A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento Comercial de Sistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento Comercial de Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Comercial de Sistemas
Ergonomia e as Interfaces Professor: Charles Leite

2 Conceitos A Ergonomia é uma disciplina científica que estuda o relacionamento das interações entre os seres humanos e os demais elementos de um sistema. Também tem como objetivo a identificação de problemas de usabilidade como: uso, curva de aprendizado e satisfação do usuário.

3 Conceitos Colocando-a “em prática”, atingiremos um de seus outros objetivos, que é de resolver os “problemas” entre a tecnologia e o homem. Fadiga Doenças Lesões Temporárias Permanentes Desempenho Dentre outros tantos que impactam na: Produtividade Qualidade do trabalho Em sua utilização.

4 (ERGONOMICS RESEARCH SOCIETY apud LIDA, 1990)
Conceitos Existem vários conceitos sobre a Ergonomia, um deles é que: “Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e o seu ambiente.” (ERGONOMICS RESEARCH SOCIETY apud LIDA, 1990)

5 A Ergonomia é uma área ampla e se relaciona com diversos domínios
A Ergonomia é uma área ampla e se relaciona com diversos domínios. Tais como: Proporcionar boas condições de trabalho, evitando doenças ocasionais; Aumento da produtividade dos seus funcionários; Direcionar seus esforços para melhorar a satisfação de seu grupo de trabalho.

6 Ergonomia Aplicada a Projetos de Interfaces
Nosso foco será numa área específica da Ergonomia, chamada “Ergonomia de Software” A Ergonomia de Software também busca observar como os usuários de sistemas: Se comportam ao executarem uma tarefa; Interagem na frente das interfaces; Pensam, ao serem expostos às respostas do sistema, dentre outros pontos.

7 Ergonomia Aplicada a Projetos de Interfaces

8 Ergonomia Aplicada a Projetos de Interfaces
Para realizar tudo isso, a Ergonomia de Software analisa os seguintes segmentos: Utilidade; deve verificar se o produto atende às necessidades funcionais e operacionais desejadas Usabilidade; quão fácil e rápido é o sistema na execução das tarefas Utilizabilidade de produtos. diz respeito à facilidade da aprendizagem e utilização

9 Sim, mas quais são os aspectos específicos para desenvolvedores de sistemas

10 Aspectos Ergonômicos de Interfaces Gráficas
Algumas etapas para a definição ergonômica de interfaces: Levantamento das necessidades do sistema; Coleta de informações; Questionários consulta a usuários Definição de conceitos gerais do sistema; Levantamento das necessidades dos usuários; Especificação dos meios de entrada e saída;

11 Aspectos Ergonômicos de Interfaces Gráficas
Requisitos do sistema/interface Performance regras de negócio Determinação dos estilos de diálogo; Realização de testes; Desenvolvimento propriamente dito; Implementação;

12 A contribuição da Ergonomia para a IHM/IHC
As práticas ergonômicas têm muito o que agregar para o desenvolvimento de projetos, não somente na fase de concepção e planejamento das interfaces, mas também na produção e avaliação de aplicações que façam uso de interfaces gráficas. Grandes organizações como IBM, Microsoft e até o MIT fazem uso da Ergonomia como parte importante em projetos desse tipo. As práticas e conceitos ergonômicos fazem com que possamos conhecer os limites, capacidades, características físicas e psíquicas do homem (usuário), o que nos ajudará a melhor elaborar nossas interfaces.

13 A contribuição da Ergonomia para a IHM/IHC
É sensato pensarmos que teremos mais chances de elaborar melhores interfaces, as quais venham atender às necessidades dos clientes, se os conhecermos melhor. Esse conhecimento pode ser obtido sob diversos aspectos, como, por exemplo, saber como pensam, o que pensam, o que querem em determinados momentos, quando expostos à determinadas situações, como irão proceder, dentre outros pontos importantes.

14 Áreas de envolvimento Observemos algumas especializações da Ergonomia:
Ergonomia Física - trata das respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Ex.: repetições de procedimentos, manuseio de equipamentos, força, postura estática, dentre outros. Ergonomia Cognitiva - compreende os processos mentais Ex.: controle motor, percepção, atenção, memória. Ergonomia Organizacional - se relaciona com a otimização de sistemas, incluindo sua estrutura organizacional, processos e políticas. Ex.: satisfação do trabalho, trabalho em equipe, trabalho em turnos.

15 Áreas de envolvimento A Ergonomia traz consigo uma multidisciplinaridade caminhando por diversas áreas importantes:

16 O que precisamos saber

17 Todos que desejam elaborar projetos e desenvolver interfaces interativas de sucesso devem se aprofundar no estudo da Ergonomia, como parte fundamental para o encaminhamento e decisões do projeto. Precisamos ter em mente que o envolvimento da Ergonomia em nossos projetos irá gerar um valor agregado de alto impacto e poderá determinar o fracasso ou o sucesso de nossos projetos. Se observarmos algumas pesquisas acadêmicas e projetos de mercado existentes, constataremos que há uma forte relação entre projetos de sucesso e envolvimento com a Ergonomia e suas práticas (recomendações).

18 DÚVIDAS ...

19 CERTEZA QUE NÃO TEM MAIS DÚVIDAS ?

20 Vamos praticar !!!...


Carregar ppt "Desenvolvimento Comercial de Sistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google