMA VEZ CIENTES DE QUE O AUTOMÓVEL POLUÍ MUITO, MÉTODOS DE CONTROLE FORAM SENDO APLICADOS (INJEÇÃO ELETRÔNICA, CATALISADOR, CANISTER, EGR,ETC). MAS COMO SABER SE ESTÁ OU NÃO DENTRO DO CONTROLE RECOMENDADO. SOMENTE ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE DE GASES É POSSÍVEL ESTA MEDIÇÃO.

11 POLUIÇÃO Poluição = Queima Incompleta do Combustível Queima Completa: Combustível + Ar → CO2 + H2O

12 REALIDADE Queima Real: COMBUSTÍVEL + O2 + N2 → CO2 + H2O + CO + NOx + CHO + HC POLUENTES

13 EMISSÕES TOTAIS DE UM VEÍCULO DA LINHA LEVE HC = 0,05% NOx = 0,25% CO = 0,70%

14 LABORATÓRIO DE EMISSÕES

15 A MEDIÇÃO

16 TIPOS DE ANALISADORES O ANALISADOR PODE SER DE 1 GÁS (MONÓXIDO DE CARBONO) QUE ERA UTILIZADO AINDA EM VEÍCULOS CARBURADOS, DE 4 GASES (MAIS COMUM NAS OFICINAS) E O DE 5 GASES, MAIS CARO E POUCO USADO, QUE ALÉM DOS 4 GASES ANALISA TAMBÉM O NOx (ÓXIDO DE NITROGÊNIO).

17

18 O AQUECIMENTO APÓS A SELEÇÃO DO VEÍCULO NO EQUIPAMENTO, CASO SEJA POSSÍVEL FAZER UM TESTE PADRÃO, LIGUE O ANALISADOR DE GASES, COLOQUE A PINÇA DE MEDIÇÃO DE RPM, E AGUARDE O AQUECIMENTO DO MEDIDOR, NESTE INTERVALO, DEIXE TAMBÉM O MOTOR DO VEÍCULO LIGADO, PARA QUE O MESMO SE MANTENHA NA TEMPERATURA NORMAL DE TRABALHO.

19 EXECUTANDO O TESTE FAÇA E ACOMPANHE AS LEITURAS NA TELA DO EQUIPAMENTO, SE POSSUIR GRÁFICOS FICA MAIS FÁCIL A VISUALIZAÇÃO. SE POSSUIR O TESTE PADRÃO FAÇA-O SEGUINDO AS SOLITAÇÕES DE ROTAÇÃO DO MOTOR E TEMPO DE PERMANÊNCIA E DEPOIS IMPRIMA O RELATÓRIO. CADA GÁS FORA DE PADRÃO POSSUI UMA CAUSA RELATIVA.

20 GASES PARA CALIBRAÇÃO

21 REPROVADO

22 PERGUNTA É OBRIGATÓRIO TER UM ANALISADOR DE GASES NO POSTO DE TRABALHO ?

23 RESPOSTA NÃO. MAS TRATA-SE DE UMA FERRAMENTA QUE AUXILIA NA COMPROVAÇÃO DO BOM FUNCIONAMENTO DO MOTOR.


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 46 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 05 – EQUIPAMENTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google