A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 65 2008 INSTRUTOR: SCOPINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 65 2008 INSTRUTOR: SCOPINO."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M
SENSORES LAMBDA E DETONAÇÃO SCOPINO TREINAMENTOS

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC
SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 Já tivemos aula sobre: SENSORES DE TEMPERATURA DA ÁGUA E DO AR.
Agora veremos: MULTEC M CORSA 16V - AULA 06 SENSORES LAMBDA E DE DETONAÇÃO.

6 E C U DIAGRAMAÇÃO MULTEC M MOTOR 16 V SONDA LAMBDA *
VÁLVULA EGR LINEAR ROTAÇÃO E PMS * LÂMPADA DE DIAGNOSE DETONAÇÃO * 04 INJETORES COMANDO A/C * MÓDULO DIS FASE * CANISTER POSIÇÃO BORBOLETA * ELETROVENTILADOR VSS – VELOCIDADE ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA SENSOR MAP * AR CONDICIONADO TEMPERATURA DA ÁGUA * TEMPERATURA DO AR * CONECTOR DIAGNOSE IMOBILIZADOR

7 SENSOR LAMBDA O SENSOR DE OXIGÊNIO DO SISTEMA MULTEC M ESTÁ POSICIONADO PRÓXIMO AO COLETOR DE ESCAPAMENTO DO MOTOR, E DEVE INFORMAR A ECU A QUANTIDADE DE OXIGÊNIO NO PÓS QUEIMA DA MISTURA AR + COMBUSTÍVEL NA CÂMARA DE COMBUSTÃO.

8 A ECU RECEBE O SINAL

9 DETALHES PARA FUNCIONAR, A SONDA LAMBDA PRECISA ESTAR AQUECIDA A TEMPERATURA ACIMA DE 300 º CELSIUS, E NÃO PRECISA DE RESISTÊNCIA DE AQUECIMENTO NESTE SISTEMA, JÁ QUE O SENSOR ESTÁ MONTADO EM UM LOCAL DE ALTA TEMPERATURA, O COLETOR DE ESCAPAMENTO.

10 LOCALIZAÇÃO

11 O SENSOR PARA MEDIR O OXIGÊNIO A SONDA LAMBDA É COMPOSTA DE UMA CERÂMICA QUE SEPARA O OXIGÊNIO COM TEOR CONSTANTE EXTERNO, E O VARIÁVEL NA TUBULAÇÃO DE ESCAPE. ESTA DIFERENÇA DE POTENCIAL GERA UM SINAL ELÉTRICO DE ATÉ 1 VOLT, E SUA VARIAÇÃO IRÁ DETERMINAR A MISTURA.

12 O SENSOR

13 PINOS LIGAÇÕES: PINO 1 => D9 RESPOSTA
MASSA=> DIRETO NA TUBULAÇÃO DE ESCAPAMENTO. OBS. ATENÇÃO A MAL CONTATO NO SEU CONECTOR, POR ESTAR MUITO PRÓXIMO AO ELETROVENTILADOR.

14 VALORES O SENSOR LAMBDA ENVIA SINAL EM TENSÃO À ECU SEGUINDO A TABELA:
TENSÃO V MISTURA 0,1 a 0,5 Pobre 0,5 a 1,0 Rica

15 DICA O SINAL DE RESPOSTA DA SONDA LAMBDA SERVE PARA A ECU ADEQUAR A MISTURA, SEMPRE DEIXANDO-A PRÓXIMA A MISTURA IDEAL, POIS NA MÉDIA ENTRE AS VARIAÇÕES ENTRE MISTURA POBRE E RICA, TEREMOS UMA MISTURA ESTEQUIOMÉTRICA, COM MENOS POLUENTES E MAIS ECONOMIA.

16 O SENSOR DE 1 FIO

17 SENSOR DETONAÇÃO O SENSOR DE DETONAÇÃO (do inglês knock sensor) INDICA EM SINAL DE TENSÃO ALTERNADA, AS VIBRAÇÕES DO MOTOR, CAUSADAS PRINCIPALMENTE PELO EFEITO DE DETONAÇÕES. ESTA TENSÃO É ENVIADA PELO CHICOTE E A ECU FAZ AS ALTERAÇÕES NO PONTO DE IGNIÇÃO CORRIGINDO OS AVANÇOS.

18 SENSOR DE DETONAÇÃO

19 FUNÇÃO LOCALIZADO NO BLOCO DO MOTOR, PRÓXIMO AO MOTOR DE ARRANQUE, ESTÁ FIXO POR UM PARAFUSO DE AÇO SEM ARRUELAS. POR ESTAR NA ALTURA DA CÂMARA DE COMBUSTÃO, CAPTA COM MAIS FACILIDADE AS DETONAÇÕES DO CILINDRO E A ECU ATRASA O PONTO NO CILINDRO CORRESPONDENTE.

20 OS PINOS A LIGAÇÃO DO SENSOR DE DETONAÇÃO COM A ECU SE DÁ PELOS SEGUINTES PINOS: PINO A => C11 RESPOSTA DE SINAL PINO B => D15 MASSA VALOR DE REPOSTA: Cerca de 0,8 VAC – dependendo da detonação

21 SENSOR DE DETONAÇÃO

22 DICA NESTE SISTEMA MULTEC M, TEMOS O CONTROLE DO AR CONDICIONADO PELO BOTÃO DE EXCLUSÃO NO PAINEL, E É A ECU QUEM FAZ A LIGAÇÃO OU INTERRUPÇÃO DO RELÉ DO COMPRESSOR DO A/C DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE RETOMAR A CARGA E POTÊNCIA DO MOTOR.

23 PERGUNTA O QUE CAUSA A DETONAÇÃO ?

24 RESPOSTA PONTO DE IGNIÇÃO AVANÇADO GASOLINA DE BAIXA OCTANAGEM
CÂMARA DE COMBUSTÃO BAIXA TEMPERATURA ELEVADA

25 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 67/ AULA 08 - Atuadores CORSA 16V Instrutor Scopino 


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 65 2008 INSTRUTOR: SCOPINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google